Exames ginecológicos: como se preparar para a consulta?

Apesar de ser extremamente importante, a consulta ao ginecologista ainda é um assunto delicado para muitas mulheres. Vergonha, medo e constrangimento são alguns dos sentimentos que fazem com que muitas delas deixem de fazer os exames ginecológicos

Para ajudar nesse momento, preparamos este conteúdo com 5 dicas de como se preparar para a consulta. Continue a leitura para conferir tudo! 

Preparação para exame ginecológico

Como se preparar para o exame ginecológico: 5 recomendações básicas! 

Nós sabemos que os exames ginecológicos não são dos mais agradáveis, porém, são muito importantes. Para tornar o momento mais proveitoso, trouxemos algumas dicas de como se preparar. Veja! 

1. Marque sua consulta fora do período menstrual

Essa é uma dúvida comum de muitas mulheres: “pode fazer exame durante o período menstrual?”.
Não. A presença de sangue, além de ser um desconforto a mais para a mulher, pode dificultar a coleta de material para a realização dos exames.
No período menstrual, os órgãos e os seios ficam mais sensíveis e doloridos, então, a consulta pode se tornar ainda mais desagradável. O recomendado, portanto, é agendar a visita ao médico antes ou após a menstruação. 

2. Evite ter relações sexuais pelo menos 3 dias antes da consulta 

Você sabia disso? A indicação é não ter relações sexuais pelo menos 3 dias antes de ir à consulta. A presença do esperma, fluidos corporais ou lubrificante de preservativo podem alterar a composição da vagina e influenciar a coleta do material vaginal. Além disso, a relação tende a promover descamação da pele, o que pode modificar o corrimento ou até mesmo causar sangramento.

3. Não use cremes ou lubrificantes

Os cremes e lubrificantes vaginais também precisam ser evitados nos 3 dias que antecedem a visita ao médico, isso porque podem interferir no resultado dos exames. 

4. Não é necessário se depilar

Muitas mulheres acham que os pelos podem atrapalhar a consulta. Mas a verdade é que eles não influenciam em absolutamente nada. A menos que a paciente queira se depilar, porém, não é necessário.
O mais importante é fazer aquilo que te deixa mais confortável: com ou sem pelos.

5. Esvazie a bexiga antes dos exames

O espéculo utilizado para dilatar o canal da vagina durante os exames pode causar certo desconforto na bexiga, por isso, se possível, vá ao banheiro antes de iniciá-los. Quanto mais os órgãos estiverem descontraídos, melhor.

Ao urinar, cuidado para não forçar o papel higiênico contra a vagina. Alguns pedaços podem ficar grudados e o médico terá de tirá-los com solução de soro, o que pode ser constrangedor.

O que perguntar ao médico durante a consulta
Entenda a consulta ginecológica como um espaço aberto para tirar todas as suas dúvidas. Algumas questões muito comuns, envolvem temas como: 

  • Perguntas sobre métodos contraceptivos
  • Anormalidades durantes as relações sexuais, como dor e sangramento 
  • Perguntas sobre doenças sexualmente transmissíveis (as DSTs)
  • Presença de secreções e corrimentos com cor e cheiro forte 
  • Ciclo menstrual desregulado 
  • Uso de anticoncepcionais. 

Questões do exame ginecológico

Quando ir a um ginecologista?

Existem muitas mulheres adultas que nunca sequer passaram por uma consulta com um ginecologista justamente por se sentirem constrangidas. No entanto, é preciso deixar esse receio de lado e compreender que se trata de uma questão de saúde. 

Sendo assim, o ideal é que, após a puberdade, a mulher vá pelo menos uma vez ao ano para realizar exames ginecológicos preventivos. A partir da primeira consulta e dos resultados, o médico irá te orientar sobre quando retornar. 

Você acabou de conferir como se preparar para ir ao ginecologista. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil! Leia outros artigos como esse acessando o blog da Servimedic Technology! Toda semana publicamos diferentes materiais com dicas de saúde da mulher e muito mais. Não perca!