Próteses de Silicone - Mito ou Verdade Sobre Seu Rompimento.

Próteses de silicone rompida: como e por que acontece? 

Prótese de silicone rompida é um tema bastante comum. Muitas pessoas deixam de fazer a cirurgia, por medo que o silicone se rompa e traga problemas. Mas não é assim que funciona, as próteses de hoje em dia são muito mais resistentes e feitas com materiais extremamente qualificados. 

Existem, sim, alguns relatos de ruptura pós-trauma, como quedas de grande altura ou impacto de material em grande velocidade. Mas se tratavam de implantes muito antigos.

Por isso, no post de hoje vamos falar um pouco mais sobre o rompimento do silicone e suas principais causas! 

Prótese de silicone rompida: como identificar? 

A maioria dos pacientes não apresenta nenhum sintoma ou sinal clínico quando o implante está rompido, sendo considerada uma ruptura “silenciosa”

Já os pacientes sintomáticos podem apresentar contratura capsular, nódulo/massa na mama ou alteração no formato e firmeza da mama.

Para confirmar o diagnóstico, a pessoa pode passar por um exame de ecografia ou por uma RM, que notifica mais de 90% dos casos de rompimento da prótese. 

rompimento de prótese de silicone

Quais são os tipos de rompimento mais comuns 

A ruptura da prótese pode ser intracapsular (contida na cápsula fibrosa) ou extracapsular, quando o silicone se espalha para o tecido mamário e eventualmente para os linfonodos que drenam as mamas. 

O primeiro, intracapsular, não gera nenhum problema de saúde. Já o segundo, extracapsular, pode causar granulomas de silicone (siliconoma) tanto no parênquima mamário como nos linfonodos.

Quando sintomáticos, estes siliconomas devem ser retirados através de cirurgia. Além disso, sempre que uma prótese de silicone for dada como rompida, ela precisa ser trocada, assim como o gel de silicone livre e a cápsula ao redor do implante.

Se for do desejo da paciente, ela pode fazer um novo implante de silicone

Cuidados após o implante de silicone

Como evitar a prótese de silicone rompida? 

Alguns cuidados pós-cirúrgicos são essenciais para evitar que a prótese se rompa. Veja quais são!


Siga o tempo de repouso orientado pelo médico 

Após a cirurgia, a prótese de silicone precisa ficar estabilizada. Quando a paciente não cumpre o repouso da forma correta, o silicone pode se mover e sair do lugar. Isso faz com que o corpo reaja à sua presença iniciando um processo de rejeição.

sutiã cirúrgico

Use o sutiã pós-cirúrgico

O sutiã pós-cirúrgico é fundamental nesse processo! Entre suas principais funções, está justamente manter a prótese imóvel. 

Mantenha acompanhamento médico

Como em todos os casos que tratam da saúde, especialmente se tratando de uma cirurgia, a prevenção é sempre o melhor caminho. Embora as complicações com a prótese praticamente não aconteçam, fazer o exame preventivo de mama é imprescindível para acompanhar e ajudar a identificar qualquer problema.

Entretanto, vale a pena destacar que as próteses atuais são extremamente resistentes, duráveis e bem feitas. Então, não há necessidade de trocá-las periodicamente se os exames indicarem que elas estão em bom estado.

A mamoplastia de aumento, como já falamos diversas vezes por aqui, é um procedimento muito comum, que tem sido cada vez mais procurado. Apesar de toda intervenção cirúrgica envolver riscos, se tomado os cuidados necessários, não há com o que se preocupar.

Esperamos que este conteúdo tenha sanado suas dúvidas sobre o rompimento da prótese de silicone. Acessando o blog da Servimedic Technology, você encontra muitas outras matérias como essa. Até a próxima!