Cicatrizes e seus cuidados

CICATRIZES PÓS-CIRÚRGICAS

Não adianta, quando vamos passar por uma cirurgia de incisão, futuramente, teremos cicatrizes em nossa pele. Existem alguns tipos de cicatriz que são mais fáceis de serem tratadas, cicatrizes com pouco volume e pigmentação, seu médico, provavelmente, irá conhecer muito bem cada uma delas. Além do mais, antes de que você realize seu procedimento, o seu médico irá fazer uma pesquisa em seu histórico familiar, sobre parentes que já passaram sobre cirurgias e como foi seu processo pós-operatório e resultados.

Assim, para satisfazer ainda mais suas expectativas, o cirurgião plástico pode usar de vários produtos ou técnicas para os eu resultado final, embora em alguns casos fuja de seu controle como o fator genético tem total influencia nesse sentido, nota-se que os negros e asiáticos possuem má cicatrização da pele e isso já não pode ser controlado, é necessária uma atenção redobrada nos cuidados pós-cirúrgicos.

Alguns tipos de cicatrizes que podem ocorrer e suas classificações:

Hipertrófica: produção de colágeno de forma desorganizada, deixando marcas mais elevadas em relação à pele ao redor.

Atróficas: perda das estruturas que oferecem apoio e firmeza à pele, geralmente ocorrem após acidentes ou em casos de acnes.

Queloides: excesso de produção de colágeno, se torna muito perceptível, pois consegue ultrapassar os limites iniciais da lesão.

Normotrófica: regressão do ferimento, a pele recupera a aparência de antes do ferimento, comum em machucados leves.

OS PRODUTOS QUE VOCÊ ENCONTRA NA SERVIMEDIC

- Lamina em Gel Adesiva para Cicatriz Anti Quelóide

- Órtese Conformadora de Umbigo Anatômica em Gel

- Lâmina em Gel para Queimaduras em Rolo 1,8m x 10cm x 2mm (Não adesivo)

- Dedeira Tubo Protetor em Gel para Dedos Anti Calo - Sem Ponta c/ Tecido

- Separador Protetor de Gel para Dedos Anti Calo Formato Plano

- Separador de Gel Corretor de Joanetes Formato Carretel

- Protetor de Joanetes Revestido de Gel com Faixa Elástica

- Dedeira Protetora de Gel para Dedos Anti Calos - Com Ponta

- Anel Protetor de Gel para os Dedos Anti Calo com Tecido

-Dedeira Protetora de Gel para Dedos Anti Calos

- Anel Protetor para os Dedos Anti Calo em Gel

- Lâmina de Cicatriz Areolar em Gel Adesiva pós Mamoplastia

Produto não medicamentoso elaborado a base de óleos minerais hidrocarbônicos e copolímeros hidrogenados.

Não desenvolve campo bacteriano, previne hipertrofia na cicatriz areolar e quelóides. Altamente recomendado para pacientes que acabam de realizar uma cirurgia de mamoplastia com incisão via areola ou mastopexia.

- Lâmina em Gel para Queimaduras em Rolo 1,8m x 10cm x 2mm (Não adesivo)

Especialmente desenvolvida para atender cicatrizes lineares pode ser utilizada em qualquer parte do corpo. Indicada para o pós-cirúrgico de diversas especialidades e queimaduras na pele.

Produto não medicamentoso elaborado a base de óleos minerais hidrocarbônicos e copolímeros hidrogenados. Não desenvolve campo bacteriano, previne hipertrofia na cicatricial.

- Dedeira Tubo Protetor em Gel para Dedos Anti Calo - Sem Ponta c/ Tecido

Dedeira tubo protetor de gel com tecido, revestido com O´Gel o que confere ao produto e melhor compressão.

Indicado para tratamento de cicatrizes, calos, machucados e uso de medicação para proteger os dedos.

- Separador Protetor de Gel para Dedos Anti Calo Formato Plano

O separador plano tem a função de separar os dedos dos pés, indicado como protetor do espaço interdigital, separando os dedos de forma gentil e protegendo-os do atrito.

Indicado para suavizar a dor e reduzir a formação de calosidades nos dedos dos pés

- Separador de Gel Corretor de Joanetes Formato Carretel

O separador carretel possui formato anatômico, tem a função de separar os dedos do pé de forma mais ampla. Indicado como corretivo dos dedos superpostos, em caso de joanete como corretor diurno do halux e para calos interdigitais. 

- Protetor de Joanetes Revestido de Gel com Faixa Elástica

O protetor de joanetes em tecido é revestido internamente em gel sólido, destinado a suavizar o atrito entre as laterais dos pés e o calçado, diminuindo o desconforto e a calosidade porventura instalada.

- Dedeira Protetora de Gel para Dedos Anti Calos - Com Ponta

A dedeira de gel puro é utilizada como protetor dos dedos das mãos e dos pés, ajuda a diminuir o desconforto causado pela pressão ou atrito com superfícies rígidas. Trata cicatrizes e auxilia nas dores das juntas.

- Anel Protetor de Gel para os Dedos Anti Calo com Tecido

O anel digital é elaborado em tecido elástico, possui revestimento interno de gel, que protege e trata calosidades oferecendo mais conforto por evitar o atrito dos dedos dos pés ou mãos com superfícies rígidas.

- Dedeira Protetora de Gel para Dedos Anti Calos

A dedeira de gel com tecido é revestida com gel sólido fechada em uma das extremidades, destinado a proteção dos dedos dos pés ou das mãos.

Indicado para dedo com ponta amputada, micose de unha (potencializa a ação dos medicamentos como anti micótico), unhas encravadas e outros problemas relacionados.

- Faixa Mentoniana para Otoplastia ou Lipoaspiração de Mento Revestida de Gel Ajustável

A faixa mentoniana é um produto não medicamentoso elaborado a base de óleos minerais hidrocarbônicos e copolímeros hidrogenados. Não desenvolve campo bacteriano, proporciona sustentação da região mentoniana e acomodação das orelhas, melhoram a circulação sanguínea e aceleram o processo de cicatrização.

- Placa de Gel para Prevenção de Úlceras e Escaras 50cm x 70cm x 3,5mm

As placas de gel prevenção de úlcera de pressão absorvem o peso e aliviam os pontos de apoio em pacientes acamados evitando assim a formação de escaras. As placas são recortáveis para melhor adaptação ao uso e laváveis com água fria e sabão neutro.

- Faixa de Compressão para Pós Mamoplastia Revestida de Gel Ajustável

A faixa para mama é um produto elástico revestido de gel sólido não medicamentoso elaborado a base de óleos minerais hidrocarbônicos e copolímeros hidrogenados. Não desenvolve campo bacteriano, proporciona sustentação da região da mamoplastia de aumento ou redutora, promovendo um ação emoliente do gel através da liberação gradativa de óleo mineral para a pele, aliado à densidade física do material, age conjuntamente, possibilitando uma maior hidratação da pele e evitando o deslocamento do implante mamário, auxiliando no processo de cicatrização e acomodação do implante.

- Suporte em Gel para Pernas e Braços Formato Côncavo

Os suportes a base de gel apoiam o paciente de maneira confortável e firme facilitando a intervenção cirúrgica e aliviando a sensação dolorosa após a intervenção ou no repouso prolongado o suporte côncavo adequa-se perfeitamente ao uso do paciente como acomodador dos braços e pernas, pois uma das complicações mais comuns de pacientes acamados ou com pouca mobilidade são as escaras por pressão, devido a pressão prolongada sobre certas áreas da pele.

- Suporte em Gel para Cabeça Formato Circular

O suporte de cabeça em formato circular é um produto com formato anatômico, ideal para posicionar a cabeça ajuda na prevenção das úlceras de pele causadas por pressão constante (escaras). Uso em longas cirurgias e recuperações.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ALGUNS OUTROS MÉTODOS PARA CUIDADOS COM CICATRIZES

- Aplicação de corticoide em queloide: O corticoide injetável é um dos melhores métodos para melhora de cicatrizes mais espessas que trazem grandes incômodos para a paciente. A aplicação de corticoide em queloide causa dores na aplicação, pode ser ministrada uma anestesia tópica no local (pomada anestésica).

Técnica recomendada para auxilio e diminuição da coceira e a dor. Os especialistas utilizam essa aplicação dias antes da cirurgia, pois o corticoide faz a cicatriz murchar e isso facilita no momento da remoção cirúrgica.

Há também pomadas com corticoide para cicatriz, que trabalham na redução da produção de colágeno. Lembrando que não se deve usar desses produtos por cota própria, seu médico é quem sabe a melhor opção. Tais produtos, se forem aplicados de maneira errônea, podem provocar outros tipos de lesões na pele.

- Pressoterapia: é quando é recomendado pelo médico cirurgião o uso de fitas de silicone para cicatrizes. Esse tratamento usa de pressão, exercida por bandanas elásticas ou fitas adesivas, ambas de silicone, para impedir a excesso de produção de colágeno.

Essas fitas são para manutenção do ferimento, devem ser retiradas no momento do banho, recomenda-se que seu uso se inicie coma ferida já fechada e que se prolongue por 3 meses. 

As fitas de silicone para cicatriz são enriquecidas com óleo mineral, capazes de manter a cicatriz hidratada, evitando coceira. Devem ser cortadas no tamanho certo para cobrir a área que será tratada permanecendo ali por, no mínimo, 12 horas.