Mamoplastia de Aumento: Contratura Capsular

Contratura capsular é uma complicação decorrente do implante da prótese de silicone. Procedimento que tem crescido muito nos últimos anos, o que também tem impactado no aumento de casos de contratura.

A esse respeito, neste artigo vamos inicialmente conceituar o que é contratura capsular, para na sequência abordar como é feito o diagnóstico, entender quais são as possíveis causas e quais são as saídas para o tratamento, continue a leitura e confira todo esse conteúdo.

O que é contratura capsular?

Cápsula é o nome dado à membrana que reveste a prótese de silicone, a contratura ocorre quando essa cápsula fica endurecida, o que pode ocasionar alteração no formato da mama e inclusive causar dores.

Vale ressaltar que a formação dessa membrana ocorre naturalmente pelo organismo em toda paciente que faz implante de silicone, porém costuma ser fina e delicada.

Como é Realizado o Diagnóstico da Contratura Capsular?

O diagnóstico inicialmente é feito de forma clínica, tendo como complemento a realização de exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética.

Por esse e outros motivos, é importante a realização de exames ginecológicos anualmente, pois a contratura pode ser identificada previamente, antes de causar dores, reduzindo o sofrimento da paciente.

Como definir o grau da contratura?

Normalmente, o próprio médico que assina o laudo após a realização do exame de imagem já informa o grau da contratura capsular.

A contratura capsular pode ser classificada em 4 diferentes graus, conhecidos como grau de Beker, metodologia que indica o grau de intensidade da contratura, podendo ser:

Grau I: neste grau a mama está macia, como se não houvesse prótese de silicone.

Grau II: o seio está levemente endurecido e a prótese continua palpável.

Grau III: considerado nível moderado, neste cenário a mama aparenta certa assimetria e endurecida.

Grau IV: contratura considerada grave, pois o seio está bem endurecido, com uma distorção visível e a mulher sente dores.

Quais são as possíveis causas do desenvolvimento de contratura na prótese de silicone?

O que causa a contratura capsular de fato ainda é algo não definido, porém existem cenários que podem favorecer.

Alguns cirurgiões acreditam que as pacientes podem desenvolver essa condição a partir de complicações no pós-operatório, de forma que bactérias se alojaram na parte externa da prótese, causando uma reação inflamatória que resulta em uma fibrose em excesso na cápsula.

Outras causas também podem influenciar no surgimento de contraturas capsulares, como hematomas e vazamento de silicone após o implante.

É possível prevenir?

Sim, é possível prevenir ainda durante a cirurgia de implante da prótese de silicone. O cirurgião precisa considerar inserir o silicone a partir de técnica atraumática e tomar outros cuidados no momento do implante.

Sendo assim, esse é apenas mais um dos motivos que você deve considerar ao escolher o profissional responsável por sua cirurgia, optando pela qualidade na hora da realização do procedimento.

Como é feito o tratamento após o diagnóstico?

O tratamento varia de acordo com o grau de contratura indicado pelo médico que avaliou clinicamente ou a partir da realização de exames de imagem. 

Nos casos em que os sintomas são mais leves é possível tratar clinicamente com a administração de medicamentos com corticóides. Esse tipo de abordagem tem o objetivo de impactar no sistema imunológico da paciente, de forma que comece o processo de redução da fibrose ao redor da prótese de silicone.

Quando a contratura capsular é mais intensa, grau III ou IV, somente é possível tratar a partir da realização de cirurgia.

Como é feita a cirurgia?

Quando o quadro da paciente se agrava ao ponto de precisar de cirurgia, é necessário a retirada da prótese de silicone, a partir disso o médico fará a limpeza de todo o encapsulamento do silicone.

Na maioria dos casos, a prótese é retirada em bloco, ou seja, o silicone juntamente com a contratura capsular. Com exceção dos casos em que há enraizamento nos tecidos adjacentes, neste cenário é necessário a retirada por partes.

Após a retirada o médico faz uma limpeza do local em que a prótese estava alojada e fecha a incisão, porém sem implantar a prótese novamente.

Nos casos cirúrgicos, após quanto tempo é possível fazer implante de silicone?

De modo geral, a paciente precisa ficar sem prótese por um período de 6 meses, para que o corpo se recupere e diminua a possibilidade de desenvolvimento de nova contratura capsular em grau avançado.

No período em que a paciente ficar sem a prótese é necessário seguir o tratamento clínico indicado pelo médico, no caso a ingestão de corticoides.

Gostou das informações compartilhadas a respeito do tema? Gostaria de saber um pouco mais sobre prótese de silicone e demais cuidados necessários? No Blog da Servimedic Technology você encontra conteúdo de qualidade. Nossas dicas sobre prótese de silicone vão te ajudar a sanar todas as suas dúvidas.