Como funciona a cirurgia reparadora de mama

Ao decidir fazer uma cirurgia plástica muitos dados devem ser levantados. É muito perigoso recorrer a uma cirurgia reparadora de mama sem saber sobre o assunto, pesquisar os métodos atuais, os melhores médicos da área, equipamentos utilizados no procedimento, como a prótese, o ambiente hospitalar, se é utilizado coxim cirúrgico em gel, entre outras informações.

 

Procurar por indicações de amigos e entender como funcionam os procedimentos é muito importante, já que muitos pacientes se queixam do resultado final de cirurgias plásticas.

 

Por isso, neste post vamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a cirurgia reparadora de mama. Continue a leitura para saber mais! 

 

Como é feita a cirurgia de reparação na mama?

Existem diferentes técnicas de para cirurgia de reparação mamária. A escolha da opção mais adequada depende diretamente de como será a retirada dos seios. É importante reforçar que esse é um procedimento totalmente individual, que leva em conta a porção que foi preservada do tecido mamário, além das características e desejos da paciente.

Técnica DIEP

Em grande parte dos casos, é possível fazer a utilização da prótese de silicone, porém, em algumas situações, recomenda-se aproveitar o tecido de outras partes do corpo da mulher, como na técnica DIEP. Por vezes, a mastectomia não preserva a aréola e os mamilos, o que faz com que essas estruturas também precisem ser reconstruídas. 

Fica a critério da paciente que vai passar pela cirurgia de reconstrução decidir por corrigir ou até mesmo aumentar a mama que não foi atingida pela mastectomia. Mulheres que têm um seio caído ou desproporcional, por exemplo, podem usufruir da cirurgia para corrigir essas assimetrias.

Vantagens da reconstrução mamária

Passar pela reconstrução mamária depois da cirurgia é uma forma de renovar a autoestima e autoconfiança da mulher que está lidando com o problema. 

Em muitos casos, isso reflete completamente no bem-estar e qualidade de vida da pessoa, já que a operação diminui o sofrimento em relação à estética e autoimagem feminina. Estamos falando de um processo essencial para a mulher, em um momento muito delicado. 

Os resultados da cirurgia costumam ser muito satisfatórios, uma vez que restaura o formato do seio, apesar da sensibilidade na região não ser mais como anteriormente. Inevitavelmente, também ficará uma cicatriz, mas o tamanho dependerá de como foi feita a mastectomia. O mais importante é saber que é possível mantê-la o menos visível possível, basta tomar os cuidados necessários. 

reconstituição de mama

Como é o pré e pós-cirúrgico da reconstrução de mama

O preparo pré-cirúrgico é basicamente o mesmo mesmo de qualquer outra cirurgia. Sendo recomendada a realização de exames de sangue, glicemia, coagulação e eletrocardiograma. Essa avaliação antes da operação é fundamental para identificar se há algum risco envolvido e para se certificar das boas condições da paciente para tomar a  anestesia e entender como será sua cicatrização. Alguns cuidados específicos podem ser necessários, como parar com o uso de medicamentos e principalmente parar de fumar.

Reconstituição de mama - cuidados

Já o período pós-operatório da reparação de mama exige que a paciente seja acompanhamento de alguém próximo a paciente. Isso porque ela não poderá fazer esforços físicos, movimentar-se demais, levantar os braços, entre outros. 

Um dreno pode ser adicionado temporariamente, causando um pouco de dor na região do corte. Além dessas orientações, recomenda-se também:

  • Usar o sutiã pós-cirúrgico para manter a sustentação dos seios
  • Seguir rigorosamente todas as indicações médicas
  • Fazer somente os movimentos indicados pelo fisioterapeuta
  • Comparecer a todas as consultas marcadas para trocar os curativos e fazer o acompanhamento correto
  • Não dirigir ou praticar exercícios físicos no primeiro mês
  • Evitar que a região operada seja exposta ao sol 
  • Alimentar-se bem e de maneira adequada, principalmente se houver alguma restrição ou orientação específica
  • Comunicar o médico caso ocorram dores muito fortes, febres ou mau odor nos curativos.

Você acabou de saber como é feita a cirurgia de reparação de mama. Esperamos que tenha gostado desse conteúdo! Leia outras matérias como essa no blog da Servimedic Technology!