Como diminuir inchaço na gravidez: as melhores dicas 

Saber como diminuir inchaço na gravidez é uma dúvida comum durante a gestação. Mas já adiantamos que esse inchaço é normal e que ele pode, sim, aumentar conforme a gravidez vai avançando, seja nos pés, nos dedos ou até mesmo no rosto

Entretanto, apesar de ser normal, é sempre bom ficar atenta. Por isso, para explicar tudo sobre o assunto, preparamos este artigo completo! 

É só continuar a leitura para conferir! 

Por que acontece o inchaço na gravidez?

O inchaço se dá devido ao aumento do tamanho do útero, que pode ser de até 20 vezes. Bastante, não é mesmo?

Assim, naturalmente o órgão comprime a veia cava e desacelera a circulação do sangue. Dessa maneira, o sangue fica acumulado, principalmente nos membros inferiores do corpo da gestante.

Além disso, os hormônios também são uma das causas, pois fazem com que a mulher tenha uma flacidez no sistema venoso. Como as veias do corpo têm receptores para eles, elas ficam com as paredes mais flácidas na gestação, causando um edema venoso.

Tudo isso, em resumo, faz o sangue ficar estagnado nas veias e impede que os vasos sanguíneos funcionem corretamente, levando ao inchaço.

Quando devo me preocupar com o inchaço durante a gravidez?

O inchaço deve despertar preocupação quando estiver relacionado a um coágulo sanguíneo, o que pode dar origem a trombose, ou se tratando de uma complicação renal, principalmente se houver sintomas de dormência nas mãos, dores na nuca e muito aumento de peso.

Outro ponto de atenção é em relação à pressão alta, que pode gerar complicações maiores, como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e Síndrome Hellp.

Para que todas essas opções sejam descartadas, é importante conversar com o seu obstetra ou buscar atendimento médico emergencial para grávidas.

Dicas valiosas para diminuir o inchaço na gravidez

A seguir, confira 6 dicas de como diminuir o inchaço na gravidez!

1. Beba bastante água 

A hidratação é essencial ao longo de toda nossa vida e durante a fase da gestação não é diferente.

Para diminuir o inchaço, a lógica da hidratação é que quanto mais água você bebe, menos líquido o seu corpo retém.

Isso porque a urina é mais estimulada, e é por meio dela que você elimina o excesso de água no corpo e várias toxinas.

2. Cuide da alimentação

Os cuidados com a alimentação são fundamentais!

Produtos enlatados, por exemplo, devem ser evitados, porque possuem muito sódio e conservantes na composição, o que aumenta a retenção de líquido e, consequentemente, leva ao inchaço, especialmente nos tornozelos e nos pés.

Sendo assim, corte do seu cardápio produtos enlatados, como sardinha, ervilha, atum e embutidos, como salame, presunto e mortadela 

Prefira alimentos diuréticos, que ajudem a hidratar e eliminar o sódio pela urina, como:

  • melancia
  • melão
  • laranja
  • morango
  • maracujá
  • agrião
  • salsão
  • espinafre
  • couve
  • rúcula
  • brócolis.

Você pode ingeri-los tanto em sua forma natural, como preparados com sopas, sucos, chás, purês e afins.

3. Faça alguns exercícios

Exercitar os pés e tornozelos ajudam na circulação sanguínea, logo, diminuem o inchaço nessas regiões.

Tente dobrar e esticar o pé para cima e para baixo, cerca de 30 vezes, ou girar os pés de um lado e para o outro, aproximadamente 8 vezes.

Se o seu médico obstetra permitir, faça atividades físicas também, mas lembre-se: elas devem ser de baixo impacto, como pilates, caminhadas ou bicicleta.

4. Não fique na mesma posição por muito tempo

Ficar na mesma posição por muito tempo dificulta ainda mais a circulação do sangue.

Então, se você ainda segue trabalhando durante a gestação e passa muito tempo sentada, procure fazer algumas pausas para caminhar um pouco.

O uso de apoio para os pés, para que fiquem para cima e evitem acumular sangue, também é muito recomendado.

5. Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma massagem que melhora toda a circulação e ainda minimiza a retenção de líquidos. Portanto, é bastante indicada, 

6. Utilize meias de compressão

Caso seu médico permita, use meias de compressão. Além de impedirem o acúmulo de líquido, elas evitam o surgimento de varizes durante a gestação.

Se autorizada, coloque-as logo pela manhã, para que o inchaço não aconteça ao longo do dia.

A dica é escolher meias que vão dos pés até o quadril.

E então, gostou deste conteúdo? Esperamos que ele te ajude durante a sua gestação! E não se esqueça: beba bastante água, cuide da alimentação e faça exercícios leves! Tendo esses cuidados, temos certeza que você terá uma gravidez muito mais leve e tranquila!

Agora, se quiser ler outros artigos como esse, é só acompanhar o blog da Servimedic Technology semanalmente! Até a próxima!