Inchaço durante a menstruação: entenda por que isso acontece

Saúde da Mulher: Inchaços Durante a Menstruação

No período menstrual, é comum as mulheres perceberem algumas mudanças no seu humor e em seu corpo, como sensação de inchaço e cólicas que podem ir de leves a super intensas. Mas por que será que ocorre o inchaço durante a menstruação?

É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Para saber tudo sobre o assunto, continue a leitura! 

Inchaço durante a menstruação: por que isso acontece? 

O inchaço pré-menstrual se dá por conta da retenção de sal e água no organismo. Isso pode estar ligado a um desequilíbrio de dois importantes hormônios nessa fase: a progesterona e o estrógeno. Esse desequilíbrio é ainda mais comum em mulheres que usam anticoncepcionais via oral.

Muitas mulheres se queixam também do aumento dos números na balança nesse período. Pesquisas indicam que é possível haver ganho de mais de 2 kg no decorrer dos ciclos menstruais, principalmente pelo aumento no apetite, devido a quedas dos níveis de serotonina, que ocorre no sistema nervoso central. 

Com a TPM (sigla para Tensão Pré-Menstrual), essas alterações acontecem de forma mais intensa. Já na segunda fase do ciclo menstrual, o inchaço e o peso tendem a diminuir.

Para minimizar esses efeitos fisiológicos, médicos e especialistas sugerem a redução da ingestão de cloreto de sódio e incentivam a prática de exercícios físicos. Mas falaremos mais sobre isso adiante. 

 5 Fatores que podem causar o ganho de peso durante a menstruação 

Subiu na balança enquanto estava no período menstrual e percebeu que os números aumentaram? Algumas razões podem explicar esse ganho! Veja: 

1. Retenção de líquidos

 Como dissemos, os níveis dos hormônios reprodutivos femininos se elevam nesse momento. Isso faz com que o ponto de ajuste do corpo para o sódio se modifique, causando a famosa retenção de líquidos. 

A professora do Centro de Saúde Reprodutiva da UCSF, nos Estados Unidos, Heather Huddleston, explica: 

“Isso pode ser mais perceptível para as mulheres durante a segunda metade do ciclo, quando o estradiol, o mais potente e comum dos três hormônios estrogênicos, e os níveis de progesterona, são mais altos”.

Para minimizar essa situação, o mais indicado é evitar alimentos que contenham muito sal na segunda metade do ciclo da menstruação. Nessa fase, o melhor a se fazer é ingerir alimentos mais leves, nutritivos e que naturalmente não gerem inchaços. 

2. Constipação

 Muitas mulheres alegam que, na menstruação, o funcionamento gastrointestinal fica totalmente desregulado. Isso ocorre porque a progesterona relaxa os músculos, fazendo com que haja redução na mobilidade gastrointestinal. 

Para diminuir os sintomas da constipação, médicos orientam a ingestão de fibras na alimentação. 

 3. Ingestão de alimentos 

Como podemos perceber, tudo está ligado aos hormônios e a alimentação. 

Outro fato sobre a progesterona é que ela é capaz de aumentar o apetite nesse período. É por isso que a mulher sente vontade de comer mais e fica com a sensação de “nunca estar satisfeita”. 

Esse é outro fator que pode resultar no ganho de peso. Portanto, para evitar que isso aconteça, fique longe de alimentos muito açucarados, carboidratos pesados, cafeína e álcool. 

Sinais de que a menstruação está para descer
Alguns sinais podem indicar que a menstruação está prestes a descer. Entre os principais, estão: 

  • Surgimento de espinhas 
  • Seios doloridos e inchados 
  • Cólicas que podem ser leves, moderadas ou muito intensas 
  • Diarréia 
  • Mudanças bruscas e repentinas de humor 
  • Sensação de cansaço em excesso 
  • Sonolência
  • Secreção vaginal ressecada

Reconhecer esses sinais pode te ajudar a se preparar fisicamente para o ciclo menstrual. A dica é sempre prestar atenção aos indícios que o seu corpo dá. Essa é uma forma de se cuidar e também de se conhecer melhor. 

E então, gostou desse conteúdo? Para ler outras matérias como essa, com informações úteis para a saúde da mulher, acesse o blog da Servimedic Technology toda semana!