Cicatriz da mamoplastia: veja as principais dúvidas!

Mamoplastia de Aumento - Cicatrizes

Antes de decidir sobre realizar a mamoplastia de aumento muitas mulheres perguntam sobre a cicatriz. Afinal, como fica a cicatriz da mamoplastia

Se essa dúvida também é sua, você está no lugar certo! Continue a leitura deste post para saber tudo sobre o assunto!

Cicatriz da mamoplastia: o que você precisa saber 

Todo procedimento cirúrgico deixa algum tipo de marca e no caso da cirurgia de aumento das mamas não é diferente. A boa notícia é que a cicatriz proveniente dessa operação é pequena e fica posicionada em locais altamente discretos.

  1. Onde ficam as cicatrizes da mamoplastia?

É importante frisar que a região da cicatriz varia dependendo do lugar por onde a próteses foi inserida. São 3 opções :

  • Aréola: é o método que produz uma marca mais discreta, sendo praticamente imperceptível;
  • Axila: o lugar da cicatriz é bastante sutil e é o que possui menos incidência de quelóide;
  • Submamária: a região gera uma marca um pouco mais aparente, mas ainda assim muito discreta, além de facilitar o acesso do implante de silicone. 

Para decidir o local por onde a prótese será inserida, é necessário um exame físico para verificar quais as alternativas mais viáveis de acordo com o corpo da paciente. Independentemente disso, a marca geralmente fica quase imperceptível, sem causar nenhum dano estético.

  1. Como se dá as cicatrizes com queloides?

Normalmente, fatores genéticos influenciam muito no desenvolvimento de cicatrizes hipertróficas ou queloides. De modo geral, quem tem pele mais clara pode ter menos predisposição a essas condições. Por outro lado, mulheres de pele morena ou orientais podem ter uma tendência maior ao aparecimento dessas marcas. 

No entanto, isso não quer dizer que vá, de fato, acontecer. Não podemos deixar de enfatizar que os cuidados no pós-cirúrgico farão total diferença no resultado da mamoplastia e isso está além do tom de pele. 

  1. É possível corrigir uma cicatriz da mamoplastia de aumento?

A tecnologia utilizada nas cirurgias plásticas hoje em dia é muito avançada e já dispõe de técnicas que não só permitem melhorar as cicatrizes, como evitar que elas apareçam. Alguns dos principais tratamentos, inclusive, envolvem o uso de pomadas, injeções à base de corticóide na região marcada e placas compressivas de silicone. 

Um ponto essencial a ser ressaltado é que não se deve confundir as queloides ou cicatrizes hipertróficas com a evolução de uma cicatriz normal, que possui um aspecto avermelhado nos primeiros meses após a cirurgia e depois, com o passar do tempo, vai diminuindo gradativamente. 

De qualquer maneira, é fundamental conversar com o médico responsável pelo procedimento para esclarecer todas as dúvidas e saber diferenciar os diferentes tipos de cicatrizes. 

  1. Quais cuidados a paciente precisa tomar no período de recuperação? 

Os cuidados após a cirurgia são simples, apesar de um tanto incômodos. Quando receber alta e for para casa, a paciente deve seguir todas as recomendações que seu médico passar, principalmente em relação aos horários e dosagem das medicações. 

O curativo pode ser removido cerca de 48 horas depois da realização do procedimento. A partir daí, as trocas precisam ser feitas todos os dias, seguindo as indicações do cirurgião. 

Geralmente, a orientação é, em primeiro lugar, lavar as cicatrizes com água corrente e sabão neutro e, na sequência, fazer a higienização com uma solução antisséptica e cobrir os pontos com alguma pomada própria para cicatrização (e que tenha sido recomendada pelo médico também!).

Além disso, é importante utilizar um sutiã pós-cirúrgico diariamente e retirá-lo somente para tomar banho. No primeiro mês, fica proibida a prática de atividades físicas. Todo esforço deve ser evitado para não gerar nenhuma complicação que possa interferir no resultado final. 

Você acabou de conferir as dúvidas mais frequentes sobre as cicatrizes da mamoplastia de aumento. Para ler outras matérias com temas relacionados, continue acompanhando o blog da Servimedic Technology! Até a próxima!