Como é o Pós-Operatório da Mamoplastia?

Após a cirurgia, a transformação da mulher, nos sentidos físico e emocional, é grande. Sua autoestima aumenta e também o número do sutiã. Mas o que muitas não lembram é que terão que se preparar para tomar diversos cuidados no Pós Operatório.
 
Cuidados como dormir de barriga para cima, evitar sol, não carregar peso e não realizar esforços físicos são fundamentais nos primeiros meses e irão ditar como a recuperação será.
 
Neste post, listamos alguns dos cuidados básicos (e essenciais) que se deve ter ao fazer o procedimento. Confira a seguir!  

Pós-operatório mamoplastia: quais os cuidados?

Outros cuidados para os primeiros dias e que acabam sendo pouco citados são: procurar estar sempre em ambientes frescos (para evitar o inchaço), não dirigir, não tomar banho de mar ou piscina, utilizar meias compressivas e procurar ter uma alimentação leve.
 
Outros cuidados para os primeiros dias e que acabam sendo pouco citados são: procurar estar sempre em ambientes frescos (para evitar o inchaço), não dirigir, não tomar banho de mar ou piscina e procurar ter uma alimentação leve.
 
Já após 60 dias, com orientação médica, a liberdade aumenta. Sendo menos necessário qualquer cuidado específico, a paciente está livre para realizar mais atividades e agora com a aparência que desejava!
 
O pós-operatório da mamoplastia, assim como qualquer outra cirurgia, necessita de cuidados especiais para que corra tudo bem e não haja nenhum problema com a cicatrização. 

Pós-operatório da mamoplastia: cuidados necessários

Se você está pensando em fazer a cirurgia ou já fez e está em período pós-operatório, veja agora os principais cuidados para ter uma cicatrização tranquila.

Não movimente os braços

A recuperação da mamoplastia limita os movimentos dos braços. Dessa forma, é fundamental que você os mantenha juntos ao seu corpo, não os levantando na lateral, para frente ou para cima.

Como essa situação compromete bastante a mobilidade, nossa indicação é contar com o apoio de um parente ou amigo nessa fase, para te ajudar com algumas tarefas básicas do dia a dia que exigem movimentos dos braços.

Faça repouso

O repouso é um dos principais cuidados para uma boa recuperação do procedimento, principalmente nas duas primeiras semanas.

Por isso, nesse período, é muito importante que você tenha alguém de confiança para te auxiliar nas atividades de rotina, como fazer a higiene pessoal, tirar e colocar roupas, colocar o sutiã pós-operatório, entre outras.

Como citamos anteriormente, a movimentação dos seus braços ficará limitada, então, para não mexer a prótese ou sentir dor, faça repouso e peça ajuda sempre que precisar fazer movimentos bruscos.

Não faça exercícios físicos

Nas primeiras semanas após a cirurgia de mamoplastia, não é indicado que o paciente vá para a academia, nem faça esforço em casa.

Isso porque o esforço físico da musculação pode mover a prótese e causar dor, alterando o resultado final da operação.

Por outro lado, embora o repouso seja uma orientação para ter uma boa recuperação, você não precisa passar o dia deitada.

Pequenas caminhadas estão liberadas, desde que não haja nenhum tipo de movimento brusco, especialmente na região dos braços.

O seu médico irá lhe informar a partir de qual mês você poderá voltar a praticar exercícios, sendo essa uma restrição que varia de acordo com cada tipo de organismo e cirurgia realizada.

Não se esqueça de usar o sutiã pós-cirúrgico

O sutiã pós-cirúrgico é o que irá sustentar seus seios nos primeiros momentos da recuperação. É a partir dele que suas mamas ficarão estáveis, sem flacidez e terão uma cicatrização mais rápida.

Além do mais, o sutiã reduz o inchaço nos seios, diminui a dor no local e previne o deslocamento da prótese.

Por isso, a peça precisa ser usada ao longo de todo o dia e toda a noite, ou seja, ao dormir também. Sua retirada só é autorizada para tomar banho.

Faça drenagem linfática

Como a mamoplastia acumula líquidos entre os tecidos que foram impactados, é comum que haja a indicação da drenagem linfática depois da cirurgia.

Esse acúmulo de líquidos faz a região operada ficar inchada, e a drenagem linfática entra em cena justamente para diminuir esse inchaço, direcionando todo líquido para a corrente sanguínea, garantindo a sua eliminação.

Durma de barriga pra cima 

Durante a cicatrização, que exige um bom período de repouso, só é possível dormir de barriga para cima.

Para isso, você pode colocar dois travesseiros na parte de cima das costas para ficar um pouco mais confortável.

Evite se expor ao sol 

A exposição ao sol deve ser evitada ao máximo ao longo da recuperação.

Isso é um cuidado básico, afinal, os raios solares escurecem as cicatrizes da cirurgia e podem deixar sua pele com manchas roxas permanentes.

É por essa razão que recomendamos fazer a cirurgia entre as estações de outono e inverno, para não correr risco de pegar sol.

Além disso, quando você for liberada para tomar sol, será necessário usar e abusar do protetor solar!

Por fim, esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender quais os cuidados necessários na recuperação da mamoplastia e pós-operatório.

Atente-se, portanto, a todos os pontos que citamos aqui, desde as limitações nos movimentos dos braços, evitar exercícios físicos pesados e sobretudo em relação ao uso do sutiã. E se tiver qualquer dúvida a mais, converse abertamente com o seu médico. 

Gostou desse conteúdo? No blog da Servimedic Technology, você encontra muitos outros materiais sobre a saúde da mulher. Acesse semanalmente e mantenha-se sempre informada!