Prótese de Silicone e Estrias: Mitos e Verdades

Para darmos direcionamento e poder informar sobre o aparecimento de estrias após o implante de prótese de silicone é bom introduzirmos, primeiramente, o que seriam as estrias e o porquê delas aparecerem. As estrias tendem a surgir por diversos fatores: falta de hidratação, excesso de estiramento na pele, grande exposição ao sol, entre outras. A pele é o maior órgão do corpo humano e está sempre exposto a radiações solares, poluições do ar e, ainda com toda essa exposição, necessita ir evoluindo em nosso corpo de acordo com nossas mudanças físicas, isso se torna uma dificuldade já que corpo aumenta e diminui com o tempo, o que é normal para todos. A pele conta com elasticidade e, em algumas vezes, nós a impulsionamos para uma estica de forma exagerada, o que seria, exemplificando, uma paciente sem volume algum de seio ou glúteo vir a colocar uma prótese com uma quantidade grande de ml, fazendo assim, que haja a necessidade da pele se alterar excessivamente de seu estado natural, desse modo, as fibras elásticas de colágeno vão se rompendo e com isso surgem as estrias no localizadas nas mamas ou glúteos.

As estrias possuem algumas fases, umas mais fáceis de serem removidas do que outras, elas são:

Vermelhas: estão em sua fase inicial, se apresentam com tons avermelhados ou roxos e posteriormente vão se transformando até alcançar à coloração branca.

Brancas: essas já são aquelas mais difíceis de serem tratadas, pois já estão “cicatrizadas” a mais tempo na pele. Não trazem nenhum risco para a saúde, mas incomoda por estar fixa a pele e tende a não sair mesmo com procedimentos estéticos, mas podem ser amenizadas com alguns tratamentos.

Atróficas: estrias que contém texturas mais grossas, muitas vezes marcam de forma profunda a pele.

Hipertróficas: são facilmente notadas por possuir contornos marcantes na pele.

colocar_silicone

AS PRINCIPAIS CAUSAS DO NASCIMENTO DE ESTRIAS NA PELE

Estrias estão longe de ter sua formação devido a procedimentos estéticos ou fatores exteriores, sua maior causa está relacionada com o crescimento natural do corpo humano. Uma das fases mais comuns de se apresentar essas linhas na pele vem da adolescência, fase onde crescemos rápido e a pele tem de acompanhar todo esse desenvolvimento repentino. Na gravidez, período em que mulher transforma massivamente seu corpo em 9 meses, também é o momento da aparição das estrias e também, no ganho de peso, é comum para todos adquirir essas marcas na pele. Assim, não seria surpresa algumas estrias apareceram após um implante mamário, é uma reação natural da pele. 

TIRANDO AS DÚVIDAS SOBRE A LIGAÇÃO ENTRE PRÓTESE E ESTRIAS

As estrias que ocorrem em momentos pós-operatórios, destacando o de prótese mamária, podem atingir qualquer mulher, independentemente da quantidade de silicone. Assim que é feito o procedimento e a paciente estar portando seu implante podem haver o surgimento de estrias de coloração rosada ou avermelhada em sua pele. Essas são as mais fáceis de serem tratadas e retiradas com procedimentos estéticos.

Durante o procedimento de implante de prótese de silicone, ocorre uma distensão alta da pele, onde a paciente que, até então, não possuía volume em seus seios tem essa mudança repentina em seu corpo e isso, ocorrendo de maneira não gradativa, pode acarretar a distensão da pele. O estiramento ocorrido de forma gradual ou imediata na pele, após a cirurgia, traz alterações nas fibras e com isso, possivelmente o nascimento de marcas. Dessa forma, ocorrem as lesões das camadas profundas da pele que só notamos com o aparecimento de estrias. Isso é importante que seu médico te explique no período de pesquisa sobre o tamanho da prótese que você deseja, pois quanto maior a prótese mais chance terá de ocasionar essas lesões, porém, qualquer prótese pode trazer consigo essas sequelas, isso vai da pele de cada pessoa e de como ela se encontra antes do processo cirúrgico. Cada pessoa tem um limite da distensão da pele e com isso os resultados se tornam imprevisíveis, mas todo cuidado e informação para ajudar é bem-vindo.

Agora você já sabe, antes da cirurgia de implante de prótese mamária, o cirurgião da sua escolha fará uma avaliação do seu tipo físico e também da situação que se encontra sua pele antes da cirurgia, verificar a quantidade de tecido que você possui para suportar a prótese e te dar dicas sobre um possível resultado e sinais que podem aparecer, então, achando uma adequada para seu corpo. Hoje em dia a tecnologia está avançada para esses procedimentos, onde encontra-se diversos tipos de próteses que vão de encontro com a modelagem do corpo da paciente, provavelmente os sinais de alerta para precaução serão fáceis de identificar, diminuindo as chances de estrias aparecerem.

Mas é claro, esse procedimento necessita de um excelente acompanhamento medico, um cirurgião plástico de sua confiança com conhecimento para uma boa avaliação e diminuir futuras estrias, auxiliando para sua prevenção.

 

ALGUMAS DICAS PARA VOCE PREVINIR AS ESTRIAS:

- Hidratações caseiras com cremes de seu gosto

- Protetor solar diariamente para auxiliar na precaução

- Ingestão de líquidos (preferencialmente água ou sucos naturais)

- Alimentação saudável e balanceada, evitando a perda e ganho de peso em curto tempo

- Evitar a ingestão a ingestão em excesso de doces e gorduras

- Ter uma rotina médica para checar taxas hormonais (aumento da produção de estrogênio e progesterona tendem a fragilizar as fibras de colágeno e elastina, assim sendo rompidas com mais facilidade)

- Prática de exercícios físicos

 

CUIDANDO ANTES DA OPERAÇÃO DA PRÓTESE DE SILICONE:

Uma das principais formas de evitar o aparecimento de estrias na pele é mantendendo uma boa carga de hidratação. Hidratantes com base de ureia são os melhores nessa ocasião, possuem qualidade para tornarem as fibras elásticas da pele ainda mais resistentes para amenizar o estiramento que foi ocasionado, desse modo não há o rompimento das fibras, mantendo o colágeno intacto. Outros tipos de hidratantes são os de óleo de mosqueta, vitamina E, óleo de semente de uva, coco e de amêndoas. Após o banho a pele está mais suscitava a receber hidratação por loções, absorvendo com mais intensidade esses produtos, recomenda-se que haja a hidratação no local no mínimo duas vezes ao dia. Para melhorar dos resultados, tente começar esse processo um mês antes da cirurgia e mantê-lo três meses após.

A escolha do tamanho da prótese também é importante para evitar problemas na pele. Volumes de silicones exagerados para seu corpo e sua quantidade de tecido torácica podem acarretar em problemas com estrias, pois não há uma quantidade boa de pele para ser esticada drasticamente. Não passar do limite indicado pelo médico para a sua proporção corporal, pois causará sobrecarga nas mamas e um alto estiramento.

COLOQUEI MINHA PRÓTESE DE SILICONE. AS ESTRIAS JÁ SURGIRAM, O QUE FAÇO AGORA?

Como não existe um manual da pele e todos temos diferentes resultados com os cuidados pessoais, mesmo depois de todo o passo a passo que indicamos, ainda podem surgir estrias em sua pele. Mas isso é comum e existem outros métodos mais profissionais que poderão te ajudar a se livrar ou amenizar esses sinais. Com esses tratamentos, costumeiramente, feitos em clínicas de estética, impulsionará a produção natural de colágeno na área dos seus seios, melhorando os aspecto das lesões causadas pelo estiramento da pele. As técnicas são:

Carboxiterapia: Consiste na injeção de dióxido de carbono (CO2) como estimulante e regenerador celular, causando a produção de novas fibras de colágeno na pele, amenizando a coloração e possivelmente fazendo desaparecer as estrias. 

 

Radiofrequência e Luz Intensa Pulsada: São aplicações de luzes sob tecidos subcutâneos por meio de ondas de calor, estimulando a pele a produzir colágeno, esse tratamento é visível em sua capacidade de afinar as estriar na pele.

Peeling químico e de diamante: Ambas as técnicas acarretam descamação da pele dos seios, tratamento com foco em regeneração. O uso de ácidos como retinóico, lático, tricloroacético, salicílico e glicólico esfoliam a pele, formando uma nova mais firme, que já nasce resistente ao estiramento causado pelo silicone. 

Laser CO2 e Erbium fracionado: Método que vai de encontro as fibras de colágeno existente da pele e estimula sua remodelação, dando o aspecto de uniformidade. Esse Laser é mais indicado para as estrias que já se encontram na coloração branca, as quais já são mais complicadas de tratar, estando cicatrizadas. Os métodos nem sempre irão atingir 100% do resultado eliminando as estrias, porém amenizam bem sua aparência.

Radiofrequência e infravermelho: Consiste no aquecimento da pele, mas somente da camada superficial, portanto é um dos métodos que menos causam “danos” à pele. Também são indicados para seios com uma certa flacidez após o estiramento, podendo tratar desses dois problemas com apenas um método. Com oito sessões já nota-se o resultado satisfatório, o tratamento precisa ter intervalos de 21 dias entre as suas elaborações.

Preenchimento com ácido hialurônico: Esse produto será injetado diretamente nas estrias, fazendo o preenchimento, trazendo mais uniformidade e estimulando o colágeno da pele.  

Divulsão dérmica: É um método mais agressivo e indicado como um dos últimos recursos de tratamento em estrias de coloração vermelha e também profundas. É feito com agulhas próprias para tratamento que, usadas no local da estria, rompem o interior da derme e atinge a deformação que causa os sinais, é necessário aplicação de anestesia localizada. Os hematomas provocados pelo tratamento estimulam a produção de colágeno no local, este tratamento pode vir a ser mais demorado e um pouco dolorido. 

Drenagem linfática: Conhecida por reduzir inchaços causados por retenção de líquidos corporais, a drenagem também pode ser utilizada na amenização de estrias causadas por líquidos que ficam localizados nas mamas e que são imperceptíveis. Esse tratamento pode ser de prevenção para que não haja o aparecimento das lesões sob a pele.

 

AUXÍLIO AO TRATAMENTO ESTÉTICO

Independente do tratamento que você irá desejar para sua pele após o implante, o mais indicado é a hidratação diária feita em casa, ajudando na recuperação e auxiliando em tratamentos estéticos feitos em clínicas. O uso constante de cremes com os ativos corretos em sua formulação também atuam na prevenção do aparecimento das estrias. Farmácias de manipulação são ótimos lugares para elaborar cremes com todos os princípios ativos necessários para o tratamento. Alguns dos mais procurados para obter esses resultados são: vitamina C, E, D-pantenol, ácido lático, ácido hialurônico, retinol. 

 

DIAGNÓSTICOS SOBRE ESTRIAS NA PELE

Em caso de aparições de uma grande volume de estrias no corpo, procure um médico dermatologista para avaliação, ele poderá solicitar outros exames, pois estrias também podem ser sinal de doenças, por exemplo, do tipo endócrinas.

Estrias: Mitos e Verdades