A Prótese de Silicone Interfere no Diagnostico do Câncer de Mama?

A mamografia é um tipo de exame de imagem usado para detectar o câncer de mama. O uso de prótese de silicone em relação à realização da mamografia é um assunto que gera diversas opiniões.

Diante disso, neste artigo vamos falar um pouco sobre o uso de prótese de silicone e a realização de exames preventivos para detecção precoce do câncer de mama, continue lendo e entenda mais sobre esse assunto e saiba quais cuidados são necessários.

Como realizar exames de imagem após a cirurgia de implante?

Os exames de imagem são indispensáveis para diagnóstico precoce do câncer de mama e também para o acompanhamento de pequenas lesões que podem surgir no decorrer da vida, como é o caso dos nódulos nas mamas.

Há duas opções de exames de imagem para as mamas: mamografia e ultrassonografia. Ambas possibilitam o diagnóstico do câncer de mama, porém possuem algumas particularidades que podem ser vantojosas em determinadas situações como é o caso da presença da prótese de silicone.

A ultrassonografia fornece resultados de imagens da estrutura interna da mama. Já a mamografia é realizada a partir do mamógrafo que comprime a mama para que seja possível emitir imagens de qualidade.

Quem tem implante de prótese de silicone faz mamografia?

O exame de mamografia pode ser realizado pela maioria das mulheres, independente se possuem ou não prótese de silicone.

É importante que caso você tenha implante de prótese de silicone sempre avise o médico que vai prescrever o exame e também para o profissional que irá realizá-lo, com o objetivo de que alguns cuidados possam ser tomados, confira a seguir:

A Manobra de Eklung

Com o intuito de diminuir a influência do silicone no resultado de imagem, o técnico responsável desloca a prótese para fora do campo da imagem, de forma que somente o tecido da mama fique no suporte para ser radiografado. Antes de realizar o exame consulte seu médico para verificar se esse tipo de manobra é viável para a sua prótese.

A pressão do mamógrafo

Caso você tenha prótese de silicone, antes de realizar a mamografia o técnico responsável precisa ajustar o aparelho para que a pressão exercida seja menor, com o objetivo de evitar a ruptura da prótese.

A prótese de silicone atrapalha a mamografia?

Além dos cuidados mencionados no tópico anterior, também é imprescindível buscar por locais confiáveis e com boa estrutura, sempre pensando na sua saúde e em obter o resultado do exame com a melhor qualidade para que o médico possa avaliar.

Existe diferença no resultado da mamografia?

Conforme mencionado, esse é um assunto muito discutido, inclusive tema de estudos realizados, há quem diga que diminui a qualidade da imagem obtida a partir do exame, mesmo diante dos cuidados citados, o que pode exigir a realização de exames complementares como ultrassonografia ou até mesmo ressonância magnética.

A ultrassonografia pode ser uma alternativa para quem tem prótese de silicone?

A ultrassonografia pode sim ser uma alternativa para mulheres que normalmente já sentiam muita dor ao realizar a mamografia e em casos de manobras para preservar a prótese ou obter melhores resultados sentiram mais dor ainda.

Esse tipo de exame também pode ser uma saída para casos em que os resultados obtidos com a mamografia mesmo com todos os cuidados não foram satisfatórios, impedindo o médico de realizar a análise da imagem.

Outro ponto importante a ressaltar é que a ultrassonografia pode ser realizada a qualquer momento após a cirurgia de implante da prótese de silicone, pois como não realiza nenhuma pressão não interfere na prótese ou no processo de recuperação.

Afinal, é possível ter um diagnóstico assertivo de câncer de mama?

A partir de todas as informações levantadas, podemos afirmar que sim, é possível obter um diagnóstico de câncer de mama, independente da presença da prótese de silicone, o que pode acontecer em alguns casos é se tornar mais difícil ou necessitar de mais de um exame para que se chegue a uma conclusão.

Importante ressaltar que é considerado um sinal de alerta qualquer nódulo mamário em mulheres acima de 50 anos; em mulheres com mais de 30 anos caso o nódulo na mama permaneça por mais de um ciclo menstrual também vale um alerta; mudança no formato do mamilo é algo que pode ser observado em casa no momento do autoexame. 

Portanto, diante dessas alterações ou qualquer outra que fuja da normalidade do seu corpo, procure orientação médica, caso o profissional da saúde julgue necessário alterar o período entre a realização do exame, siga as indicações.


Esse conteúdo foi útil para você? Gostaria de saber mais sobre esse e outros temas que envolvem procedimentos estéticos? No Blog da Servimedic Technology você encontra informações úteis sobre prótese de silicone e exames de prevenção, então o que você acha de ler um pouco mais e estar por dentro de tudo? Nossas dicas sobre prótese de silicone vão te ajudar muito.