O cigarro pode deixar os seios flácidos?

Ptose mamária é o nome dado a uma condição que deixa os seios flácidos ou, como é popularmente chamado, o peito caído . Embora essa condição seja ligada à idade da mulher, a verdade é que qualquer pessoa pode passar por essa mudança no corpo.

Isso pode ser influenciado por fatores hereditários, mas também pode estar relacionado aos hábitos de vida. Dentre as possíveis causas está o vício em cigarro. Nesse caso, mulheres que fumam têm mais chance de ficarem com os seios flácidos. 

Esse é apenas um dos hábitos nocivos. Veja o que influencia na flacidez das mamas e dicas do que fazer para evitar que isso aconteça! 

O cigarro pode deixar os seios flácidos?

Há vários fatores que podem deixar os seios flácidos e o cigarro é um deles. O tabagismo faz com que a pele perca a elasticidade e isso colabora para a ptose mamária. Uma justificativa para que o problema ocorra é que a quantidade de colágeno na pele é reduzida.

Isso faz com que os sinais, que são comumente vistos quando uma pessoa tem uma idade mais avançada, apareçam em pessoas mais jovens. 

Quais outras práticas podem prejudicar ainda mais?

Embora o tabagismo seja um fator que acelere a flacidez nos seios, esse não é o fator único. Conheça outras ações que prejudicam a pele que, consequentemente, aumentam como chances de ter seios flácidos. 

# 1 Exposição solar

A exposição solar é necessária e benéfica. Dela depende da produção de vitamina D pelo corpo e vale lembrar que essa vitamina é essencial para que o sistema imunológico funcione de forma adequada. 

Entretanto, quando essa exposição é exagerada, ela também pode fazer mal. Além de aumentar a chance de desenvolver câncer de pele, ela também colabora para deixar os seios flácidos. Isso acontece porque a radiação ultravioleta prejudica a formação das fibras de colágeno. 

Isso, além de aumentar como chances de ter seios flácidos, também prejudica a pele das demais regiões do corpo. Por isso, embora a exposição ao sol seja importante, é preciso ter alguns cuidados. Além do uso de protetor solar, é preciso evitar o horário de pico das 10h e 16h. 

# 2 Bebida alcoólica

Beber uma vez ou outra não tem problema, para a maioria das pessoas. No entanto, o consumo de bebidas frequentemente também pode ser um problema. O álcool é tão inimigo do colágeno quanto ao cigarro. 

O problema é que a deficiência de colágeno é ruim para a pele. Consequentemente, o consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar as chances de ter seios flácidos. Por isso, quem tem o hábito de beber com frequência e quer manter a saúde da pele, precisa rever a rotina. 

# 3 Falta de hidratação

Beber pouca água também é um problema para a saúde como um todo, inclusive em relação à pele. Além da desidratação, que prejudica a saúde da derme, um corpo desidratado também têm maiores chances de sofrer com a deficiência de colágeno.

Por isso, é importante que as pessoas bebam água. O ideal é que um adulto ingira pelo menos entre dois a três litros de água por dia, em média. Além disso, o uso de cremes hidratantes também é indicado para manter a saúde da pele para evitar seios flácidos. 

# 4 Variações de peso 

Quem sofre com o efeito sanfona, de engordar e emagrecer várias vezes, também tem mais chance de desenvolver seios flácidos. Por isso, o mais adequado é ter uma rotina de exercícios, que colabore para que o peso seja mantido estável. 

Além disso, é claro, que é preciso manter uma alimentação equilibrada. Por falar em alimentos, uma dieta equilibrada também é indicada. Evitar açúcar e focar em alimentos que estimulem a produção de colágeno é indicado. Dentre eles: 

  • carne vermelha; 
  • ovo;
  • nozes e castanha;
  • leguminosas como lentilha e feijão;
  • frutas são boas opções. 

# 5 Hereditariedade

É preciso considerar também uma hereditariedade. Mulheres filhas ou netas de outras que sofreram com os seios flácidos também têm mais chance de sofrer com o problema. 

Principalmente se outros hábitos que aumentem esses riscos como, por exemplo, uso de cigarro, alimentação inadequada ou exposição solar intensa. 

# 6 Idade avançada

A flacidez da pele e deficiência de colágeno fazem parte das mudanças trazidas pela idade. Assim, quanto mais velha a pessoa fica, maiores as chances de ter seios flácidos. 

# 7 Gravidez

Durante a gravidez e também na amamentação as mamas ficam com o tamanho maior do que o que era anteriormente. Isso acontece devido à produção de leite para o bebê. O problema é que com o aumento de volume há também um aumento de peso e dilatação da pele. 

Por vezes, pode acontecer de depois da lactação a nova mamãe se queixar de seios flácidos. No entanto, com um pouco de paciência, isso pode se resolver sem maiores problemas pois, em muitos casos, eles voltam ao que eram antes com o tempo.

Contudo, em outros casos isso não acontece. 

É possível tratar os seios flácidos sem cirurgia?

O tratamento dos seios flácidos é possível e, além da cirurgia , há outras alternativas. Existem muitos procedimentos estéticos que podem colaborar para combater o problema. 

O melhor de tudo é que são procedimentos pouco ou não invasivos e que, muitas vezes, geram um bom resultado. Além disso, a recuperação dos procedimentos é rápida e, assim, acaba sendo uma opção para quem não quer enfrentar um pós-cirúrgico. Isso sem contar que muitos deles podem ser usados ​​como prevenção. Veja os principais. 

Uso de creme firmador

Trata-se de um tipo de creme hidratante, que ajuda a fortalecer a pele e evitar seios flácidos. Ele deve ser vendido de baixo para cima, entre 3 e 4 vezes por semana em dias intercalados. 

Uso de sutiã modelador

Como o peso dos seios é um dos fatores que pode ajudá-lo a deixar-los mais flácidos. Por isso, o uso do sutiã certo pode ajudar a evitar como possíveis complicações relacionadas ao peso dos seios. Esse cuidado é importante tanto para quem tem os maiores, quanto para as mulheres que estão amamentando. 

Prática de exercícios 

A realização de exercícios que fortaleçam a musculatura da região peitoral também ajuda a evitar os seios flácidos. Levantamento de peso com halteres e flexão são boas escolhas para essa competentes. 

Tratamentos estéticos

Lifting não cirúrgico, também chamado de laser à frio e radiofrequência são opções de tratamentos estéticos que evitam a flacidez nas mamas. Eles são facilmente encontrados em clínicas de estética e podem ser realizados quando forem recomendados pelo cirurgião plástico ou dermatologista. 

8 formas para combater a flacidez dos seios

Algumas ações diárias a combater a flacidez dos seios e, a maioria delas, é bem fácil de ser feita. Dentre elas, por exemplo:

  • Beba pelo menos dois litros de água por dia, para manter o organismo hidratado e para ajudar o organismo a eliminar as impurezas;
  • Faça exercícios físicos que fortaleçam a musculatura da região peitoral;
  • Evite o efeito sanfona, pois emagrecer e engordar também colabora para ficar com os seios flácidos;
  • Pare de fumar, pois o cigarro prejudica a produção de colágeno e, conseqüente, deixa a pele mais flácida;
  • Evite bebida alcoólica;
  • Prefira alimentos equilibrados e nutritivos, evitando embutidos e produtos industrializados;
  • Beba sucos, por além de ajudar na hidratação, são fontes de vitaminas e minerais;
  • Use o protetor solar e evite se expor ao sol em horários de pico.

Além dos seios flácidos, em que mais o cigarro pode prejudicar?

Além de deixar os seios flácidos, o tabagismo causa diversos outros problemas. Primeiramente, o hábito de fumar está ligado ao desenvolvimento de câncer no pulmão, laringe, rim, bexiga, faringe, fígado, colo de útero, esôfago, estômago, pâncreas, leucemia, entre outros. Além disso, o tabagismo está ligado a:

  • Doenças do aparelho respiratório como, por exemplo, bronquite crônica, asma, enfisema pulmonar e doenças respiratórias;
  • Doenças cardiovasculares como, por exemplo: angina, tromboses, aneurismas, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, entre outros;
  • Úlcera do aparelho digestivo; 
  • Osteoporose; 
  • Catarata;
  • Impotência sexual no homem e infertilidade na mulher; 
  • Menopausa precoce;
  • Complicações na gravidez.

O tabagismo também está ligado ao envelhecimento precoce, pele enrugada, dentes amarelados, cabelos opacos, entre outros. 

Viu importantes informações importantes? Então aproveite e descubra os benefícios da reeducação postural global pós-operatório !

RPG