A Mamografia em Próteses de Silicone.

Uma dúvida muito comum entre as mulheres que já fizeram o implante de silicone é saber se pode ou não fazer mamografia com prótese, se há alguma contraindicação ou interferência no resultado do exame. 

Por isso, neste post trouxemos algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto para explicar como funciona o procedimento. 

Continue a leitura para conferir! 

Antes de tudo, o que é mamografia? 

A mamografia é um exame radiológico feito nos seios, capaz de identificar o câncer de mama de maneira precoce. O raio-x fornece imagens detalhadas e em alta resolução, por isso, deve ser feito periodicamente, seguindo as indicações do médico especialista.

Trata-se de um procedimento essencial, tendo em vista que, segundo estimativas, 1 a cada 10 mulheres desenvolvem o câncer em algum estágio da vida.

O recomendado é que mulheres acima de 40 anos façam a mamografia regularmente. Mas essa idade pode variar. Caso haja histórico familiar de câncer de mama, a orientação é que, a partir dos 35 anos, o exame seja realizado uma vez por ano.

Pode fazer mamografia com prótese? 6 Mitos e verdades sobre o assunto!

Se essa dúvida é sua, a resposta é: sim! Não só pode, como deve! Como acabamos de dizer, é imprescindível dar início ao exame após os 40 anos. Basta avisar ao médico sobre a implantação da prótese e tudo certo.Para esclarecer alguns questionamentos, confira agora 6 mitos e verdades em relação à prótese de silicone:

1. O silicone atrapalha a mamografia?

Mito. Se realizado de forma correta, não. Por isso, é importante avisar ao médico e ao radiologista responsável pelo exame.

Isso porque ele precisará posicionar a máquina de modo que consiga visualizar com clareza o tecido mamário, além do mais, quando se tem prótese, a pressão sobre as mamas deve ser menor.

2. Pode fazer exames complementares tendo prótese? 

Sim! Pode ser que o médico solicite outros exames, como ressonância e ultrassom, para complementar a mamografia e garantir resultados mais precisos.

3. O exame de mamografia pode romper o silicone?

Muitas mulheres têm medo que a pressão decorrente da mamografia rompa a prótese de silicone. No entanto, os materiais utilizados para confeccioná-la atualmente são bastante resistentes. E como dito anteriormente, a pressão do exame é reduzida em casos de pacientes que possuem silicone.

Portanto, pode ficar tranquila quanto a isso!

4. A posição da prótese interfere na mamografia?

Verdade! Durante uma parte do exame, ocorre o deslocamento da prótese para que seja possível visualizar todo o tecido mamário.

Esse deslocamento é feito através da chamada manobra de Eklund, que consiste em afastar a prótese para fora do campo da imagem, deixando somente o tecido mamário no suporte para ser observado e radiografado.  

O que acontece é que, quando o silicone é implantado atrás do músculo, esse processo fica mais fácil. Mas não há por que se preocupar. Se a prótese estiver à frente do músculo, basta mudar a posição do mamógrafo.

5. Quem tem prótese, tem mais chance de desenvolver câncer?

Mito. Estudos realizados já mostraram que a prótese de silicone não influencia em nada o surgimento do câncer de mama. Aliás, em média, 10% dos diagnósticos se dão por fatores genéticos.

6. Quem possui prótese sente dor no exame

Mito. O exame, de modo geral, seja para quem tem ou não uma prótese, tende a ser indolor. Entretanto, há mulheres que reclamam de sentir incômodo, o que é completamente normal, já que ocorre a compressão das mamas.

Como é feita a mamografia? Saiba como funciona o exame!

O exame utiliza o mamógrafo, um equipamento que comprime as mamas para conceder as imagens.

Durante a mamografia, a mulher deve ficar em pé, com o seio posicionado entre as duas placas da máquina. Para garantir um resultado mais eficaz, é preciso se manter imóvel e prender a respiração quando solicitado pelo profissional.

Recomendações para a realização da mamografia

A mamografia é um exame livre de preocupações, como deu para perceber. Recomenda-se apenas alguns cuidados básicos antes de realizá-lo. Por exemplo:

- Não usar desodorante, talco ou outros produtos na região dos seios no dia da radiografia
- Vestir roupas leves para facilitar o procedimento e evitar incômodos
- Ter a idade mínima indicada para fazer o exame (dependendo da orientação médica, pode ser acima dos 35 anos)
- Não ser gestante (a menos que haja indicação médica).

O procedimento é bem simples e geralmente leva de 15 a 30 minutos. Portanto, é essencial que a mulher o faça e mantenha sua periodicidade. Estamos falando de um exame altamente eficiente na detecção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

E então, achou que este conteúdo sanou as suas dúvidas? No blog da Servimedic Technology, você encontra muitos outros artigos com temas relacionados à saúde da mulher para se manter sempre informada.