Mamoplastia de Aumento: Como Trocar os Curativos

Mamoplastia de aumento é a cirurgia de implante de prótese de silicone e assim como qualquer outro procedimento cirúrgico exige cuidados, dentre eles a troca de curativos no pós-operatório.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre como deve ocorrer a troca de curativos e demais cuidados no pós-operatório.

Entenda como são os pontos da mamoplastia

O tipo de ponto a ser utilizado após a cirurgia plástica pode variar devido a fatores como experiência e percepção do cirurgião, histórico médico do paciente,isto é, há variáveis que podem influenciar nas escolhas feitas pelo médico.

Geralmente, em casos de mamoplastia os pontos utilizados são internos e absorvíveis pelo próprio corpo. Esse tipo de ponto colabora para que a cicatriz fique menos aparente, uma vez que ficam em uma camada da pele não visível.

Outra vantagem do fio absorvível consiste no fato de que não precisa ser removido pelo cirurgião ou outro profissional qualificado.

Qual a maneira correta de fazer curativo no pós-operatório?

Primeiramente, é importante ressaltar que nas primeiras 48h tanto o curativo quanto sutiã pós-operatório deverão ficar fechados e sem contato com água, portanto o banho deverá ser apenas da cintura para baixo e caso haja necessidade de lavar os cabelos, esse processo deverá ser feito assim como ocorre em salões de beleza.

Após as primeiras 48h depois da cirurgia, remova o sutiã e as bandagens de algodão ainda deitada, na sequência remova o curativo ao redor do dreno. Tome banho com água morna e higienize o corpo com sabonete líquido. Importante secar a região do seio com uma toalha limpa e diferente do restante do corpo.

Enxugue muito bem a região das mamas, porém sem esfregar, se possível finalize a secagem com um jato de água fria do secador. Aguarde cerca de dez minutos para iniciar o novo curativo com gaze e micropore ao redor do dreno, caso a incisão ainda esteja coberta pela cola cirúrgica, cubra apenas com uma bandagem de algodão.

Quanto tempo usar curativo mamoplastia?

Após 21 dias a cola cirúrgica é retirada e ainda é necessário continuar com os curativos pelo período de três semanas, sempre realizando o curativo após o banho. Nesse período é muito importante realizar a hidratação das mamas, inclusive auréolas e cicatrizes. 

Após 45 dias é necessário um retorno para avaliação da continuidade dos curativos com gaze e micropore ou se já é possível iniciar o uso da fita de silicone.

A fita de silicone ajuda na cicatrização da cirurgia de prótese de silicone?

A fita de silicone, juntamente com outros cuidados já mencionados, podem colaborar positivamente para o processo de cicatrização no pós-operatório

O uso das fitas de silicone equilibra a função de barreira da pele, além da hidratação e da oclusão da região da cicatriz, favorecendo o processo de recuperação da pele. Outro fator que colabora é o material, silicone, que já foi estudado e identificado como benéfico para essas circunstâncias.

Quantas horas por dia devo usar a fita de silicone?

Quanto ao uso diário das fitas de silicone, o ideal é consultar a opinião do profissional de saúde que te acompanhou durante toda a cirurgia e recuperação. 

O indicado é que o uso seja feito por pelo menos 12h diárias, sendo o ideal 24h por dia, para obter melhores resultados.

Quanto tempo é necessário usar a fita de silicone?

Para cicatrizes recentes, ou seja, se você iniciar o uso assim que liberado pelo médico no período pós-operatório, será necessário utilizar por 6 meses, caso se trate de cicatrizes mais antigas o uso pode se prolongar por até 12 meses.

Caso você note qualquer alteração na cicatriz, procure orientação médica, para que a região seja reavaliada e caso necessário novos cuidados possam ser tomados.

Como usar as fitas de silicone?

O uso é simples, antes de aplicá-la na pele, retire a embalagem de plástico que protege as fitas e aplique na pele limpa e seca. As fitas normalmente possuem tamanhos retangulares, caso sua cicatriz seja maior do que a fita, utilize mais de uma para que toda a extensão da cicatriz seja coberta e protegida.

Quais são os tipos de fitas de silicone para cicatriz?

Existem dois tipos de fitas de silicone, a descartável e a reutilizável. A descartável é a mais indicada por ser mais higiênica e preservar mais a região da cicatriz, porém tem como fator negativo o custo a longo prazo. Já a fita de silicone reutilizável pode ser usada até 20 vezes, sendo uma opção mais econômica, mas lembre-se, caso opte pela versão reutilizável, é imprescindível realizar a higienização após o uso.

Gostou desse post falando um pouco mais sobre mamoplastia? No Blog da Servimedic Technology você encontra informações úteis sobre mamoplastia e pós-operatório, então o que você acha de ler um pouco mais sobre esse assunto? Nossas dicas sobre prótese de silicone vão te ajudar muito.