Como surgiu a história do Outubro Rosa: saiba mais!

Você conhece a história do Outubro Rosa? Trata-se de um movimento popular da luta contra o câncer de mama, conhecido mundialmente, e que tem como símbolo um laço na cor rosa

Laço Rosa - Câncer de mama

A campanha teve início nos Estados Unidos, onde os estados já faziam ações isoladas para prevenir a doença, e pouco tempo depois, a ação foi aprovada pelo congresso americano.


Anos após essa iniciativa, em 2002, mulheres simpatizantes do movimento e que participavam da luta contra o câncer de mama, iluminaram o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, que fica no Ibirapuera, em São Paulo, de rosa.

Instituto Neo Mama

Apenas em 2008, o projeto começou a se popularizar através do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, sediado em Santos. Quando o Instituto iluminou de rosa a Fortaleza da Barra.


Já em outubro de 2009, as ações do movimento se espalharam por todo o Brasil, junto a unidades das entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas que expandem a causa.


E então, ficou interessada em saber mais sobre essa história? É só continuar a leitura deste post!

Como surgiu a data do movimento?

Como dissemos, o Outubro Rosa teve sua primeira aparição nos Estados Unidos, quando vários estados decidiram se unir para fazer ações sobre o câncer de mama. Depois de ter sido aprovado pelo Congresso Americano, a data ficou marcada como o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

O símbolo usado na campanha, o laço rosa, foi uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que saiu distribuindo o acessório para todos os participantes que estavam na Corrida pela Cura, em Nova York, na década de 1990. Após isso, diversos hospitais passaram a aderir às ações de divulgação sobre a doença, entregando os laços às pessoas pela cidade. 

Monumentos com outubro rosa

O primeiro movimento pela causa realizado aqui no Brasil aconteceu em São Paulo, no ano de 2002. Na época, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, popularmente conhecido como Obelisco do Ibirapuera, ficou completamente iluminado com a cor rosa. A tonalidade já se tornou uma característica do projeto. Não é à toa que vários pontos turísticos do país mudam sua iluminação de cor no mês de outubro. 

Mais adiante, no ano de 2008, muitas instituições relacionadas ao câncer de mama se uniram e deixaram diversos pontos importantes do país com a iluminação rosa, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

O câncer de mama no Brasil

Não é novidade que o câncer de mama é uma doença que atinge mais mulheres do que homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. A cada ano, são registrados cerca de 25% novos casos em todo o mundo e 29% no Brasil.

Conforme uma pesquisa publicada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 2019, o Brasil ocupa a segunda posição entre os países que possuem maior incidência da neoplasia. No entanto, apesar desse percentual, os dados também mostram que a taxa de mortalidade é baixa se comparada com a França e os Estados Unidos. 

Exame preventivo para câncer de mama

Os principais sintomas do câncer de mama 

Alguns sintomas são bem comuns da doença e podem ajudar a identificá-la. Veja quais são:

  • Nódulo: esse é o sinal mais comum. Na maioria dos casos, o nódulo não causa dor nos seios.
  • Eritema: sinal clínico, representado por vermelhidão e alteração no aspecto da mama, parecido a uma “casca de laranja”.
  • Dor nos seios ou mamilo: normalmente, o câncer de mama não provoca dores nos seios. Ao ter esse sintoma, é preciso passar por avaliação médica para entender o motivo da dor.
  • Saída de líquido pelos mamilos: outro sintoma que pode apontar para o câncer de mama, é a presença de um líquido sero-sanguinolento.
  • Retração ou inchaço na mama: assimetrias das mamas e retração do mamilo (quando se volta para dentro da mama), também podem indicar a doença. 

Agora que você já sabe como surgiu o Outubro Rosa e os principais sintomas do câncer de mama, é só ficar atenta aos sinais, manter as visitas médicas em dia e compartilhar este conteúdo com os amigos(a) para que eles também fiquem informados sobre tudo o que envolve a doença! 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você! Para ler outras matérias como temas relacionados, é só acompanhar o blog da Servimedic Technology! Até a próxima!