Pós-operatório do silicone: 8 cuidados necessários

O resultado perfeito da mamoplastia de aumento não depende somente de um bom cirurgião, mas também dos cuidados ao longo do pós-operatório do silicone, afinal, ele é algo novo que está sendo recebido por seu organismo.

E esses cuidados são simples, assim como o procedimento do implante, que é atualmente a cirurgia plástica mais feita no mundo, com quase 1,8 milhões de procedimentos, segundo estudo da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da plataforma CupomVálido.

Quer ficar por dentro dos cuidados que irão te garantir um pós-operatório do silicone tranquilo? Então siga a leitura!

A importância do cuidado no pós operatório

cuidados pós operatório silicone

Os cuidados no pós-operatório de qualquer cirurgia, principalmente das estéticas, garantem um melhor resultado final do procedimento.

Você pode fazer a cirurgia no melhor hospital, com o melhor cirurgião, mas se não respeitar essa fase do pós-operatório, pode ter certeza que haverá complicações.

Sendo assim, um ponto essencial para se ter em mente sobre a importância dos cuidados no pós-operatório é que o seu corpo está mais vulnerável.

E justamente por isso o seu médico irá te passar algumas recomendações para que essa vulnerabilidade não se agrave e seu corpo não passe a apresentar infecções, quelóides, manchas, entre outros problemas.

Sabendo disso, vamos ficar por dentro de alguns cuidados no pós-operatório do silicone?

Cuidados essenciais na recuperação da cirurgia do silicone

Conheça abaixo os principais cuidados indicados no pós-operatório do silicone.

Repouso 

Assim como em todas as cirurgias, o repouso é o principal cuidado do pós-operatório do silicone.

As duas primeiras semanas são cruciais para manter o repouso, mas todas as precauções devem ser mantidas até quando seu médico indicar.

Então, antes de operar, converse com alguns amigos ou familiares que poderão te ajudar em tarefas simples do dia a dia após a cirurgia, como fazer a higiene pessoal, tirar e colocar algumas peças de roupas e inserir o seu sutiã pós-operatório.

Você basicamente irá precisar de ajuda com todas as atividades que envolvem o movimento dos braços, pois eles ficarão comprometidos e limitados no pós-operatório do silicone, para não movimentar sua prótese ou causar dor.

Sutiã pós operatório

O sutiã pós-operatório ou sutiã pós-cirúrgico, como também é conhecido, irá sustentar seus seios nesses primeiros momentos.

Essa sustentação deixa as mamas mais estáveis, evitando a flacidez e ajudando na cicatrização e readaptação dos músculos locais.

E os benefícios dele ainda se estendem para:

  • redução de inchaço dos seios;
  • diminuição da dor no local;
  • impedimento de deslocamento da prótese;
  • diminuição das chances de estrias nos seus seios.

Para garantir esses benefícios, você deve usar o sutiã durante todo o dia, até mesmo para dormir.

A retirada dele deve ser feita somente para tomar banho. E seu tempo de uso varia de cada pessoa, podendo ser de 1 a 3 meses. Em alguns casos o uso de cintas modeladoras também pode ser necessário por um período de tempo.

Cuidado com a movimentação dos braços

Como adiantamos acima, os seus braços ficarão comprometidos após a cirurgia de silicone.

Durante a recuperação, eles devem ficar juntos ao corpo, ou seja, sem serem levantados na lateral ou para frente e para cima.

É uma situação difícil de imaginar, certo?

Por isso recomendamos que você conte com um parente ou amigo que te ajude em algumas tarefas do cotidiano que exigem muito dos seus braços.

Alimentação

Ao longo do seu pós-operatório do silicone, mas principalmente nos primeiros dias, opte por alimentos que sejam mais leves.

E isso significa também evitar os alimentos pesados, como frituras, guloseimas, carboidratos e álcool.

Como você viu, o repouso é fundamental e seus movimentos ficam limitados durante um tempo, então, essa alimentação mais saudável irá te ajudar a não ganhar uns quilinhos a mais e não se sentir pesada nessa fase.

Exercícios

E já que falamos em quilinhos a mais, vamos esclarecer alguns pontos sobre os exercícios?

No pós-operatório do silicone não é recomendado que o paciente vá para a academia nas primeiras semanas.

Isso porque as atividades físicas podem causar impactos negativos no resultado final do silicone, por conta do esforço físico que é feito.

Além disso, principalmente nos primeiros dias, é comum que o paciente sinta dores que a academia pode agravar.

E embora o repouso seja recomendado como cuidado principal do pós-operatório do silicone, isso não significa ficar o dia inteiro na cama.

Você pode caminhar pela casa, dar uma volta devagar pela rua e tentar fazer atividades que não exijam movimentos bruscos, principalmente na região dos braços.

Depois de aproximadamente um mês, é comum que os médicos permitam que se volte a praticar exercícios leves e de baixo impacto.

Enquanto os treinos em academia, principalmente os que envolvem tronco e membros superiores, geralmente são liberados depois de três meses da cirurgia.

Drenagem Linfática

A drenagem linfática costuma ser indicada no pós-operatório do silicone, pois é comum que nessa cirurgia o corpo acumule líquidos entre os tecidos que foram impactados.

O seroma é o nome que damos a essa condição, que nada mais é que uma defesa natural do organismo.

O resultado do seroma é a dificuldade do corpo de eliminar esses líquidos, ficando inchado, principalmente perto da região em que a cirurgia foi feita.

Assim, a drenagem linfática entra em cena no pós-operatório do silicone para diminuir esse inchaço.

Ela faz isso direcionando esse líquido acumulado para a corrente sanguínea, facilitando a sua eliminação.

Cuidado com o sol

A exposição ao sol também é limitada no pós-operatório do silicone por pelo menos um mês com o uso de roupas e por um ano com biquínis.

Ou seja, infelizmente aquela viagem para a praia para mostrar os resultados da cirurgia precisa ser adiada.

Isso porque os raios solares podem escurecer as cicatrizes do procedimento e deixar a sua pele com equimoses, uma espécie de manchas roxas e permanentes.

E assim que seu cirurgião liberar a exposição do sol, não esqueça de usar e abusar do protetor solar.

Você também pode proteger a sua cicatriz com micropore ou fita cirúrgica. Todo cuidado é bem-vindo!

cirurgia de silicone

Durma na posição correta

Ao passar pela cirurgia, você irá perceber que dormir de lado ou de bruços será impossível.

Sendo assim, só haverá uma posição correta para dormir: de barriga para cima.

Para te ajudar a ficar mais confortável nessa posição, você pode colocar dois travesseiros na parte de cima das costas, assim a região fica mais elevada e confortável.

E lembre-se: sempre que levantar da cama, não force seus braços. Essa é uma atitude comum e que nem percebemos que fazemos no dia a dia, mas no pós-operatório do silicone ela pode ser prejudicial e te causar dores.

Na Servimedic você encontra os melhores produtos para o seu pós operatório.

Conclusão  

Como você viu, a cirurgia de implante de silicone é a mais realizada no mundo e também é um procedimento muito simples.

Porém, o seu bom resultado depende de alguns cuidados essenciais ao longo do pós-operatório.

Esses cuidados vão desde limitações dos movimentos dos braços e de exercícios físicos pesados, até o uso diário do sutiã pós-operatório e uma alimentação leve.

Então, se você está pensando em passar por esse procedimento ou já passou por ele, atente-se a esses cuidados e qualquer outra orientação que o seu médico te passar!