Qual a prótese de silicone ideal para o seu corpo?

De acordo com pesquisa, o Brasil está no top 3 de países que mais realizam a cirurgia de implante de prótese de silicone, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo o Isaps (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética).

O levantamento feito pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), por sua vez, informa que a busca por procedimentos de reconstrução e estéticos cresce todos os anos.

Com tantos tipos de intervenções, é normal que surjam dúvidas sobre o assunto. Portanto, se você está pensando em fazer uma mamoplastia de aumento, neste post, vamos responder às principais perguntas sobre o tema. 

O que você precisa saber antes do implante da prótese de silicone 

O paciente estará apto a realizar a mamoplastia de aumento depois de fazer exames que determinem suas condições saudáveis para a cirurgia. Recomenda-se também ter idade superior a 18 anos ou, se menor de idade, contar com a autorização de um responsável legal.

Alguns fatores físicos que devem ser levados em conta, são: peso e capacidade de recuperação, que pode ser afetada por fumo, álcool e medicamentos.

Como é feito o implante de silicone? Entenda!

O aumento dos seios com a colocação de próteses não serve somente para dar volume, mas para melhorar a aparência das mamas, corrigir assimetrias e outras possíveis “irregularidades”. 

Os métodos do implante se dividem entre abaixo do músculo (submuscular) peitoral ou acima do músculo (subglandular). 

A submuscular é aquela em que o cirurgião introduz a prótese abaixo do músculo da paciente. Consiste na colocação da prótese entre o músculo da mama e a parede torácica, indicada para quem não possui nenhum volume nos seios.

A técnica mais pedida por causar menos incômodos no processo de pós-operatório é a subglandular. Nesse caso, a prótese é colocada por cima do músculo e abaixo das glândulas mamárias.

A duração da cirurgia leva em torno de duas horas, com a paciente sob anestesia geral ou anestesia local e uma sedação intravenosa. 

Os resultados tendem a variar de corpo para corpo, assim como o tempo de recuperação. As atividades de trabalho podem ser feitas em poucos dias, evitando contato físico por três ou quatro semanas. Sobre a cicatrização, ocorrem variações de acordo com cada paciente. 

Como é o pós-cirúrgico da mamoplastia? 

Após o procedimento, o paciente precisará usar um sutiã pós-cirúrgico durante um mês, todos os dias. O sutiã é utilizado de forma bem justa aos seios, pegando toda a região torácica.

É indicado que, na primeira semana, a pessoa não movimente os braços bruscamente, não penteie os cabelos, não faça esforços físicos, não pegue pesos e afins. 

Do que são feitas as próteses de silicone?

Existem as próteses produzidas com gel/silicone, que são feitas em materiais mais lisos e macios. São semelhantes a géis semi-sólidos. Há o monitoramento periódico indicado pelos médicos para quem usa esse tipo de prótese. 

É recomendado que, três anos após a colocação, o paciente passe por exames de monitoramento. Existem também as próteses salinas que são mais parecidas com balões de água. Essas exigem uma incisão menor no momento da cirurgia.

Por onde as próteses são colocadas? 

A prótese pode ser introduzida por três lugares de acordo com seu médico: por uma incisão nos sulcos, que são as partes mais profundas da mama (inframamário), pelas aréolas (periareolar) e/ou pelas axilas.

Qual tipo de prótese devo colocar?

Na hora de escolher a prótese, deve-se levar em conta, além do desejo do paciente, um tamanho que não prejudique sua saúde. Por isso, é extremamente necessário passar por uma avaliação física. 

Nessa avaliação é analisado o tamanho do tórax da pessoa, quantidade de glândulas nas mamas, posição das aréolas, distância entre tronco e quadril e formação original da mama. Todas essas características podem fazer diferença no pós-operatório.

Os tipo de próteses disponíveis

Veja logo abaixo as características de cada modelo de prótese e identifique qual delas mais se adequa às suas necessidades. 

Arredondadas

Essas são consideradas as melhores, pois criam melhor contorno para a mama e pode ser implantada de forma subglandular (pelo sulco mamário). Esse modelo é indicado para quem quer um grande preenchimento de todo o colo da mama.

Anatômicas (em gota)

Essas são indicadas para pacientes que desejam um contorno com aspecto mais proporcional ao desenho de seu corpo. 

Nesse caso, não ocorre um preenchimento completo do colo mamário e o resultado é bastante natural. 

Cônica

Esse é o modelo orientado para quem possui o tórax bem estreito, mas desejam uma mama bem projetada. 

É um tipo de prótese mais “pontuda” em comparação às demais, seu volume se concentra no centro do implante. 

Conheça os perfis das próteses 

Esse é um outro tipo de interferência para o resultado final da prótese de silicone. A escolha do perfil é muito importante. Conheça quais são: 

Baixo e Moderado: os modelos dessa categoria são as de maiores bases e menores projeções, ou seja, com menor altura. Normalmente, são recomendados para pacientes com o tórax mais largo ou que desejam resultados mais discretos e naturais. 

Alto e Extra Alto: esses são os mais procurados. Com grande projeção, ajustam-se bem ao tórax, criando o efeito de realce nos seios.

Quais indicações e contraindicações para o procedimento? 

Esse procedimento é indicado para quem deseja aumentar o volume dos seios, projetá-los para frente, subir posições de aréolas ou corrigir assimetrias.

A prótese é contraindicada caso tenha sido encontrado algum problema na avaliação médica, se houver alguma certificação de deformidades torácicas, alergias a medicamentos anestésicos, problemas com coagulação, se a paciente for gestante ou estiver no período pós-parto.

Posso colocar antes de engravidar?

Sim, a mamoplastia pode ser feita antes da mulher engravidar. No entanto, a maioria das pacientes escolhe realizar a cirurgia depois da gravidez, devido aos seios ficarem mais pesados durante a gestação pela produção de leite.

Pode ocorrer rejeição do silicone?

Não. O silicone usado para esses procedimentos é especialmente criado para uso médico. O que pode acontecer são problemas de cicatrização no pós-operatório. 

Entretanto, se forem seguidas todas as recomendações médicas, dificilmente a pessoa terá algum efeito indesejado.

Os exames preventivos continuam normalmente após o procedimento?

Os exames de rotina com o (a) ginecologista podem continuar normalmente. A presença da prótese não afeta em nenhum momento a paciente ser adequadamente supervisionada por médicos e/ou radiologistas. Os procedimentos indicados de autoexame (toque), na busca por nódulos mamários, também podem ser feitos sem preocupação. 

Quais exames terei de fazer para avaliar a integridade do implante?

Existem dois tipos de exames para avaliação do implante: a ecografia e a ressonância magnética.

A ecografia mamária irá reproduzir imagens da mama de maneira não invasiva e sem usar produtos ou métodos de radiação. Para o processo, a paciente se mantém deitada em uma maca e, com um gel sob o local do implante, o equipamento entra em contato com a pele. O procedimento leva de 10 a 30 minutos e é indolor.

Já a ressonância magnética é o mais indicado e completo para essa análise. A primeira ressonância costuma ser indicada três anos depois do procedimento. 

Ambos são ótimos para fiscalização do tecido mamário e são sugeridos como complemento de exames de rotina.

Você acabou de conferir as perguntas mais frequentes sobre a mamoplastia de aumento. Esperamos que suas dúvidas tenham sido respondidas. 

No blog da Servimedic Technology você encontra muitos outros materiais com dicas de saúde e temas relacionados. Não deixe de acompanhar!