Após a Mastectomia

Após a MastectomiaA mastectomia é a retirada parcial ou completa de uma ou de ambas as mamas. Este procedimento é indicado apenas para pacientes que já tiveram câncer de mama, ou para aquelas que já perderam algum familiar com o diagnóstico desta doença antes dos 50 anos.
 
Após a mastectomia as mulheres costumam relaxar um pouco, mas não se engane, o autoexame continua sendo essencial. Durante o toque você pode sentir alguma diferença na temperatura da pele na região operada, pode identificar o surgimento de caroços e outras alterações na mama que devem ser comunicadas imediatamente ao seu médico.
 
Sabemos que os seios carregam parte da autoestima e feminilidade e que após ter o membro retirado muitas mulheres entram em depressão, por isso é indicado que você faça caminhadas frequentes, pratique exercícios físicos, marque muitos encontros com os amigos e familiares e procure se distrair o máximo possível, mas isso só após o período pós-operatório.
 
Não tenha medo de após a mastectomia fazer imediatamente uma mamoplastia, colocar silicone é a melhor opção para quem faz a cirurgia. Conversando com o seu médico vocês analisam o melhor tipo e tamanho de próteses e veem se existe a necessidade da colocação de expansores antes do silicone.