A primeira cirurgia de prótese mamária: quando começou?

Quer saber quando ocorreu a primeira cirurgia de prótese mamária da história? Então, não perca este conteúdo! Continue acompanhando a leitura para entender como tudo começou! 

Quando aconteceu a primeira cirurgia de prótese mamária

Em 1962, a primeira mulher recebeu o primeiro implante de prótese de silicone para aumentar os seios, tratava-se da americana Timmie Jean Lindsey. 

Mais de cinquenta anos depois, o procedimento se manteve em alta e é, hoje, o segundo mais popular do mundo, na categoria de cirurgias plásticas, ficando atrás apenas da lipoaspiração.

Na época, a jovem americana não tinha em mente a decisão de passar pela cirurgia. Ela foi ao hospital com o intuito de somente remover uma tatuagem e, então, os médicos perguntaram se ela teria interesse em participar da primeira tentativa de implante de silicone da história.

Hoje, com mais de 80 anos, Timmie diz: 

“Eu achei que eles tinham ficado perfeitos (...). Eu os sentia tão macios, igual a seios de verdade. Mas só me dei conta do resultado mesmo quando saí na rua e percebi que os homens assobiavam para mim.”

Após o sucesso, os cirurgiões pioneiros Frank Gerow e Thomas Cronin seguiram em frente com a cirurgia. 

As primeiras tentativas do procedimento…

A primeira tentativa médica registrada para aumentar as mamas foi em 1895, quando um cirurgião alemão tentou usar um pedaço de lipoma – um tipo de tecido de gordura – das costas de uma paciente para aumentar uma das mamas da mulher que estava assimétrica, porém, infelizmente a operação não obteve sucesso. 

Os materiais utilizados 

Na primeira metade do século XX, outras tentativas sucederam, no entanto, foram igualmente falhas como a anterior. Isso porque era injetado diversos tipos de materiais nas mamas, como parafina, gordura animal, cartilagem de boi e até mesmo silicone.

Depois de 1950, com um pouco mais de estudos, outros materiais passaram a ser experimentados, mas todos ainda sem nenhum êxito.

Algumas das experiências envolveram, por exemplo, bolas de vidro e implantes de esponja. No caso dos implantes com esponja, estes encolhiam até que se tornavam uma espécie de estria rígida, do tamanho de uma bola de tênis. 

O sucesso chegou! 

Foi em 1961, na cidade de Houston, no estado norte-americano do Texas, que dois médicos – os famosos Frank Gerow e Thomas Cronin – conseguiram desenvolver o primeiro implante de silicone e fizeram sua primeira cirurgia de sucesso para aumentar as mamas de uma paciente.  

Nesse momento, o plástico foi usado para substituir o vidro e, posteriormente, veio a ideia de utilizar o silicone, quando os cirurgiões perceberam que uma bolsa para transfusão de sangue, feita de plástico, tinha uma aparência e consistência muito parecida a de uma mama feminina. 

A primeira paciente, que já mencionamos acima, foi voluntária. Na verdade, ela havia procurado os médicos apenas para remover uma tatuagem nas mamas. Mas de repente a mágica aconteceu! 

Os avanços do procedimento 

As inovações em torno do procedimento não pararam de surgir desde então. Os últimos 50 anos trouxeram diversas novidades e aprimoramentos. Além de imagens 3D, implantes mais modernos, foram criados também novos tamanhos de próteses. 

"Nos primeiros anos, tínhamos apenas quatro possibilidades de tamanho – grande, médio, pequeno e petite. Agora temos mais de 450", diz Biggs.

Não é à toa tamanha popularidade. Em todo o mundo, esta é a segunda cirurgia mais realizada, e na Grã Bretanha é a primeira! 

No ranking de quantidade de mulheres a fazerem a cirurgia, o Brasil está em segundo lugar, perdendo apenas para os Estados Unidos. Já em operações per capita, o Brasil fica em primeiro lugar.

Além do aumento dos seios com fator puramente estético, a prótese é muito usada em casos de mulheres que passaram por mastectomia e tiveram um ou os dois seios removidos por conta do câncer de mama. Esse, inclusive, foi um dos motivos que motivou os pioneiros Frank Gerow e Thomas Cronin em suas experiências.

Você acabou de conhecer a história da primeira cirurgia de prótese mamária. Esperamos que tenha gostado. Para ler outras matérias como essa, não deixe de acompanhar o blog da Servimedic Technology!