Explante de silicone: tudo o que você precisa saber

Milhares de mulheres procuram todos os anos por um cirurgião plástico para colocar prótese de silicone no seio, e os motivos para isso são variados: de fatores estéticos a casos de mastectomia. Se esse é um procedimento cirúrgico tão conhecido, há outro que ainda não é tão popular: o explante de silicone!

Você sabe para que serve? 

De modo resumido, trata-se da retirada do implante mamário através de uma cirurgia. É sobre isso que vamos falar no post de hoje! A seguir, veja como ele é realizado, quando é indicado e descubra como fica a mama após o explante!

Explante de silicone: o que você precisa saber 

Muita gente acha que depois que as próteses mamárias são colocadas não é possível retirá-las. No entanto, o explante é totalmente viável e vem sendo bastante procurado. O melhor de tudo é que novas técnicas estão sendo criadas, o que deixa os resultados ainda mais satisfatórios

Embora a realização desse procedimento, muitas vezes, seja por indicação médica, há também um aumento da procura por parte das mulheres, e isso pode ser explicado por diversas razões.

Uma delas é a parte estética. Às vezes, a paciente já não se sente bem com o uso do silicone ou com o tamanho dos seios e decide remover. 

Outros motivos para a retirada do silicone devem ser preconizados pelo cirurgião plástico em avaliação clínica. 

Quem precisa fazer explante de silicone?

Quem colocou a prótese de silicone há mais de 10 anos, pode optar pela troca ou pelo explante. Além disso, existem casos em que, mesmo que a pessoa não queira, o médico pode orientar que a cirurgia seja feita. 

No geral, isso acontece quando há alguma complicação com o implante que possa causar dano à saúde.

O importante é que você saiba que a remoção pode ser feita.A seguir, veja as situações mais comuns:

Linfoma de células grandes

O linfoma de células grandes é um câncer que acomete o sistema imunológico. Algumas vezes, as células anaplásicas são encontradas na própria prótese mamária e, por isso, o explante de silicone se faz necessário. Muitas vezes, quando o linfoma é diagnosticado bem no começo, apenas a retirada da prótese já é suficiente para tratar a doença. 

Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA)

Existe também a chamada Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA), uma reação do corpo a algo que ele entende como estranho. Nesse caso, a prótese mamária. Como a reação imunológica é desencadeada pela presença do implante, o explante acaba sendo o melhor tratamento. 

Contratura capsular

Esse é outro tipo de reação que o organismo pode ter após o implante mamário. A contratura capsular consiste na criação de uma cápsula ao redor da prótese, que é produzida pelo organismo, na intenção de isolar o material. O problema é que o tecido é fibroso e rígido

Uma vez que o implante é envolvido pelo tecido fibroso, acaba enrijecendo a mama e causando dor. Em algumas situações, é vista até a alteração do formato da cápsula e, consequentemente, do seio. Quando isso ocorre, é possível tanto fazer o explante de silicone, quanto trocar a prótese. Tudo dependerá da avaliação profissional e, claro, da decisão da paciente. 

Ruptura da prótese

A ruptura pode ser assintomática. Entretanto, quando o diagnóstico não é feito rapidamente, a pessoa pode notar o aparecimento de nódulos no seio e sentir dor.

Independentemente, quando a prótese se rompe, o explante mamário se torna obrigatório. Porém, assim como acontece na contratura capsular, se a pessoa desejar, dá para fazer um novo implante. 

Estética 

O explante é indicado para a mulher que não está satisfeita com o tamanho dos seios e deseja diminuí-los. 

Como é feito o explante de silicone?

O procedimento é realizado por meio de uma cirurgia. De maneira resumida, o médico consegue usar o mesmo local da incisão do implante para fazer o explante. Assim, evita a formação de mais cicatrizes. 

Contudo, se não for colocada uma nova prótese no lugar, a mulher pode perceber uma flacidez na mama, mas que dá para ser corrigida com enxertia de gordura, por exemplo. 

(Atenção: tudo isso deve ser conversado com o médico).

Como ficam os seios após o explante

Com a retirada da prótese, as mamas ficam flácidas, como acabamos de dizer. 

No entanto, há diversas técnicas novas que podem ser usadas para a correção. A escolha da melhor opção será feita pelo médico, que levará em consideração o quadro clínico, bem como o volume de silicone a ser retirado. 

De maneira geral, as técnicas são semelhantes ao que é feito em uma cirurgia redutora de mamas, na qual se utiliza o tecido mamário para recompor o seio esteticamente.