As melhores dicas para diminuir inchaço na gravidez

Como diminuir inchaço na gravidez é uma dúvida comum de muitas mulheres durante a gestação e provavelmente a sua também, pois você está aqui! 

Antes de tudo, a gente gostaria de avisar que esse inchaço é normal, seja nos pés, nos dedos ou até mesmo no rosto.

E também é comum que ele aumente conforme a gestação vá avançando, pois o seu bebê está crescendo e precisando de mais espaço em seu corpo.

É claro que mesmo que essa situação seja típica, ela também pode indicar alguma complicação que é preciso investigar com seu obstetra.

Mas calma! Para te ajudar com tudo sobre esse assunto, preparamos esse artigo completo, com dicas para diminuir inchaço na gravidez e alguns pontos para ficar atenta em relação a esses inchaços.

Vem com a gente!

diminuir inchaço na gravidez

Por que acontece o inchaço na gravidez?

Como falamos acima, a busca por como diminuir inchaço na gravidez é alta, mas antes de saber algumas dicas para fazer isso, é preciso entender porque esse inchaço acontece.

A resposta mais clara diz respeito ao aumento do tamanho do útero, que pode ser de até 20 vezes. Bastante, não é mesmo?

Então, naturalmente o órgão comprime a veia cava e desacelera a circulação do sangue no corpo. Desta maneira, o sangue fica acumulado, principalmente nos membros inferiores do corpo da gestante.

O inchaço na gravidez também acontece por conta dos hormônios, que levam a mulher a ter uma flacidez no sistema venoso. Como as veias do corpo têm receptores para eles, elas ficam com as paredes mais flácidas na gestação, causando um edema venoso.

Tudo isso, em resumo, faz o sangue ficar estagnado nas veias e impede que os vasos sanguíneos funcionem corretamente, levando ao inchaço.

Inchaço na gravidez: quando devo me preocupar?

Antes de ficar por dentro de como diminuir inchaço na gravidez, também é preciso ficar de olho em quando você deve se preocupar com ele.

O inchaço pode estar indicando um coágulo sanguíneo que pode dar origem a trombose, ou estar relacionado a uma complicação renal, principalmente quando há sintomas como dormência nas mãos, dores na nuca e muito aumento de peso.

Ele pode também estar relacionado a pressão alta, que pode levar a complicações maiores, como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e Síndrome Hellp.

Para que todas essas opções sejam descartadas, é importante conversar com o seu obstetra ou ir em busca de atendimento médico emergencial para grávidas.

Principais dicas para diminuir inchaço na gravidez

Abaixo, confira oito sugestões para diminuir inchaço na gravidez!

Beba bastante água 

A hidratação é essencial ao longo de toda nossa vida e durante a fase da gestação não é diferente.

E para diminuir inchaço na gravidez, a lógica da hidratação é que quanto mais água você bebe, menos líquido o seu corpo retém.

Isso porque a sua urina é mais estimulada e é por meio dela que você elimina o excesso de água no seu corpo e várias toxinas.

Cuide da sua alimentação

Para diminuir inchaço na gravidez, os cuidados com a alimentação são fundamentais.

Produtos enlatados, por exemplo, devem ser evitados, pois tem muito sódio e conservantes na composição, o que aumenta a retenção de líquido e, consequentemente, leva ao inchaço, principalmente nos tornozelos e nos pés.

Sendo assim, busque cortar itens enlatados como sardinha, ervilha, atum e também embutidos como salame, presunto e mortadela.

Nesta fase de sua vida, prefira alimentos diuréticos, que além de diminuir inchaço na gravidez, hidratam o corpo e eliminam líquidos e sódios pelo xixi.

Esses alimentos são:

  • melancia;
  • melão;
  • laranja;
  • morango;
  • maracujá;
  • agrião;
  • salsão;
  • espinafre;
  • couve;
  • rúcula;
  • brócolis.

Você pode comer esses alimentos tanto em sua forma natural, como preparados com sopas, sucos, chás, purês e afins.

Faça alguns exercícios

Exercitar os pés e tornozelos ajudam na circulação sanguínea, logo, ajudam a diminuir inchaço na gravidez nessas regiões.

Tente dobrar e esticar o pé para cima e para baixo, cerca de 30 vezes, ou girar os pés em um círculo, de um lado e para o outro, aproximadamente oito vezes.

Se o seu médico obstetra permitir, faça atividades físicas também, mas lembre-se: elas devem ser de baixo impacto, como pilates, caminhadas ou bicicleta.

Não fique na mesma posição por muito tempo

Ficar na mesma posição por muito tempo, principalmente sentada, dificulta ainda mais a circulação do sangue.

Então, se você ainda segue trabalhando durante a gestação e precisa ficar muito tempo sentada, por exemplo, tente fazer algumas pausas para caminhar um pouco.

Nós também recomendamos o uso de apoio para os pés, para que eles fiquem para cima, evitando o acúmulo de sangue nesta região.

Fique com os pés elevados

dicas para diminuir o inchaço na gravidez

Como já adiantamos acima, ficar na mesma posição ajuda a aumentar o inchaço, então, o ideal é se movimentar.

Outra opção, se você precisa ficar na mesma posição no trabalho ou em casa, é manter os pés e pernas para cima.

Você pode usar almofadas e travesseiros para fazer isso, ou até mesmo se apoiar em outro banco que estiver na sua frente.

Esses atos ajudam a diminuir inchaço na gravidez pois favorecem a circulação de sangue nos membros inferiores.

Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma massagem que melhora toda a circulação e ajuda a diminuir inchaço na gravidez.

Ela também tem potencial de reduzir a retenção de líquidos, sendo isso ideal para esse momento da sua vida.

UtIlize meias de compressão

Caso seu médico permita, use meias de compressão para diminuir inchaço na gravidez.

Além de evitarem o acúmulo de líquido, elas ajudam a evitar o surgimento de varizes durante a gestação.

Se o uso for autorizado, coloque as meias de compressão logo pela manhã, para que o inchaço não aconteça ao longo do dia.

Opte também por meias que irão percorrer dos pés até o quadril.

Conheça as nossas meias de compressão e melhore ainda mais os seus cuidados durante e pós gravidez!

Conclusão

Com esse artigo, nossa missão era te apresentar algumas dicas de como diminuir inchaço na gravidez.

Para isso, citamos sugestões e entramos em detalhes de pontos como:

  • beber bastante água;
  • cuidar da alimentação;
  • fazer exercícios;
  • não ficar na mesma posição por muito tempo;
  • elevar os pés;
  • fazer drenagem linfática;
  • usar meias de compressão.

Esperamos que nossas dicas te ajudem nesse momento tão especial que é a gestação!