Câncer e a Idade

Câncer e a IdadeUm erro muito comum entre as mulheres é acreditar que o câncer de mama é um mal que afeta apenas as mulheres de mais idade, o que faz muitas dessas jovens adiarem os exames preventivos como o autoexame e a mamografia.

 
Os casos de mulheres jovens com câncer de mama podem ser mais raros, mas se você tiver casos em sua família, deve se manter atenta. Este tipo de diagnóstico nas primeiras fases da vida é devido a uma mutação genética.
 
Hoje em dia existem vários movimentos a favor da mulher e de sua saúde, movimentos como ‘Mamografia a partir dos 40’ estão ai para nos mostrar a importância da prevenção de todas as mulheres, independente de sua idade. A mamografia é um exame que é possível fazer pelo SUS, por isso se sentir algo diferente durante o autoexame, procure um médico que ele irá avaliá-la e indicar o melhor procedimento.
 
Não se esqueça que a prática de exercícios e a alimentação saudável também são itens que contribuem diretamente com a prevenção desta doença, tanto agora, quanto na maior idade. Invista no autoexame e faça visitas regulares ao médico.