Prótese de silicone: tudo o que você precisa saber

Hoje em dia, a vontade de colocar silicone é vista por diversas idades e com muito mais frequência do que há alguns anos. Porém, nem todas as mulheres que têm esse desejo sabem verdadeiramente o que é e como funciona tal procedimento. Para começar a esclarecer melhor, daremos início pelo primordial: o que é silicone

É exatamente isso que vamos explicar! Continue a leitura para entender tudo sobre o assunto! 

O que é silicone: o que você precisa saber?

No contexto das cirurgias plásticas estéticas, a prótese de silicone é comumente associada ao procedimento de aumento mamário. Nesse caso, o silicone é inserido cirurgicamente sob o tecido mamário ou o músculo peitoral, a fim de proporcionar um aumento no tamanho e melhorar a forma dos seios.

As próteses são fabricadas a partir de um envelope de elastômero de silicone e preenchidas com gel de silicone coeso ou com solução salina estéril. Elas vêm em diferentes tamanhos, formas e perfis, permitindo uma personalização de acordo com as características físicas e desejos da paciente.

Quais os tipos de prótese de silicone?

Uma prótese de silicone é um implante médico utilizado para aumentar o tamanho e a forma dos seios. É feita de uma cobertura de silicone preenchida com gel de silicone coeso.

Existem diferentes tipos de próteses de silicone disponíveis, variando em termos de forma, perfil, revestimento e conteúdo interno. Alguns dos principais tipos:

  1. Prótese de silicone redonda: essa é a mais comum. Possui uma forma esférica simétrica, proporcionando plenitude tanto no polo superior quanto no inferior do seio. É frequentemente usada para obter um aumento no volume dos seios e uma projeção mais pronunciada.
  2. Prótese de silicone anatômica (ou em formato de gota): essa tem forma mais natural, imitando a aparência dos seios. Apresenta base mais larga e uma projeção maior no polo inferior, o que dá uma aparência mais suave e um contorno mais semelhante ao formato natural dos seios.
  3. Prótese de silicone texturizada: essa conta com uma superfície texturizada ou rugosa. A textura ajuda a reduzir o risco de formação de cicatriz ao redor, dando maior aderência aos tecidos circundantes. Por isso, é muito usada em cirurgias de reconstrução mamária.
  4. Prótese de silicone lisa: ao contrário da anterior, a prótese de silicone lisa tem uma superfície suave, que desliza mais livremente dentro do tecido mamário, deixando um ar de mais naturalidade. 
  5. Prótese de silicone de perfil baixo, médio ou alto: o perfil se refere à projeção da prótese. As de perfil baixo possuem projeção mais suave, enquanto as de perfil alto têm uma projeção mais acentuada. A escolha depende das características físicas da paciente e do resultado que ela almeja. 
  6. Quais são os tipos de prótese de silicone? Existem dois tipos principais de prótese de silicone: as de superfície lisa e as de superfície texturizada. As próteses de superfície lisa têm uma cobertura suave, enquanto as de superfície texturizada têm uma cobertura rugosa que ajuda a prevenir a formação de cicatrizes e a reduzir o risco de contratura capsular.
  7. Quais são os tamanhos disponíveis? As próteses de silicone estão disponíveis em uma variedade de tamanhos, que são medidos em volume de gel. O tamanho escolhido dependerá das preferências e objetivos da paciente, bem como das recomendações do cirurgião plástico.
  8. Quais são os riscos e complicações associados à prótese de silicone? Embora a maioria das mulheres não experimente complicações graves, existem alguns riscos associados à prótese de silicone. Isso inclui infecção, sangramento, formação de cicatrizes, contratura capsular (quando a cápsula de tecido ao redor do implante se contrai e fica rígida) e ruptura do implante.
  9. Quanto tempo dura uma prótese de silicone? As próteses de silicone não têm uma vida útil definida. No entanto, é recomendado que as mulheres façam exames regulares para verificar a integridade dos implantes e considerem a substituição após cerca de 10 a 15 anos.
  10. Como é o processo de recuperação após a cirurgia? A recuperação após a cirurgia de prótese de silicone pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente envolve algum desconforto, inchaço e sensibilidade nos seios. É importante seguir as instruções do cirurgião plástico para garantir uma recuperação adequada.
  11. Quais são as considerações estéticas a serem feitas antes da cirurgia? Antes de optar por uma prótese de silicone, é importante considerar o tamanho e a forma desejados dos seios, bem como a proporção com o restante do corpo. É recomendado discutir essas considerações com o cirurgião plástico para garantir resultados estéticos satisfatórios.

Converse sempre com um profissional antes de tomar qualquer decisão!

O médico especialista em cirurgia plástica é a pessoa indicada para avaliar o paciente e dizer se ele deve ou não se submeter ao procedimento, explicar os possíveis riscos e benefícios associados ao procedimento. 

Durante a consulta com o profissional, você poderá discutir suas expectativas, histórico médico, alergias, qualquer condição de saúde pré-existente e tirar todas as dúvidas sobre o implante da prótese. 

O cirurgião realizará uma avaliação completa e fornecerá informações detalhadas sobre o processo, incluindo os tipos de implantes disponíveis, os resultados esperados e os cuidados pré e pós-operatórios.

Lembre-se de que a decisão de colocar próteses de silicone é pessoal e deve ser baseada em informações confiáveis, bem como na orientação de um médico qualificado.

Importante que cada caso é único e é importante consultar um cirurgião plástico qualificado para obter informações e orientações personalizadas sobre a prótese de silicone.

E então, gostou desse conteúdo? Leia outros materiais como esse acessando o blog da Servimedic Technology semanalmente!