Reconstrução mamária com expansor: como funciona?

Você já ouviu falar em reconstrução mamária com expansor?

/uploads/oldnoticiasimages/2016/3/159_228_noticia_g.jpg

 

Expansores mamários são dispositivos médicos usados para aumentar os tecidos do seio antes da reconstrução das mamas. Ou seja, eles são usados para ampliar o tecido mamário que irá acomodar o implante de uma prótese de silicone ou para permitir que o cirurgião plástico crie um “retalho” de tecido do próprio paciente para ser usado no procedimento.

Normalmente, os expansores são inseridos sob a pele e os músculos do tórax. Eles são preenchidos com solução salina por meio de uma válvula que pode ser acessada externamente. A solução salina é adicionada gradualmente ao longo do tempo para esticar o tecido da mama e a pele circundante.

Depois que o tecido aumenta o suficiente, o dispositivo é removido para que o implante permanente ou o retalho de tecido seja colocado. 

Quer saber mais sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas? Então siga a leitura deste post!

Como funciona a reconstrução das mamas com os expansores

A reconstrução começa com a colocação do expansor, que, como falamos, é preenchido com solução salina ao longo do tempo, a fim de esticar os tecidos da mama e abrir espaço para o implante posteriormente.

O processo de expansão geralmente começa algumas semanas após a mastectomia, quando a paciente se recupera da cirurgia. 

Assim, o médico insere uma pequena agulha na válvula do expansor para adicionar lentamente a solução salina. A quantidade dependerá também da quantidade de tecido que precisa ser ampliado e do tamanho desejado da mama reconstruída.

Durante o procedimento, a paciente pode sentir desconforto e pressão na área do peito. No entanto, essa sensação pode ser facilmente tolerada com a ajuda dos medicamentos prescritos pelo médico.

Quando a expansão do tecido é concluída, o dispositivo é removido e o implante da prótese é inserido. O processo completo de reconstrução pode levar alguns meses e depende de cada cirurgia. 

Por quanto tempo o expansor pode ser utilizado

O tempo varia de acordo com o tipo de expansor utilizado e o plano de tratamento estabelecido pelo médico responsável pelo caso.

Em geral, eles são projetados para serem temporários e são removidos quando o tecido atinge o tamanho necessário. Sendo assim, pode levar de semanas a meses.

O cirurgião acompanhará o processo de aumento do tecido e determinará o momento adequado para tirar o expansor e prosseguir com a reconstrução definitiva. 

Lembrando que é importante seguir à risca todas as orientações do profissional e comparecer às consultas de acompanhamento para garantir o melhor resultado possível.

Quais as vantagens do expansor na reconstrução das mamas?

Existem várias vantagens em utilizá-lo, entre elas podemos destacar: 

  1. Expansão controlada: com o expansor mamário, o aumento dos tecidos é feito de maneira controlada e gradativa, permitindo que eles se adaptem ao novo tamanho da mama de forma progressiva, minimizando a tensão excessiva na pele.
  2. Flexibilidade: os expansores mamários oferecem a capacidade de ajustar o tamanho e a forma da mama reconstruída conforme as preferências da paciente e o grau de simetria desejado.
  3. Menor tempo de cirurgia: a colocação do expansor mamário é geralmente um procedimento menos invasivo, que pode ser feito em uma única cirurgia.
  4. Menos cicatrizes: as cicatrizes também tendem a ser menores do que com outras técnicas de reconstrução, pois a incisão necessária para a colocação do expansor é menor.
  5. Personalização: o procedimento pode ser personalizado de acordo com as necessidades e preferências individuais da paciente, o que pode levar a um resultado final mais satisfatório.
  6. Aumento da autoestima: por fim, a utilização do expansor pode ajudar a melhorar a autoestima e a qualidade de vida das mulheres que tiveram uma mastectomia, restaurando a aparência natural dos seios e possibilitando que elas voltem às atividades diárias com mais confiança.

Vale ressaltar que cada situação é única, e o médico deve avaliar de modo individual cada caso para determinar qual a técnica mais recomendada.

Você acabou de conferir como funciona a reconstrução mamária com expansores. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil! Continue acompanhando outras matérias como essa no blog da Servmedic Tchnology!