Meia de compressão para gestante: benefícios e como escolher

A meia de compressão para gestante surge como uma solução para esse período na vida da mulher em que dores nas pernas são tão presentes.

Mas você sabia que embora essas dores sejam comuns, se elas não forem tratadas, podem resultar em alguns problemas tanto para a mamãe como para o bebê?

Para evitar que isso aconteça e saber como as meias de compreensão agem nessa proteção, siga a leitura do nosso artigo!

Para que servem as meias de compressão?

meia de compressão para gestante

As meias de compressão servem para melhorar a circulação sanguínea ao fazerem pressão nas pernas e ajudarem o sangue dos pés a voltar ao coração.

Por agirem como uma forma de bomba contra a gravidade, elas são indicadas às pessoas que ficam muito sentadas ou em pé, o que leva ao comprometimento da circulação.

Justamente por isso há uma grande indicação da meia de compressão para gestante.

Por que as gestantes devem utilizar meia de compressão?

É comum que durante o período da gravidez seja indicado o uso da meia de compressão para gestante, pois o crescimento da barriga deixa as pernas com mais dor e peso para sustentarem o restante do corpo.

Assim, as meias ajudam em toda a circulação sanguínea das pernas das futuras mamães, auxiliando na diminuição de inchaços, também conhecidos como edemas, e deixando as pernas mais leves.

E toda essa melhora na circulação sanguínea também colabora para a redução do aumento dos batimentos do coração da mamãe e do bebê durante a gestação.

Então, em resumo, a meia de compreensão para gestante traz benefícios para o corpo da mulher, tornando esse período mais confortante para ela.

Benefícios das meias de compressão na gestação

Dos benefícios da meia de compressão para gestante, a diminuição do inchaço na perna é o que se destaca, pois contribui para o conforto e a circulação sanguínea nessa fase.

E os benefícios para circulação sanguínea se estendem para a diminuição dos batimentos cardíacos da mamãe e de seu bebê, acalmando ambos.

Além do mais, as meias previnem a trombose e aliviam de desconfortos causados pelo aumento peso no corpo conforme a barriga vai crescendo.

Aqui, nós destacamos a importância das grávidas entenderem que é comum que as meias costumam ter uma compreensão mais forte no tornozelo e a medida que ela sobe para a perna, vai ficando mais suave.

Aliás, a meia de compreensão tem uma graduação para cada caso, tendo o poder de aliviar desde o peso da perna até casos de varizes.

A partir de que mês de gravidez usar?

A meia de compressão para gestante costuma ser indicada para uso assim que os inchaços nas pernas começam a dar sinais.

Esse problema varia de cada mulher, mas é comum dar indícios lá pelo segundo trimestre da gestação.

Em todos os casos, é fundamental conversar com o seu médico para ter uma recomendação profissional do uso e conselhos de qual a melhor para a sua situação e estágio da gravidez.

Afinal, há casos em que as mamães são indicadas a usarem a meia de compreensão para gestante logo no começo da gravidez, para já evitar nos primeiros momentos da aparição de dores e inchaços.

E a intensidade das dores também varia de mulher para mulher, fazendo com que os médicos indiquem períodos diferentes para o uso, como três vezes por semana, uso somente pela noite ou até mesmo uso todos os dias, em todos os momentos.

Como escolher a meia de compressão? 

Espero que até aqui você tenha conseguido entender melhor a importância da meia de compressão para gestante. E como hoje existem diversos modelos de meia de compressão, como antitrombo, meia 3/4, meia 7/8 meia calça, meia calça gestante, entre outras fica até dificil escolher

E para que a sua escolha seja certeira, separamos alguns pontos que irão te ajudar em sua compra, desde o nível de compreensão até o tamanho e definições de acordo com a recomendação médica.

Confira!

Nível de compressão

Para que o seu tratamento de prevenção com as meias seja extremamente eficaz, é preciso usar a compressão adequada para as gestantes.

Quem irá te informar a correta para o seu período da gravidez é o seu obstetra. São três graus de compreensão que ele poderá te indicar, sendo eles: suave, médio e alto.

Entenda mais sobre a função de cada uma deles.

Suave

A compreensão suave de uma meia varia de 15-20mmHg e é a mais leve de todas, podendo ser comprada sem prescrição médica.

Pela compreensão moderada, é comum que ela seja indicada para uso no dia a dia, em recuperações pós-treino e em viagens de longa duração.

Na prática, seu uso facilita a circulação sanguínea sem apertar muito as pernas.

Média

A compreensão média varia de 20-30mmHg e seu uso é perfeito para inchaços, recuperações pós-cirúrgicas de varizes e veias varicosas.

Justamente por esses aspectos, esse nível de compreensão exige que haja uma prescrição médica para o seu uso.

Alta

Esse modelo de meia de compreensão varia de 30-40mmHg e também exige prescrição médica para a sua compra e uso.

A indicação da meia de compressão alta é comum em casos de linfedema, pernas inchadas, Trombose Venosa Profunda (TVP), casos severos de varizes, uso pós-cirúrgico e veias varicosas acentuadas.

Tamanho

Uma vez que o objetivo da meia de compreensão é fazer o sangue voltar ao coração, ela precisa apertar corretamente os músculos da panturrilha.

Isso é feito da maneira certa ao usar uma meia do tamanho adequado para o seu corpo.

Embora as meias estilo meia calça sejam as mais usadas por gestantes, há diferentes casos para as grávidas usarem a meia, então é fundamental conversar com o seu médico sobre o tamanho perfeito para você.

Recomendação Médica

Como você viu acima, apenas a meia de compreensão suave não precisa de prescrição médica e ela não é a mais indicada para as gestantes.

Sendo assim, a recomendação médica é regra antes de começar a usá-la durante a gravidez.

Seu médico irá avaliar o grau de suas dores e sintomas ao longo desse período para instruir qual a mais adequada.

meia de compressão gestante

Devo continuar a usar a meia de compressão depois do parto?

Como os desconfortos na perna continuam após o parto, principalmente o inchaço, a meia de compreensão pode continuar sendo usada.

Há médicos que indicam seu uso até os seis meses de vida o bebê, como um tratamento pós-operatório, mas isso irá depender de como o seu corpo irá se recuperar após dar à luz.

Onde comprar meia de compressão para gestante?

Sabendo da importância da meia de compreensão para a gestante, tanto por questões de conforto, como para questões de saúde, a Servimedic oferece as melhores opções do mercado atualmente.

Para que você garanta o seu bem-estar e de seu bebê durante a gravidez, conheça nossos produtos e aproveite todos os benefícios deles.

As melhores meias de compressão para a sua gestação você encontra na Servimedic!

Conclusão

A gestação é muito especial e importante durante a vida de uma mulher, por isso é fundamental que todos os cuidados sejam tomados durante essa fase.

As dores e desconfortos nas pernas são comuns, mas quando não são tratadas com atenção, podem desenvolver problemas maiores.

Por isso, ressaltamos aqui a importância da meia de compreensão para gestante e destacamos todos os seus benefícios.

E ressaltamos: converse com seu médico para escolher a ideal para seu corpo e fase da gestação!

E para ficar ainda mais por dentro do mundo da beleza e estética, conheça o nosso blog