Como é o pré-operatório de uma cirurgia plástica?

Pronto! Você finalmente marcou o dia da cirurgia e vai colocar sua prótese de silicone, mas agora você quer saber como é o pré-operatório de uma cirurgia plástica. 

Neste post, vamos explicar tudo sobre o assunto. Estamos aqui para te ajudar a entender todo esse período. Continue a leitura para conferir! 

Como é o pré-operatório da cirurgia plástica: saiba tudo agora!

O pré-operatório é o período entre seu desejo ou reconhecimento da necessidade cirúrgica, da constatação médica, até o momento da chegada em sala de operação. O estágio perioperatório abrange os três momentos da vivência cirúrgica: pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório.

Fazendo uma análise literal do momento, estamos falando de todas as atividades de enfermagem que serão realizadas para com a paciente nesse período e todas as exigências que ele deve seguir. 

Algumas mudanças na rotina serão necessárias antes de fazer uma operação invasiva. A pessoa deve se preparar para possíveis efeitos que possam ocorrer. 

O diálogo e a convivência com profissionais de áreas distintas da saúde são muito importantes para os resultados da cirurgia. Por exemplo, conversar com psicólogos pode tornar o momento mais tranquilo e evitar transtornos no pós-cirúrgico, já que diminui a ansiedade.

Seja qual for o procedimento que você irá passar, independentemente de ser pequeno ou não, qualquer operação pode desencadear reações endócrinas de metabolização em seu organismo. Isso é, quando ocorre uma grande evasão de hormônios, enzimas e neurotransmissores. 

Tais reações são uma forma do organismo criar mecanismos de defesa para possíveis complicações, fazendo com que o corpo dê sinais de desidratação, distúrbios de coagulação, dor, processos cicatriciais e outros. 

A idade é um fator que também influencia, um indivíduo jovem com vitalidade e sem problemas de saúde permanentes, tende a ter restrições e cuidados mais leves do que um idoso, por exemplo.

Antes de colocar a prótese, alguns exames serão solicitados pelo médico, como: Hemograma, Eletrocardiograma, Ultrassom das mamas ou Mamografia, HIV, teste de coagulação. Eles irão certificar que sua saúde está em dia e que você está apta a receber o silicone.

Quais os cuidados necessários? 

No pré-operatório é preciso manter reservas corporais. Com uma nutrição adequada, você antecipa e diminui os possíveis acontecimentos: estresse, nervosismo, cicatrização da incisão, hemorragia e desidratação.

Nessa fase, deve-se fazer uma dieta hiperproteica, sem se esquecer das frutas, legumes e verduras que irão garantir outras vitaminas. Dê foco maior para alimentos ricos em vitamina K, componente na formação de 13 proteínas essenciais para a coagulação do sangue, e na vitamina C. A dica é pedir ao seu médico para lhe indicar um nutricionista.

Um dia antes da cirurgia é recomendável ficar pelo menos 8 horas de jejum. Os únicos alimentos geralmente permitidos são: água, chá sem açúcar ou adoçante, suco de laranja coado.

Além disso, certos medicamentos deverão ser evitados antes da cirurgia, pois prejudicam o fluxo sanguíneo, podendo interferir em sua coagulação, assim os riscos de hematomas são maiores (pílulas como ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Buferin e similares), anti-inflamatórios não hormonais (Voltaren, Cataflan e similares), fórmulas manipuladas para emagrecimento ou outras medicações estimulantes).

Informe ao seu cirurgião se estiver tomando qualquer um deles para que ele possa analisar os efeitos colaterais e evitar surpresas na hora do procedimento.

É proibido que a paciente fume cigarros nas duas semanas anteriores. Isso porque o tabaco tende a atrapalhar a circulação sanguínea, dificultando a oxigenação e retardando a cicatrização. A ingestão de bebidas alcoólicas e carne vermelha dias antes da cirurgia são igualmente proibidos. 

Outra orientação é que a paciente tome banho com sabonete neutro antisséptico nos 3 dias antecedentes à operação e lave bem os cabelos.

Hidratação é ponto-chave no pré-operatório da prótese de silicone, principalmente para a pele se preparar para o estiramento no local. Portanto, utilize cremes hidratantes e beba muita água. Durante as consultas, será alisada sua tendência para o aparecimento de estrias. 

Dicas extras para um pré-operatório tranquilo 

- Marque a cirurgia em uma data distante da chegada da menstruação

- Evite o uso de tinturas e descolorantes 72 horas antes da cirurgia

- Leve roupas largas, confortáveis, fáceis de vestir e com abertura na frente

- Leve cinta elástica e/ou sutiã, se for indicado

- Não use nenhum tipo de maquiagem no dia da cirurgia.

 

Qual a melhor estação para fazer a cirurgia? 

Quando o assunto saúde se relaciona com práticas de intervenção cirúrgica, alguns mitos se mostram no senso comum de todos. Um deles é sobre a época do ano para se fazer cirurgias, a qual teve como vencedora o inverno. 

Acontece que essa informação é mal embasada. Na verdade, há uma confusão de processos estéticos. O inverno é um período de melhor escolha para processos estéticos com relação à pele. 

O fato de raios de sol diminuírem e não haver calor excessivo diminui o risco em tratamentos, como rejuvenescimento facial, que faz uso de ácidos e outras substâncias que necessitam que a paciente evite o contato com o sol sem proteção. Por isso, o período é totalmente recomendável. Porém, isso não interfere de maneira alguma na cirurgia de colocação de prótese, o único fator a ser pensado é sobre o bem-estar do paciente, se o calor irá incomodá-lo. 

A sensação térmica mais fria pode facilitar no uso de roupas mais fechadas, escondendo traços de procedimento ainda não cicatrizados e também no uso das roupas cirúrgicas que, muitas vezes, são apertadas e mais quentes.

Vale só lembrar que, com o avanço da tecnologia, o procedimento pode ser feito em qualquer estação do ano. 

Quanto tempo demora para colocar a prótese mamária? 

A alta da cirurgia de implantação de prótese de silicone pode ocorrer no mesmo dia da operação.  Com internação e cirurgia feitas pela manhã, você pode ser liberada no fim da tarde se tudo ocorrer como o previsto.

Para a cirurgia você pode receber três tipos de anestesia: a local com sedação, a peridural com sedação ou a geral. A escolha depende bastante do profissional, mas, na maioria dos casos, a preferência é pela local com sedação.

O procedimento demora cerca de 1 a 2 horas, dependendo de fatores como tamanho da prótese, simetria, habilidade cirúrgica, entre outras.  

Mamoplastia: a queridinha das mulheres brasileiras!

Recentemente, um estudo realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS) mostrou dados importantes sobre cirurgias plásticas no Brasil. Houve um aumento de 5% no total de procedimentos cirúrgicos no país.

No ranking, o Brasil está à frente do Japão e México, sendo que, em algumas vezes, já chegou a ultrapassar os Estados Unidos no mercado estético, país que é reconhecidamente uma potência unânime nesse segmento. 

A busca vem só crescendo por aqui, enquanto outros nomes vem caindo no consumo. Nos EUA, o número de cirurgias caiu 34% na última década, e o Brasil passou de 10 para 11 milhões no mesmo período.

Nosso país culturalmente prioriza a aparência jovial, despertando o desejo de estarmos sempre com traços mais jovens. Com isso, a procura por produtos cosméticos, processos estéticos em clínicas e cirurgias aumentaram.

O clima também contribui para esse comportamento, pois os corpos em países tropicais tendem a serem mais expostos e isso gera uma autocobrança com sua aparência física.

Nesse meio, a mamoplastia está em primeiro lugar nas operações estéticas mais realizadas, empatando, vez ou outra, com a lipoaspiração. O corpo das brasileiras, conhecido por ter o quadril mais avantajado, muitas vezes faz com que elas desejem dar mais equilíbrio com a parte superior, aumentando o volume das mamas. 

Caso você não esteja passando por nenhum transtorno de distorção da aparência, procurar melhorar a autoestima com certos processos é bem comum. Alguns procedimentos são capazes de aumentar a qualidade de vida das pessoas, e essas operações estéticas são muito bem-vindas nesse momento. As operações mais realizadas no país são:

  1. Aumento de mama 15,6%
  2. Lipoaspiração 14,6%
  3. Cirurgia das Pálpebras 12,5%
  4. Rinoplastia 8,1%
  5. Abdominoplastia 7,5%
  6. Elevação do Seio 1%
  7. Enxerto de Gordura - Face 5,6%
  8. Redução de Mama 4,5%
  9. Facelift 4,3%
  10. Aumento de nádegas - transferência de gordura 3,1%

Os procedimentos cosméticos que mais cresceram foram:

  1. Labioplastia e Rejuvenescimento Vaginal - aumento de 23%
  2. Lift corporal - um aumento de 22%
  3. Aumento das nádegas, implantes - aumento de 18%
  4. Aumento de nádegas usando transferência de gordura - aumento de 12%
  5. Lift das nádegas - um aumento de 17%

 

Como ter um procedimento cirúrgico sem traumas

Ao decidir por uma cirurgia plástica muitos dados devem ser levantados. É muito perigoso recorrer a uma operação de reparação sem saber sobre o assunto. Dessa forma, pesquise, informe-se, procure por indicações de amigos e veja como funcionam os procedimentos mais utilizados pelo médico escolhido.

As pacientes que mais reclamam são as que não seguem as recomendações pós-cirúrgicas. Sendo assim, é indispensável seguir todas as recomendações. 

O cirurgião sempre dá sugestões de acordo com seus conhecimentos e necessidades dos pacientes. Não acredite em teorias fáceis, em cirurgias com promessas milagrosas e em promoções irreais.

Os materiais utilizados para as cirurgias menos invasivas são caros no mercado, desse modo, se o preço for muito inferior, saiba que o seu procedimento também pode ser. 

Atenção ainda aos lançamentos e novidades de mercado. A tecnologia no mundo da estética está aumentando, mas cuidado com procedimentos que não foram devidamente testados e avaliados para serem oferecidos. Pesquise e pesquise!

Você acabou de conferir tudo sobre o pré-operatório da cirurgia plástica. Agora é só conversar com o seu médico e decidir a melhor época para fazer a sua! 

Quer ler outras matérias como essa? Continue acompanhando o blog da Servimedic Technology! Toda semana temos novas publicações!