Implante de panturrilha: saiba mais sobre esse procedimento!

Quer saber mais sobre implante de panturrilha? Então você está no lugar certo!

Pernas torneadas e com musculatura bem definida contribuem muito para a harmonia e a beleza do corpo como um todo. No entanto, conseguir esse resultado através de exercícios físicos e musculação nem sempre é fácil. 

E é aí que surge o implante de panturrilha! O procedimento consiste na inserção de próteses na região. Trata-se de uma cirurgia estética que pode trazer muitos benefícios e melhorar a autoestima da pessoa. 

Neste artigo, vamos esclarecer dúvidas importantes sobre este tipo de operação, como é feita, para quem é indicada, os cuidados necessários e muito mais!

Esperamos que você goste!

Por que fazer implantes de panturrilha?

Quem opta por fazer implantes na panturrilha quer alcançar um contorno mais harmônico, bonito e simétrico. O procedimento é muito procurado nos seguintes casos:

  • quando as panturrilhas são assimétricas ou não estão bem desenvolvidas
  • ficaram flácidas devido à idade
  • foram afetadas por problemas de saúde ou acidentes: traumas, paralisias, anomalias genéticas, atrofias, etc.

panturrilha

Para quem são indicados os implantes na panturrilha?

Esse tipo de cirurgia é indicado para homens ou mulheres saudáveis ​​que não conseguiram alcançar os resultados desejados por meio de exercícios físicos ou que possuem algumas das queixas acima.

Não há muitas restrições. No entanto, é preciso estar, de preferência, dentro do peso ideal e ter mais de 18 anos, que é quando o corpo já está completamente desenvolvido.

Quanto tempo dura a cirurgia e a internação?

A cirurgia é simples e pode durar entre uma hora e meia e duas horas. 

O período de internação também é curto, entre 12 e 24 horas. Dependendo do caso, a liberação acontece no mesmo dia, ou no máximo, no dia seguinte. 

Opções de implantes na panturrilha

Os diferentes tipos de próteses de panturrilha, seus formatos e tamanhos, atendem às necessidades e condições específicas de cada pessoa. Mas, de forma geral, são feitos de silicone macio e sólido. Alguns são usados para melhorar o contorno da panturrilha e outros para aumentar o volume muscular. 

Para aumentar o volume muscular e simular a musculatura da região, é possível usar um implante maior ou a combinação de dois implantes. Porém, se o objetivo é modelar o contorno, os implantes mais finos e longos são mais recomendados.

Alguns fatores podem influenciar na escolha do tamanho e modelo de próteses. Músculos e tecidos mais rígidos, por exemplo, podem interferir nos resultados. Por isso, é fundamental conversar com o cirurgião para esclarecer as dúvidas.

As próteses de silicone mais utilizadas

Elas possuem uma superfície lisa ou texturizada, não vazam e têm consistência muito semelhante ao músculo. O volume costuma variar entre 85 a 180 ml, mas pode ser maior de acordo com a necessidade ou condições locais de cada paciente. Ao final de todo o processo, é possível obter um acréscimo de 2 a 3 centímetros na circunferência da panturrilha.

Como são feitos os implantes na panturrilha?

A cirurgia, de maneira geral, é simples e pode ser realizada com a combinação de diferentes anestésicos:

  • sedação e anestesia
  • sedação e raquianestesia
  • sedação e peridural
  • anestesia geral

O cirurgião utilizará aquela que for mais adequada ao objetivo que você quer alcançar. Em ambos os casos, o resultado é natural e não causa desconfortos. 

Como os implantes são feitos

Veja a seguir como são feitos os implantes na panturrilha.

Incisão e criação de bolsas para o implante

O médico faz incisões que medem entre 2,5 a 4,0 centímetros na parte posterior dos joelhos, onde eles se dobram. O local do corte contribui para que a cicatriz fique bem discreta e vá diminuindo com o tempo. 

Depois da incisão, ele cria “bolsas”, ou seja, espaços para inserir o implante, seguindo o objetivo da cirurgia. Se a proposta for aumentar o volume — aumento submuscular —, ele criará uma bolsa sob o músculo da panturrilha. Agora, se o paciente quiser melhorar o contorno — aumento subfascial —, ele criará uma bolsa na fáscia, uma membrana que cobre o músculo. 

Inserção das próteses e fechamento do implante

O especialista insere as próteses nas bolsas, posicionando-as cuidadosamente para que fiquem ajustadas, mas sem produzir tensão. Na sequência, ele analisa se a aparência está natural e se as panturrilhas estão simétricas. 

Se tudo estiver certo, são feitas suturas em todas as camadas de pele e adicionadas bandagens para garantir a compressão e o suporte necessários para que a recuperação e a cicatrização sejam perfeitas. 

Os pontos podem ser absorvidos pelo organismo ou retirados em até 14 dias, dependendo do tipo de sutura e material utilizado.

Há casos em que é necessário colocar drenos cirúrgicos abaixo dos implantes.

Cuidados pós-operatório: como ter uma boa recuperação 

Mesmo que você se sinta bem e disposto para voltar às atividades de rotina, a recuperação completa pode demorar até um mês e meio. Por isso, neste período, é importante evitar exercícios pesados, cansativos ou movimentar demais as pernas. 

Esses cuidados vão garantir que os tecidos cicatrizem adequadamente e que o implante se acomode naturalmente.

Meias de compressão

Como os edemas e inchaços são muito comuns após o procedimento, o médico costuma indicar o uso de meias de compressão. Entenda a seguir como elas podem ajudar na sua recuperação.

Como as meias de compressão podem auxiliar no pós-cirúrgico

São muitos os benefícios das meias de compressão. Além de melhorarem a circulação sanguínea, fazendo a pressão necessária para que o sangue volte dos pés para o coração, elas também reduzem os inchaços e previnem o acúmulo de líquidos. 

E tem mais! Fornecem suporte para que as panturrilhas se recuperem de forma segura, ajudando a reduzir dores, sensação de peso e cansaço nas pernas, evitando o surgimento de varizes e o risco de trombose. 

O médico indicará a meia de compressão correta para o seu caso e até quando ela deve ser usada. 

Siga à risca todas as recomendações médicas! 

As complicações pós-cirúrgicas são raras, mas isso se deve, principalmente, aos cuidados que cada pessoa tem no processo de recuperação. Portanto, investir em produtos de qualidade e manter a região segura é indispensável. Siga as orientações do seu médico que com certeza você terá um resultado muito satisfatório! 

Gostou desse conteúdo? Leia mais acessando o blog da Servimedic Technology semanalmente! Até a próxima!