Com que idade pode colocar silicone: entenda as recomendações

 

Saber com que idade pode colocar silicone é uma dúvida bastante frequente entre as mulheres jovens que cogitam fazer a cirurgia. 

A mamoplastia de aumento é o procedimento mais realizado no Brasil, porém, apesar de ser comum, pode trazer riscos se as orientações médicas não forem seguidas corretamente. 

Sendo assim, antes de saber a idade ideal para colocar a prótese de silicone, é importante frisar que o preparo emocional e a compreensão do porquê a paciente deseja se submeter a cirurgia são de extrema importância. 

Então, neste post vamos explicar um pouco sobre todos esses pontos que mencionamos para que você, que pretende realizar uma mamoplastia, não se arrependa e fique satisfeita com o resultado. 

Continue a leitura para conferir tudo! 

Mamoplastia - causas

Principais causas para a realização da mamoplastia entre as mulheres 

A cirurgia de aumento das mamas tem crescido muito entre adolescentes e mulheres mais jovens. São várias as razões que levam uma pessoa a querer passar pelo procedimento, mas em grande parte está relacionado a questões estéticas, na qual a mulher não se sente confortável com o tamanho ou formato dos seus seios e, por isso, decide fazer a mamoplastia.

Entre os principais motivos para a execução da cirurgia, podemos listar os seguintes:

- Hipomastia (quando as mamas são pequenas)

- Ptose (quando há flacidez nas mamas)

- Assimetria mamária (mamas assimétricas)

- Mamas Tuberosas (mamas com aspecto cilíndrico e com aréolas grandes)

- Mastectomia (mulheres que sofreram uma cirurgia de retirada da mama e desejam reconstruí-la)

- Mamilos invertidos (retração do órgão para dentro da mama).

Com que idade pode colocar silicone?

Segundo pesquisas, em média, uma a cada dez mulheres com menos de 18 anos têm vontade de colocar silicone. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a mamoplastia é indicada somente depois que os seios já tiverem se desenvolvido. 

Isso porque há uma série de fatores que influenciam no período da pré-adolescência até atingir a maioridade. A menstruação, por exemplo, influi totalmente no crescimento das mamas. 

Caso a adolescente tenha uma menstruação tardia, as mamas podem se desenvolver até os 18 anos. Não se trata de uma regra, mas o mais ideal seria que ocorresse pelo menos dois anos depois da primeira menstruação, pois os hormônios tendem a estabilizarem.

Vale enfatizar ainda que, ao contrário do que muitos pensam, o desenvolvimento das mamas nas meninas tem início antes mesmo da puberdade.

Ao passo que a puberdade vai se aproximando, o corpo passa por mudanças importantes e se prepara para a “vida adulta”. Nessa fase, os ovários começam a liberar hormônios, como estrógeno e progesterona. 

Como consequência dessa liberação, há o aumento na quantidade e tamanho das células, como as glândulas mamárias e o estroma, o tecido que as sustenta. O crescimento das mamas se dá por conta dos feixes de dutos que começam a se dividir e aumentarem. 

Trata-se de um processo delicado e complexo que envolve a formação de estruturas, como lóbulos, botões alveolares e botões terminais. É por tudo isso que os médicos orientam esperar pelo menos dois anos após a menarca. 

Mamoplastia para menores

Afinal, menor de idade pode colocar prótese de silicone?

Pode-se dizer que sim, diante do que mencionamos acima. No entanto, se a paciente for menor de idade, é necessário que o responsável legal autorize e afirme estar ciente dos riscos envolvidos. 

Além disso, a idade mínima para a realização da cirurgia é de 16 anos. É válido também que os pais e a adolescente conversem juntos com o especialista no momento de decidir o tamanho da prótese. 

Prepare-se não só o corpo, como o psicológico!

Somente a mulher pode decidir se a mamoplastia é, de fato, o que ela quer para sua vida e o momento mais adequado para fazê-la. Independentemente da idade, é preciso se preparar, sobretudo, psicologicamente e ter certeza de que é isso mesmo o que você quer

Depois de se sentir segura com a situação, o médico fará uma avaliação das condições físicas da paciente e investigará se existe alguma contraindicação ou restrição para dar continuidade. Se estiver tudo certo com a saúde da mulher, o procedimento será liberado. 

Você acabou de conferir com que idade pode colocar silicone e as recomendações para a operação. Esperamos que este conteúdo seja útil e te ajude a tomar a melhor decisão. 

Para ler outros artigos com temas relacionados, informações e dicas de saúde da mulher, é só acompanhar o blog da Servimedic Technology. Até a próxima!