Saiba quais os principais cuidados após a mastectomia

Quer saber quais os cuidados após a mastectomia? Então, este post é para você! Continue por aqui para ler mais! 

A mastectomia é uma das intervenções cirúrgicas mais utilizadas para o tratamento do câncer de mama. Hoje, os procedimentos cirúrgicos mais realizados para a doença são a retirada total da mama, que é a masto, e a cirurgia conservadora, que consiste na retirada parcial da mama.

Para a escolha do tipo de cirurgia, são levados em conta aspectos como o tamanho e localização do tumor, o estágio da doença, a quantidade de nódulos na mama e o estado de saúde do paciente. 

Em algumas situações, é preciso fazer também o esvaziamento axilar, que é basicamente a retirada dos linfonodos da axila. Os linfonodos são órgãos do nosso sistema linfático que trabalham na defesa do organismo, protegendo-o contra possíveis infecções.

Por isso, os cuidados depois do procedimento são essenciais, principalmente quando ocorre o esvaziamento axilar. Então, a seguir, você vai conferir como se cuidar no pós-operatório!

Cuidados após a mastectomia: o que você precisa saber

Alguns cuidados são fundamentais para evitar infecções e complicações depois da cirurgia de mastectomia. Veja o que fazer para ter uma boa cicatrização: 

  • Lave bem as mãos com água e sabão sempre que for tocar na incisão, seja para higienização ou troca de curativo. 
  • Mantenha o curativo coberto e livre de umidade até que a pele esteja completamente cicatrizada.
  • Não molhe a região cirurgiada para evitar qualquer tipo de infecção. 
  • Não troque ou retire o curativo sem a permissão e orientação do seu médico.
  • Lave a região do corte com água corrente e sabonete neutro. Depois, seque delicadamente com uma toalha macia, sem friccionar ou fazer pressão sobre a pele. 
  • Use roupas leves e confortáveis. Sutiãs e peças apertadas devem ser evitadas.

Cuidados após a mastectomia

Cuidados gerais com o corpo depois de passar pela mastectomia

Não apenas os cuidados com a cicatriz e o curativo são importantes, a atenção com o corpo também é imprescindível. Portanto:

  • Até que o médico libere, não faça exercícios pesados com o braço e ombro.
  • Não carregue peso em hipótese alguma com o braço do lado operado (nem bolsas e sacolas!).
  • Faça somente movimentos leves, que ajudem a aumentar a circulação e a amplitude da mobilidade, impedindo o enrijecimento das articulações.
  • Proteja sua pele contra os raios solares. A exposição ao sol deve ser liberada pelo seu cirurgião e sempre com o uso de filtro solar. 
  • Proteja-se contra picadas de insetos, mordidas de animais e demais situações que possam causar ferimentos e propiciar infecções.
  • Se quiser remover os pelos das axilas, use um barbeador elétrico. Quanto menos movimentação e esforço, melhor. 
  • Nesse período, use somente desodorantes do tipo bastão e sem álcool.
  • Tome apenas os medicamentos que forem receitados pelo seu médico.

Mastectomia - autoexame

Por fim, outro ponto crucial que devemos ressaltar após a mastectomia é que o autoexame continua sendo essencial. Durante o toque, é possível sentir se há alguma diferença na temperatura da pele na região operada, identificar o surgimento de caroços e outras alterações na mama. Se perceber qualquer anormalidade, comunique seu médico imediatamente.

E então, achou que esse conteúdo foi útil? Esperamos que ele possa te ajudar de alguma forma. E se quiser acompanhar outras matérias como essa, não deixe de acessar o blog da Servimedic Technology!