Tratamento pós-operatório: tudo o que você precisa saber

Os cuidados durante o tratamento pós-operatório influenciam muito no resultado final de uma cirurgia.

E as precauções desta fase começam assim que a cirurgia acaba, se estendendo para quando o paciente fica em seu quarto de recuperação e seguindo até mesmo depois do período de alta, ou seja, em casa.

Para que tudo ocorra bem nesse momento de recuperação do seu corpo, separamos esse artigo com algumas sugestões básicas de cuidados em seu tratamento pós-operatório, além de te explicar quais procedimentos de zelo são comuns após uma cirurgia.

Siga a leitura e fique por dentro de tudo! 

A importância dos cuidados no pós-operatório

tratamento pós operatório siliconeApós uma cirurgia ser finalizada, ela pode afetar seu corpo a ponto de causar dores, cansaço e fraquezas.

Para que todo o processo de recuperação de uma intervenção ocorra bem, é fundamental se cuidar no pós-operatório.

E quando falamos em cuidados no tratamento pós-operatório, nos referimos a qualquer necessidade depois de uma cirurgia.

Seja a limpeza dos cortes, precauções com pontos, uso de medicação para dor, fazer curativos, ter auxílio no banho e cuidar da alimentação.

Todos esses cuidados e qualquer outro que for indicado por seu médico são importantes para que o seu corpo se recupere e o processo de cicatrização ocorra da melhor forma possível.

Então, ao sair do hospital e voltar para sua casa após uma operação, é fundamental ter em mente que ignorar esses cuidados pode levar a complicações em todo procedimento que foi feito.

Melhores tratamentos pós-operatório 

Para evitar manchas, hematomas, cicatrizes e edemas, alguns procedimentos são comuns na fase de tratamentos pós-operatórios. 

Confira abaixo quais são eles e como funcionam na prática.

Drenagem Linfática

Após uma cirurgia, a passagem de líquidos através da parede dos vasos sanguíneos costuma ser maior.

Também é comum que os canais linfáticos que fazem o escoamento dessa linfa sejam danificados, por isso é corriqueiro que se indique a drenagem linfática após uma operação.

Na prática ela é indicada para fazer a desintoxicação do organismo e a eliminação da retenção de líquidos.

A drenagem linfática geralmente ocorre no tratamento pós-operatório de algumas cirurgias como:

- Lipoaspiração;

- Mamoplastia;

- Lifting facial;

- Abdominoplastia;

- Ginecomastias;

- Blefaroplastia.

Para estimular toda a circulação, a drenagem é feita no corpo todo do paciente e com um foco maior na parte em que houve a cirurgia.

Endermoterapia 

A endermoterapia também é conhecida como vacuoterapia ou cellutec. Para o tratamento pós-operatório, ela indicada por ajudar na recuperação e a obter resultados como:

- Corrigir irregularidades da pele;

- Diminuir hematomas;

- Relaxar os músculos;

- Oxigenar os tecidos;

- Diminuir o edema;

- Acelerar o processo de cicatrização;

- Diminuir o grau de fibrose.

Sua técnica não é invasiva e um dos seus principais benefícios é ser completamente indolor. Trata-se apenas de uma massagem vibratória feita em movimentos circulares.

A ação da endermoterapia é direta no sistema circulatório, ajudando a eliminar toxinas e fazer os nutrientes se deslocarem com mais facilidade.

Toda essa ativação da microcirculação ajuda principalmente na prevenção de fibrose após uma cirurgia.

Radiofrequência 

O aparelho de radiofrequência é capaz de emitir ondas eletromagnéticas que aquecem a derme e hipoderme.

O resultado é propício à contração das fibras de colágeno e estimula a produção das mesmas.

A radiofrequência também aumenta a circulação sanguínea do local em que é aplicada, fazendo todo processo ser indolor.

No tratamento pós-operatório, há a indicação desse procedimento por ele prevenir aderências e a flacidez da pele do paciente.

Assim como a endermoterapia, a radiofrequência é uma massagem quentinha, que pode ser feita em todos os tipos de pele, basta necessitar de uma recuperação da flacidez que uma cirurgia pode ter causado.

tratamento de edema pós operatório 

Para melhorar o seu pós operatório…

Para melhorar o seu pós-operatório, algumas atitudes básicas podem ser tomadas para que sua recuperação seja perfeita. Confira abaixo quais são elas.

Cuide da sua alimentação

Uma dieta líquida geralmente é a recomendação feita para as primeiras 24h após uma cirurgia, por conta do efeito da anestesia.

Depois, seu organismo irá precisar de combustível para a recuperação ser cada vez melhor.

Comece primeiro com alimentos que facilitem sua digestão, como sopas, bolachas de água sal e sucos naturais.

Evite frituras, carnes suínas, doces e alimentos gordurosos para que não haja nenhum risco.

Alimentos que sejam cicatrizantes e antiinflamatórios são uma ótima saída. Invista em alguns como:

- Brócolis;

- Nozes e castanhas;

- Leite;

- Iogurte;

- Frutas (laranja, morango, abacaxi, kiwi).

E mesmo que após sua operação seja difícil comer devido a náuseas e constipação, busque fazer um esforço com uma alimentação leve e em poucas porções.

Não erga pesos ou faça exercícios de impacto 

Atividades de alto impacto e que fazem o paciente erguer muito peso costumam não ser indicadas no tratamento pós-operatório.

Isso porque esses movimentos mais bruscos podem forçar a cicatriz, abrir pontos e ser um problema para a recuperação.

Mesmo que algum exercício seja passado para você durante ou após o período de repouso, ele será adequado para a sua condição.

Evite o sol em excesso

A depender de sua cirurgia, o pós-operatório será bem rígido com a restrição do sol.

Em uma cirurgia plástica, por exemplo, é comum que seja evitado pegar sol durante os 30 primeiros dias do pós-operatório.

E nas primeiras semanas, os médicos não indicam a exposição solar nem mesmo com protetor solar ou com roupas que cubram o corpo todo.

Isso porque, em praticamente todas as cirurgias, o sol pode aumentar o edema, logo, aumentar as chances de sangramento, além de correr o risco de deixar manchas e cicatrizes na pele.

Não beba ou fume 

O cigarro é um grande vilão do o tratamento pós-operatório de qualquer cirurgia, pois ele compromete os pulmões e pode levar a problemas respiratórios.

Ele também é um grande inimigo da cicatrização da pele e pode inclusive aumentar as chances de necrose após algumas cirurgias.

Além disso, o cigarro pode gerar tosses que causam sangramentos nos pontos, por ser um esforço que o paciente faz.

Já a bebida alcoólica não é recomendada no tratamento pós-operatório por prejudicar as ações dos medicamentos no organismo.

Cuide com atenção de seus curativos

Se você ficar responsável pela troca de seus curativos, lembre-se sempre de higienizar suas mãos com álcool volume 70% antes de tocar neles. Tenha em mente que qualquer descuido pode causar uma infecção na área operada.

É importante que durante as trocas você também repare na evolução do local operado, como mudanças na cicatriz, sinais de infeção, inflamação, aumento ou diminuição de dores e afins. Tudo isso é importante de ser repassado ao seu médico.

E, o que usar no pós operatório?

Em um tratamento pós-operatório, sua pele e você precisam repousar, ou seja, usar roupas confortáveis são a melhor opção.

As roupas muito apertadas devem ser completamente descartadas por sobrecarregarem seus músculos e articulações enquanto você faz movimentos simples. Salvo os casos em que a cinta pós-cirúrgica é necessária, e na Servimedic, você encontra os melhores modelos de cintas e modeladores.

Assim, algumas peças de roupas ideais para serem usadas durante sua recuperação são:

- Pijamas com botões;

- Robe;

- Meias de compressão. Em algumas cirurgias pode ser necessário o uso de placas de contenção.

Os melhores produtos para o seu pós operatório você encontra na Servimedic

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, após uma cirurgia, é comum que o paciente fique mais vulnerável, por isso a importância do tratamento pós-operatório.

Além do mais, todos os cuidados tomados depois de uma cirurgia também são responsáveis pela recuperação do corpo, afinal, ainda há riscos de infecções ou complicações após os procedimentos serem finalizados.

Sendo assim, após uma cirurgia, siga as dicas que demos ao longo desse texto, além das indicações que seu médico irá te passar.

E para ficar ainda mais por dentro do mundo da beleza e estética, conheça o nosso blog

Acesse o site da Servimedic e conheça nossos principais produtos