Cirurgias para emagrecer: saiba quais as mais populares

Atualmente, contamos com diversas opções de cirurgias para emagrecer disponíveis a quem não está satisfeito com a gordura localizada ou o peso.

E diante de tantas opções, é comum surgir a dúvida de qual a mais adequada para cada pessoa, quais os benefícios dessas cirurgias e como elas são feitas.

Para te ajudar com todas essas questões, preparamos esse artigo completo, te apresentando as cirurgias para emagrecer mais populares.

Confira!

Principais cirurgias para emagrecer

principais cirurgias para emagrecer

Dentre as principais cirurgias para emagrecer, destacamos a bariátrica, lipoaspiração e abdominoplastia. Na sequência, fique por dentro de mais detalhes sobre cada uma delas.

Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica altera o sistema digestivo do paciente operado, com o foco em diminuir a quantidade de comida que o seu estômago tolera.

Ela também pode ter como objetivo modificar todo o processo da digestão, reduzindo a quantidade de calorias que uma pessoa absorve e ajudando na perda de peso.

É importante saber que essa cirurgia para emagrecer costuma ser bastante invasiva, então, ela geralmente é indicada somente após a pessoa não ter tido sucesso com outros tratamentos.

Justamente por isso, uma avaliação médica minuciosa e rigorosa é feita em quem pretende passar por esse tipo de cirurgia, envolvendo uma equipe de cirurgião, nutricionista, cardiologista, psicólogo, entre outros especialistas.

Bypass Gástrico

O bypass gástrico é uma modalidade da bariátrica, também considerado um procedimento altamente invasivo.

Nesta modalidade, o médico faz a retirada de uma boa parte do estômago do paciente e, posteriormente, liga o começo do intestino na porção restante do estômago.

Isso faz com que se diminua o espaço disponível para a comida, reduzindo a quantidade de calorias que podem ser absorvidas.

Embora essa seja uma das cirurgias para emagrecer consideradas invasivas, os seus resultados costumam ser ótimos, possibilitando a perda de até 70% do peso inicial do paciente.

Banda Gástrica

Já a banda gástrica é um procedimento menos invasivo, em que se coloca uma banda, no formato de anel, em volta do estômago do paciente, diminuindo o seu tamanho e ajudando para uma menor ingestão de calorias e alimentos.

Essa é uma das cirurgias para emagrecer que apresenta baixos riscos à saúde e tem uma recuperação mais acelerada.

Entretanto, essas facilidades podem tornar o seu resultado menos satisfatório.

Lipoaspiração

Dentre as cirurgias para emagrecer mais populares, temos também a lipoaspiração.

Nessa cirurgia, o objetivo é aspirar toda a gordura localizada, podendo retirá-la de diversas partes do corpo do paciente.

A quantidade de gordura a ser aspirada pode ser classificada em pequena, média ou grande.

Na prática, a lipoaspiração exige a aplicação de anestesia para que o cirurgião insira cânulas por meio de pequenas incisões na pele da região que será lipoaspirada.

Essas cânulas chegam no tecido adiposo do paciente e aspiram a gordura com um sistema de vácuo, remodelando a região em que ela foi inserida.

Neste contexto, é importante saber que a lipoaspiração não é uma cirurgia indicada para quem quer perder peso.

Ela de fato ajuda a emagrecer, mas o seu foco é muito maior na perda de medidas.

Abdominoplastia

Por fim, temos a abdominoplastia dentre as opções de cirurgias para emagrecer.

O objetivo desta plástica é retirar o excesso de gordura e de pele que o paciente tem no abdômen.

Assim, é possível diminuir a flacidez da barriga e deixá-la dura e lisa, removendo também estrias e cicatrizes na região.

Sua indicação é principalmente para pessoas que têm a barriga muito flácida, algo comum em mulheres que acabaram de passar pela gravidez, por exemplo.

Quando fazer uma cirurgia para emagrecer?

A escolha de fazer uma cirurgia para emagrecer precisa ser tomada com muito cuidado e atenção.

É fundamental que você escolha um bom profissional, entenda qual o seu caso e todos os passos da recuperação e do pós-operatório.

Abaixo, separamos alguns critérios a serem levados em conta para decidir se deve mesmo fazer uma cirurgia para emagrecer.

Esses critérios são estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

IMC (Índice de Massa Corporal)

Antes de decidir fazer uma das cirurgias para emagrecer, você precisa avaliar o seu Índice de Massa Corporal.

O IMC é um cálculo que se baseia no seu peso e altura, em que o número do peso é dividido pelo quadrado da altura. Para fazer esse cálculo rapidamente, você pode usar essa calculadora virtual.

A indicação é que para uma cirurgia de emagrecimento, principalmente a bariátrica, o paciente deve ter o IMC acima de 35.

Idade

As cirurgias para emagrecer  devem levar em conta a idade do paciente, sendo uma opção para quem tem menos de 16 anos apenas em caso de síndrome genética, quando a indicação é unânime.

Nessa situação, a cirurgia escolhida (geralmente bariátrica) deve ser consentida pela família ou responsável legal do jovem, além de ter entes que obrigatoriamente acompanhem o pós-operatório e recuperação.

Para quem tem entre 18 e 65 anos, não existem restrições de idade para fazer as cirurgias para emagrecer.

Já quem tem mais de 65 anos precisa de uma avaliação médica minuciosa, considerando qual o risco da cirurgia, se há comorbidades, quais serão os benefícios do emagrecimento e a expectativa de vida do paciente. 

Doenças associadas

Por fim, as cirurgias para emagrecer também podem ser consideradas em casos de doenças causadas pelo aumento de peso.

Algumas dessas doenças mais comuns são: 

  • apneia do sono;
  • hipertensão arterial;
  • diabetes;
  • aumento de gorduras no sangue;
  • problemas articulares.

escolher cirurgia para emagrecer

Como escolher a cirurgia ideal?

A escolha da cirurgia ideal só pode ser feita após uma consulta médica detalhada com um cirurgião referência na área.

Isso porque, além de analisar qual o seu objetivo com uma das cirurgias para emagrecer, é preciso levar em conta alguns fatores como:

  • perfil alimentar do paciente;
  • idade;
  • comorbidades associadas ao peso;
  • doenças pré-existentes;
  • características anatômicas do paciente.

 

Ou seja, essa escolha da cirurgia ideal é algo individual e cabe aos profissionais capacitados fazerem a indicação correta.

Os melhores produtos cirúrgicos você encontra na Servimedic!

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, as cirurgias para emagrecer mais comuns são a bariátrica, lipoaspiração e abdominoplastia.

Todas elas fazem alterações principalmente na região do estômago do paciente, sendo a bariátrica uma das mais invasivas.

Para determinar quando fazer uma cirurgia e qual o melhor procedimento para você, é fundamental contar com um profissional capacitado e com boa reputação.

Assim, você terá o melhor resultado da sua cirurgia para emagrecer!