Câncer de mama masculino: saiba como identificar os sinais

Apesar de ser uma doença que atinge principalmente as mulheres, o câncer de mama masculino também pode ocorrer. Isso porque as glândulas mamárias estão presentes em ambos os sexos, porém, em menor quantidade nos homens.

Câncer de mama Mulher x homem

A proporção de ocorrências em homens é muito inferior. Para se ter ideia, a cada 100 mulheres com câncer de mama, pelo menos 1 homem é diagnosticado com a doença.

Esses casos vêm sendo mais estudados nos últimos anos e foram encontradas algumas semelhanças entre os pacientes. Eles variam de 50 a 70 anos e a detecção é feita, em sua maioria, no estágio avançado, o que dificulta o tratamento precoce.

Sabendo disso, neste post vamos explicar como se dá a doença no gênero masculino, os sinais que podem aparecer e os principais tipos de cânceres. Continue a leitura para conferir! 

Câncer de mama masculino: conheça os principais tipos

O câncer de mama em homens é um tema ainda pouco discutido. Muitos mastologistas afirmam que a demora no diagnóstico é devida à vergonha e ao preconceito que estes pacientes sofrem pelo doença ser considerada, para muitos, uma patologia feminina. 

É extremamente necessário quebrar esses argumentos para que a doença seja descoberta o quanto antes. Veja, a seguir, os principais tipos que acometem os homens:

  • Carcinoma Ductal In Situ: aqui as células cancerígenas se formam nos ductos da mama, mas não os invadem ou se espalham. Na maioria das vezes, é curável com cirurgia.
  • Carcinoma Ductal Invasivo: nesse segundo caso,que representa 80% dos tumores, o câncer atinge a parede do ducto e vai se desenvolvendo pelo tecido glandular da mama, podendo se espalhar para outros órgãos. 
  • Carcinoma Lobular Invasivo: o tumor cresce no lóbulo da mama e corresponde ao tipo mais raro nos homens.
  • Doença de Paget: essa se inicia nos ductos mamários, provocando crostas no mamilo, escamas, coceira, inchaço, vermelhidão e sangramento. A doença de Paget pode estar associada ao carcinoma ductal in situ ou ao carcinoma ductal invasivo.
  • Câncer de Mama Inflamatório: o tipo inflamatório é muito raro nos homens. Ao invés de formar um nódulo, ocorre a inflamação da mama, causando inchaço, vermelhidão e queimação, ao contrário de formar um nódulo. 

Quais os sintomas do câncer de mama em homens 

Grande parte dos casos de câncer de mama masculino não é fácil de identificar. Por isso, homens acima de 50 anos, que têm histórico da doença na família, devem manter exames periódicos a fim de identificar qualquer irregularidade que possa surgir. 

Além disso, é importante ficar atento a alguns sintomas: 

  • Se notar a presença de nódulo ou caroço no peito, atrás do mamilo ou abaixo da aréola, mesmo que não esteja sentindo dor
  • Se perceber que o mamilo virado para dentro
  • Se sentir dor em uma determinada área do peito (normalmente, a dor aparece tempos depois do surgimento do nódulo)
  • Pele enrugada ou ondulada
  • Sangue ou líquido saindo pelo mamilo
  • Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou mamilo
  • Alterações no tamanho da mama
  • Inchaço das ínguas na axila.

Diagnóstico de câncer de mama em homem

Como é feito o diagnóstico e o tratamento da doença?

O diagnóstico do câncer masculino é feito por um mastologista, por meio de exames como mamografia, ultrassom e biópsia. O médico também pode solicitar exames de sangue, raio-X do tórax e tomografia. 

Assim como nas mulheres, o tratamento indicado vai depender do estágio em que a doença se encontra. Geralmente, faz-se a mastectomia para retirar o tecido afetado.

Se o câncer estiver em nível muito avançado, não sendo possível remover todas as células cancerígenas, recomenda-se também quimioterapia, radioterapia ou terapia hormonal. O tratamento mais adequado será decidido pelo médico especialista. 

Como vimos, o câncer de mama não se trata de uma doença somente feminina. Portanto, é essencial que os homens façam o autoexame. 

E então, gostou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha sido útil. Para ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar o blog da Servimedic Technology! Até a próxima!