Prótese de Silicone e a Elasticidade da Pele

Prótese de silicone e estrias: o que você precisa saber

Quer entender a relação da prótese de silicone e estrias? Então, este conteúdo é para você! Continue a leitura para saber mais sobre como funciona a elasticidade da pele após o procedimento de mamoplastia

Entenda a relação da prótese de silicone e estrias 

A pele é o maior órgão do corpo humano, é ela que protege nossos órgãos internos dos micro-organismos existentes na atmosfera. Apesar da sua importância, muitos não dão a devida atenção.

 

Para ficar mais claro, devemos falar sobre sua divisão em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. 

A epiderme é a camada externa, responsável pela resistência aos micro-organismos. A derme é a camada central que cuida da elasticidade e firmeza da pele,formada principalmente por fibras de colágeno. E, por último, a hipoderme, constituída por células de gordura, que variam de acordo com o acúmulo de gordura de cada pessoa.

A camada principal que precisa ser avaliada antes da mamoplastia de aumento é a derme, pois ela ajudará a indicar o tamanho da prótese ideal para cada corpo, sem que haja risco da formação de estrias. Por isso, conversar abertamente com o cirurgião é extremamente necessário. 

tipos de estrias

Tipos de estrias que surgem no corpo

Antes de mais nada, é válido entender o que são as estrias e como elas surgem no corpo. Toda vez que nossa pele estica de maneira exagerada, as fibras elásticas e colágenas se rompem e aí aparecem as temidas estrias, que podem ser: 

Vermelhas: essas são as marcas iniciais, podem ser avermelhadas ou roxas e depois de um tempo ficam com a coloração branca.

Brancas: são estrias mais antigas, não apresentam nenhum problema para a pele e já são consideradas permanentes. Porém, é possível minimizá-las com tratamentos estéticos. 

Atróficas: essas são aquelas estrias que possuem uma aparência mais funda na pele. 

Hipertróficas: marcações com contornos, bem visíveis na pele. 

As principais causas do aparecimento das estrias 

Entre as principais causas das estrias , podemos destacar a fase de crescimento na adolescência, gravidez, aumento de peso e o implante de silicone nas mamas. 

estrias após implante de silicone

Por que o implante de silicone causa estrias? 

Essa é a pergunta feita pela maioria dos pacientes que passou ou pretende passar pelo procedimento. Quando a prótese de silicone é colocada, ocorre a distensão de todos os tecidos mamários, inclusive a pele das mamas.

Sempre que a pele é distendida, ela acaba por sofrer um rompimento das camadas mais profundas, que originam as estrias. Quanto maior for essa distensão da pele, maior é a probabilidade de surgirem as estrias.

As marcas podem aparecer independentemente do tamanho da prótese, pois a capacidade de tolerar a distensão da pele é particular de cada paciente. Desse modo, não dá para saber e afirmar que a pessoa terá estrias depois do implante. 

Normalmente, os cirurgiões fazem uma avaliação minuciosa, levando em conta o biotipo da paciente, para indicar o tamanho mais indicado para cada uma. 

Hoje em dia, existem próteses inteligentes, confeccionadas em materiais de alta qualidade, que se adaptam facilmente ao corpo, deixando o implante com um aspecto natural e reduzindo as chances de estrias.

Mas, lembre-se: o procedimento deve ser feito com um cirurgião plástico de confiança, que tenha experiência e esteja integrado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

prevenir estrias após implante de silicone

Dicas que podem prevenir o surgimento das estrias 

Além dos cuidados pós-operatório, incluir pequenos hábitos podem ajudar a prevenir as estrias não só nas mamas, como em outras partes do corpo:

– Mantenha a pele hidratada com um bom hidratante (todos os dias!)

– Utilize protetor solar todos os dias 

– Beba bastante água 

– Tenha uma alimentação nutritiva e balanceada para evitar o famoso efeito sanfona, que faz com a pessoa emagreça ou engorde constantemente

– Pratique atividades físicas.

Com pequenos cuidados, é possível evitar a elasticidade da pele e preveni-la das temidas marquinhas. 

E então, esse artigo foi útil para você? Para ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar o blog da Servimedic Technology!