Autoexame

Autoexame

O CANCÊR DE MAMA PODE SER NOTADO POR VOCÊ

Câncer de mama é mais frequente em mulheres e é também a principal causa dos óbitos nesse gênero. Existem alguns fatores de riscos como idade avançada, uso externo de hormônios femininos (reposição), mulheres que optaram por ter filos após os 35 anos, não amamentaram, menstruaram precocemente (antes dos 12), entraram mais tarde na menopausa (após os 50 anos), histórico familiar com alguma desregulação genética ou peso excessivo. Os genes BRCA1 e BRCA2 também são um fator de risco importante para quem é portador, mas não podemos dizer que somente apresentando algumas dessas características citadas é que você deve se preocupar com a doença, muitas mulheres desenvolvem o câncer ser ter em lista esses sintomas.

Uma das formas de prevenção recomendadas pelos médicos é o autoexame: o toque!Indicado ser feito pelas mulheres periodicamente. 

Recomenda-se que todas as mulheres, maiores de 20 anos, realizem o autoexame de prevenção, médicos informam que 80% dos tumores nas mamas foram detectados pelas próprias pacientes. Quando a mulher tem conhecimento total da aparência e dofuncionamento do seu corpo, facilita a descoberta de qualquer sintoma que apareça, já que ela irá perceber alguma irregularidade. O autoexame deve ser feito 7 dias após a menstruação, após a entrada na menopausa realize ao menos uma vez ao mês no dia de sua escolha.

Quando a mulher chega aos 40 anos, exames como o de mamografia devem ser realizados anualment. Esses exames mais profissionais verificam qualquer lesão no interior das mamas que sejam mais difíceis de serem diagnosticados de maneira palpável. Em todas as faixas etárias podem aparecer nódulos benignos, que também vão precisar de tratamento.

O AUTOEXAME DAS MAMAS

No autoexame você deve se atentar para: deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas, secreções pelos mamilos, vermelhidão, descamação da pele da aréola/mamilo, inversão recente do mamilo, ulcerações e espessamentos palpáveis.

Etapa 1: Observando

Abaixe os braços e observe bem os seios, em seguida coloque as mãos sob a cintura, forçando os ombros para frente, assim você notara se algo está fora do comum nas mamas, forçando o seu músculo . Por fim, coloque suas mãos atrás da cabeça e realize a analise novamente.

Observe o tamanho, posição e forma do mamilo, pressione-o levemente e veja se sai alguma secreção.

Etapa 2: Manuseando em pé

Durante o banho facilita, pois você possui o auxílio do sabonete que ajuda no deslizamento dos dedos sob a pele.

1- Apoiada com o braço esquerdo na cabeça, você deve examinar suas mamas com a mão direita, examinando a mama esquerda que está tensionada. Continue assim em cada uma, analisando por partes com a ponta dos dedos.

2 – É importante que essas massagens para procurar nódulos ou imperfeições sejam feitas também nas axilas e mamilos. Os movimentos devem ser circulares de baixo para cima.

Etapa 3: Manuseando deitada

1- Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita, passe a mão na região da mama com movimentos circulares, usando de uma pressão leve. Comece apalpando a metade externa da mama até chegar nas axilas. Faça o mesmo movimento na mama esquerda.

2 – Em caso de verificar alterações durante o exame é circunstancial a procura por um profissional da saúde. O médico irá realizar exames clínicos na paciente e encaminhará para mamografia. 

Importante: |Em caso de seu médico não achar necessário a realização da mamografia, questionando a possibilidade de um câncer, solicite você por conta própria um exame particular. Nesses casos, confia no conhecimento em que você adquiriu sobre seu corpo. 

 

PROCURE BONS PROFISSIONAIS PARA CONVERSAR SOBRE O CÂNCER!

Não devemos esquecer que a mamografia necessita ser realizada todos os anos, exames ginecológicos e de avaliação dos seios devem ser algo introduzido seriamente na vida da mulher. Vale lembrar que, embora não muito comum, existe os casos de câncer mamário nos homens, assim, especialmente, quando o homem atinge mais de 50 anos deve ficar atento aos sinais da doença, checando e examinando também suas mamas, buscando notar os mesmos sintomas indicados para o feminino.  

Salientamos que ao sentir qualquer anomalia em seu corpo você deve procurar ajuda de alguém que entenda do assunto, como médicos ginecologistas, quanto mais rápido for sua chegada ao médico é melhor para o diagnóstico e para cura, também haverá chancer de ocorrer uma cirurgia menor e tratamentos mais leves para combater o que fo diagnosticado.

ALGUNS MITOS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

Existem algumas informações equivocadas que foram se espalhando a respeito de câncer, alguns produtos como antitranspirante são colocados como cancerígenos, mas que na realidade não tem relação alguma com a doença. As vezes alguma alergia causada pelo produto pode dar sintomas que também são notados em câncer e acabam sendo confundidos. O uso de sutiã também é condenado, mas no geral é seu arame que acaba por deixar feridas e, criando vergões e outras características que assustam as mulheres, pensando ser algum sinal da doença.

A colocação de prótese de silicone também não deve ser levada em consideração, já foi comprovado que o uso de prótese não é um provocativo da doença, o que ocorre é que após a cirurgia são deixadas cicatrizes que podem dificultar o processo de autoexame nas mamas, dificultando as visualizar suas alterações.

Por último, as dores. Nem sempre as dores estão ligadas a sintomas de anomalias, no caso das mamas, em sua maioria, é ocorrência do período pré-menstrual, período de ovulação ou durantes práticas de atividade física que movimentam muito a região como em corridas.  É indicado que use um top que sustente bem os seios nesses momentos, diminuindo a sensação de dor. Em casos de câncer, geralmente há a dor quando está em estágio bem avançado com inflações, casos que são raros.

OS TIPOS DE CÂNCER MAMÁRIO

Os procedimentos feitos por médicos em exames para diagnóstico de nódulos ou outras complicações nas mamas servem para entender melhor especificar qual o tratamento deverá ser dado. As lesões podem ser classificadas de três formas distintas: benigna, pré-cancerosa a ou cancerígena. Após os exames são feitas tais classificações:

Carcinoma ductal invasivo: Um dos tipos mais comuns de câncer de mama, tem capacidade de desenvolver metástase se não for tratado corretamente.

Carcinoma ductal não invasivo: Ainda na fase inicial, esse câncer, a princípio não tem capacidade de desenvolver metástase.

Carcinoma lobular invasivo: Segundo tipo mais comum de câncer, relaciona-se diretamente com o desenvolvimento em ambas as mamas e ao câncer de ovário, apresenta a possibilidade de desenvolver metástase.

Carcinoma lobular não invasivo: Também chamado de neoplasia lobular, é considerado apenas uma mudança na mama, e não câncer. Neste caso, as células se parecem com células cancerosas, crescendo nos lóbulos das glândulas produtoras de leite da mama, mas não crescem por meio da parede dos lóbulos.

Os tipos de câncer não acabam por ai, outros são classificados, porém como subtipos do carcinoma invasivo só podem ser detalhados microscopicamente. São classificados de acordo com a organização das células: carcinoma adenoide cístico, carcinoma metaplástico de baixo grau, carcinoma medular, carcinoma mucoso (ou coloide), carcinoma papilar e, por fim, carcinoma tubular.

Alguns subtítulos podem ser diagnosticados sendo mais prejudiciais do que os padrões, assim chamados de: carcinoma metaplásico, carcinoma micropapilar ou carcinoma misto (possui características de ductal invasivo e lobular) — também conforme a organização celular.

Câncer de mama inflamatório, que tem menos de 3% de chances de acontecer, e da Doença de Paget da mama que aparece na aréola da mama e tem probabilidade inferior a 1%. Outros tipos de câncer de mama, também pouco prováveis, são:

Tumor filoide: Raríssimo, é caracterizado pelo surgimento de um nódulo duro de tecido em qualquer parte da mama.

Angiossarcoma da mama: Complicação rara desenvolvida por causa de radioterapia.

Câncer de mama no homem: Pode ser desenvolvido por causa de histórico da doença na família, predisposição genética, uso de medicamentos ou níveis hormonais anormais, mas a incidência é baixíssima.

Com tudo, faça que o autoexame se torne algo da sua rotina, se cuide sem medo, não é saudável ficar com medo de descobrir algo e não buscar tratamento. Seu corpo merece essa atenção, cuidar da saúde é um dos maiores atos de amor próprio por você. Para todas as mulheres (também homens), SE TOCA!