Por que e quando fazer a Mastectomia preventiva?

A mastectomia preventiva é a remoção cirúrgica de ambos os seios, com o intuito de prevenir ou reduzir as chances da mulher ter câncer de mama.

Mulheres com grandes chances de desenvolver a doença optam por este método. Entre os principais motivos, está o histórico familiar, no qual o membro da família foi diagnosticado com a doença antes dos 50 anos. 

Algumas pessoas que já tiveram câncer em uma das mamas também escolhem radicalizar a doença dessa forma, não permitindo que ela chegue ao outro seio. Mas será que é uma boa ideia? É sobre isso que vamos falar no post de hoje! 

A seguir, você vai conferir as principais dúvidas sobre o assunto! 


Mastectomia preventiva: veja as dúvidas mais comuns!

Na mastectomia é possível reduzir aproximadamente 90% das chances da paciente desenvolver a doença. Existem pacientes, inclusive, que fazem testes periodicamente para checar se entre seus genes é encontrada alguma mutação que possa aumentar o risco da doença, como: o BRCA1 ou o BRCA2.

É por isso que a procura pelo procedimento tem aumentado. Confira agora as principais dúvidas!

  1. Como funciona a mastectomia preventiva?

Como dissemos, a cirurgia consiste na retirada da região interna da mama, a glândula mamária, junto aos ductos mamários (locais onde os tumores costumam aparecer).

  1. Como é feita a cirurgia?

Nesse caso, o cirurgião faz um corte na base da mama e retira a glândula mamária, mantendo o músculo peitoral, a pele, a aréola e os mamilos preservados.
No entanto, se a paciente desejar realizar a reconstrução mamária posteriormente, o médico aproveitará para implantar a prótese de silicone após o procedimento.

  1. Quais as indicações para a mastectomia preventiva?

A cirurgia é indicada nos seguintes casos:

  • Se a mulher tiver um risco elevado de desenvolver a doença 
  • Além disso, é necessário complementar com tratamento de radioterapia ou de quimioterapia (desde que o médico recomende)
  • Se a paciente descobrir precocemente um carcinoma in situ, ou localizado, para evitar que a doença progrida.
  • Quando a mulher tem histórico familiar de câncer de mama

O mais importante é que a mulher vá anualmente a um ginecologista de confiança para fazer avaliações preventivas e verificar se está tudo certo com a saúde das mamas. Percebendo qualquer tipo de sintoma que possa indicar um tumor, como o surgimento de algum caroço, vermelhidão ou secreção nos seios, informe ao médico imediatamente.

  1. Quais as contraindicações? 

Algumas das contraindicações são:

  • Pacientes fumantes 
  • Que tenham obesidade 
  • Outras comorbidades, como: hipertensão e diabetes.

Vale ressaltar que somente o médico especialista poderá dizer se a mulher pode ou não realizar o procedimento. Portanto, se você se enquadra nessa lista e pretende se submeter a cirurgia, converse com o profissional para sanar todas as suas dúvidas. 

Saiba quais os cuidados após a mastectomia 

  • Lembre-se sempre de lavar muito bem as mãos com água e sabão antes de manusear a incisão do procedimento. 
  • Mantenha o curativo sempre seco e coberto, até que ocorra o processo de cicatrização da pele 
  • Não se esqueça que a região da cirurgia precisa se manter seca para evitar possíveis infecções
  • O curativo só deve ser retirado mediante indicação do seu médico ou enfermeiro 
  • Vista-se com roupas leves e bem confortáveis, evitando sutiãs ou peças que apertem a região dos seios.

(Leia também: Tratamento pós-operatório: tudo o que você precisa saber).

Você acabou de conferir os principais pontos em relação à mastectomia preventiva. Esperamos que esse artigo tenha sido útil. E lembre-se: a única pessoa que pode fazer qualquer recomendação sobre o procedimento, é o seu cirurgião. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, converse abertamente com ele. 

Gostou desse conteúdo? No blog da Servimedic Technology, você encontra diversos materiais com temas relacionados. Não deixe de acompanhar!