Reconstrução Mamária pelo SUS

Reconstrução Mamária pelo SUS

Mesmo após a Lei nº 12.802 ter sido sancionada, apenas 10% das pacientes brasileiras foram submetidas a mastectomia pelo SUS e conseguiram fazer a cirurgia de reconstrução mamária imediata.

Um dos grandes motivos desse déficit é a falta de profissionais treinados para esse tipo de cirurgia. Pensando nisso, a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) fechou um convênio com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, para que juntos possam proporcionar aos mastologistas uma educação médica continuada em técnicas de cirurgias reconstrutivas.

Segundo a diretora da SBM, a cirurgia de reconstrução mamária é uma evolução do tratamento do câncer de mama, que une a segurança do tratamento oncológico com o melhor resultado estético possível.

Para reconstruir as mamas junto à cirurgia oncológica, é envolvido um maior número de profissionais e por isso a SBM continua a buscar parcerias de instituições públicas em todo o país para formar mais mastologistas especializados em reconstrução mamária.

A reconstrução mamária pode ser feita com o tecido da própria paciente ou com as próteses de silicone e é praticada, preferencialmente, durante a cirurgia oncológica.