O Uso de Anticoncepcionais Pode Ter Ligações Com o Câncer de Mama

As pílulas anticoncepcionais normalmente são recomendadas para evitar gravidez. Até algum tempo atrás o uso de pílulas anticoncepcionais eram fortemente relacionadas com o desenvolvimento do câncer de mama por conta de altas doses hormonais.

Nesse contexto, neste artigo vamos conceituar as pílulas anticoncepcionais e apresentar informações úteis a respeito da relação desse método contraceptivo com o câncer de mama e o que dizem estudos atuais a respeito do tema.

O que são as pílulas anticoncepcionais?

As pílulas anticoncepcionais são medicamentos com baixas doses sintéticas de hormônios de uso via oral e que são utilizados como método contraceptivo. 

Existem as pílulas combinadas, as quais possuem dois tipos de hormônios e as minipílulas, somente compostas por progesterona.

As pílulas anticoncepcionais inibem o processo de ovulação, dessa forma, o ovário não libera o óvulo, a partir disso não há fecundação. Importante ressaltar que para que haja eficácia é importante que seja tomado conforme prescrição médica e sempre no mesmo horário.

Anticoncepcional aumenta risco de câncer de mama?

Não há dados conclusivos e suficientes para afirmarmos com certeza que o uso da pílula anticoncepcional favorece o surgimento de câncer de mama. 

No final do ano de 2021 foi publicado um estudo no conceituado New England Jornal of Medicine, o qual tem como conclusão que o risco de câncer foi maior, principalmente após uso prolongando de hormônios em pílulas, do que em mulheres que nunca utilizarem esse método contraceptivo. 

Porém, os aumentos absolutos quanto ao risco de desenvolvimento do câncer de mama foram pequenos. 

De qualquer forma, é sempre importante analisar cada caso de forma individual e por um profissional da saúde qualificado, pois outros fatores podem interferir no desenvolvimento do câncer de mama.

Entenda como estudo foi realizado

O estudo foi realizado com 1,8 milhões de mulheres na Dinamarca, com idade entre 15 e 49 anos. As mulheres que participaram do estudo não possuíam histórico de câncer, não tinham tromboembolismo e também não haviam realizado nenhum tipo de tratamento para infertilidade.

As pacientes foram acompanhadas por um período de 10 anos. Com o objetivo de não haver interferência nas conclusões do estudo, foram analisados dados de registro nacional de forma individual, como diagnóstico de câncer e demais fatores que poderiam influenciar negativamente na pesquisa.

Após anos de estudo e acompanhamento foi possível observar um aumento de 20% nos casos de câncer de mama nas mulheres que faziam uso de pílulas anticoncepcionais. Outro dado obtido a partir do estudo é que o risco de câncer de mama aumentou em 9% após um ano de uso consecutivo, e em 38% após 10 anos de uso.

Sendo assim, foi observado que o tempo de uso das pílulas anticoncepcionais interferem na possibilidade de desenvolvimento de câncer de mama possivelmente associado ao método contraceptivo.

Benefícios da pílula anticoncepcional

Ainda em relação aos dados obtidos a partir do estudo mencionado, em contrapartida ao que foi exposto no tópico anterior, foi observado que as pílulas anticoncepcionais podem ser benéficas no que diz respeito à diminuição do risco de desenvolvimento de câncer no ovário.

Outra consideração a ser feita é que independente dos resultados obtidos neste estudo, esse método contraceptivo não deve ser descartado, mas sim analisado dentre as demais opções existentes para evitar gravidez ou fazer algum controle hormonal, sendo importante, mais uma vez consultar opinião médica e analisar o histórico individual de cada paciente.

Quem teve câncer de mama pode tomar anticoncepcional?

Se você em algum momento de sua vida foi diagnosticada com câncer de mama não pode fazer uso da pílula anticoncepcional ou qualquer outro método contraceptivo hormonal. Portanto, para fazer controle de natalidade poderá utilizar métodos de barreira como é o caso dos preservativos ou DIU de cobre. 

Caso você se enquadre nesse cenário, busque opinião médica e analise sua situação, se você não desejar mais ter filhos ou em seu relacionamento haja a certeza de que não desejam ter filhos também pode ser o caso de recorrer ao controle permanente de natalidade por meio de cirurgia.

Saiba mais sobre exposição ao estrogênio e seus riscos

Caso a mulher seja exposta a uma quantidade excessiva ou não controlada de estrôgenio pode haver risco para o desenvolvimento de miomas, nódulos, câncer de mama e endométrio, trombose, alterações de sono e humor, dentre outras complicações.

Por outro lado, a deficiência desse hormônio pode causar alterações no humor com sintomas depressivos, insônia, descontrole do ciclo menstrual, portanto, o acompanhamento e regulação hormonal são importantes para a saúde.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o uso de pílulas anticoncepcionais? Tem interesse e conhecer mais sobre esse e outros assuntos? No Blog da Servimedic Technology você encontra informações de qualidade e relevantes para o seu bem-estar. Nossas dicas sobre câncer de mama vão te ajudar a sanar todas as suas dúvidas.