Segredos Sobre a Endometriose

Durante o ciclo menstrual, a maior queixa das mulheres é a cólica. Porém, nem toda cólica é normal, ela pode indicar algum outro problema, como a endometriose. Mas você sabe o que é endometriose?

É sobre isso que vamos falar no post de hoje, que envolve a saúde da mulher. Siga a leitura para saber como ela se manifesta, quais os principais sintomas e como tratá-la! 

O que é endometriose e como ela se manifesta?

A endometriose, que atinge 10% das brasileiras com idade reprodutiva, é basicamente a inflamação provocada por células do endométrio, que podem causar a diminuição da fertilidade feminina.

Trata-se de  uma condição médica crônica em que o tecido semelhante ao revestimento do útero, chamado endométrio, cresce fora do útero. Normalmente, o endométrio é encontrado apenas dentro do útero e é renovado mensalmente durante o ciclo menstrual. 

No entanto, na endometriose, o tecido endometrial pode se implantar em outras áreas do corpo, como os ovários, as trompas de Falópio, os ligamentos pélvicos, a bexiga, os intestinos ou até mesmo órgãos distantes, como os pulmões.

Embora seja um problema recorrente, sua causa exata ainda não é totalmente compreendida. Existem várias teorias, como a menstruação retrógrada (quando o fluxo menstrual flui para trás em vez de sair do corpo), predisposição genética e problemas no sistema imunológico.

Como é o diagnóstico da endometriose?

O diagnóstico da doença geralmente envolve a combinação dos sintomas avaliados, exame físico, exames de imagem e, em alguns casos, cirurgia. Veja os principais métodos utilizados para identificar a endometriose:

  1. Histórico médico e avaliação dos sintomas: o médico fará perguntas sobre os sintomas da paciente, incluindo a natureza da dor pélvica, sua duração, padrão e quaisquer fatores agravantes ou aliviadores. Também serão discutidos outros sintomas relacionados, como cólicas menstruais intensas, dor durante as relações sexuais e problemas intestinais. 
  2. Exame físico: durante o exame físico, o profissional pode realizar um exame pélvico para verificar se há anormalidades, como cistos ovarianos ou áreas sensíveis ao toque. Entretanto, é importante ressaltar que o exame físico sozinho não é suficiente para confirmar a doença.
  3. Exames de imagem: a ultrassonografia transvaginal é frequentemente usada como um exame inicial para avaliar a presença de cistos ovarianos endometrióticos, chamados de endometriomas. Porém, a ultrassonografia nem sempre consegue detectar lesões de endometriose em outras partes do corpo além dos ovários.

A ressonância magnética (RM) é outro exame de imagem que pode ser usado para identificar lesões de endometriose em órgãos pélvicos e em outras áreas do corpo. A RM é especialmente útil para visualizar implantes de endometriose em locais mais profundos, como o intestino ou os ligamentos pélvicos.

Quais os principais sintomas da doença?

Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra, assim como sua intensidade. Entre as queixas mais comentadas, estão:

  1. Dor pélvica crônica: a dor pélvica é muito comum na endometriose e é normalmente descrita como uma dor persistente, abaixo do umbigo. A intensidade pode ir de leve a grave, ser constante ou ocorrer em períodos específicos, como durante a menstruação.
  2. Cólicas menstruais intensas (dismenorreia): as cólicas menstruais são mais intensas do que o comum e podem vir acompanhadas de dor na região lombar e nas pernas.
  3. Dor durante as relações sexuais (dispareunia): a endometriose também pode causar dor durante as relações sexuais, conhecida como dispareunia. O incômodo pode ser sentido profundamente na pelve e persistir mesmo após a atividade sexual.
  4. Sangramento menstrual anormal: algumas mulheres apresentam sangramento excessivo, períodos irregulares ou sangramento entre os períodos.
  5. Fadiga: fadiga persistente e cansaço excessivo são outros sintomas relatados. A causa da fadiga não é clara, mas pode estar relacionada a alterações hormonais, dor crônica e distúrbios do sono associados à doença.
  6. Infertilidade: a endometriose pode afetar a fertilidade de algumas mulheres. Estima-se que cerca de 30-50% das mulheres diagnosticadas tenham problemas de infertilidade. No entanto, vale enfatizar que nem todas terão dificuldades para engravidar.

Além desses, é possível que algumas pessoas tenham problemas intestinais (diarréia, constipação, dor ao evacuar, dor ao urinar, dores de cabeça e enxaquecas, entre outros. 

Tratamentos mais comuns para a endometriose 

O tratamento da endometriose vai depender de cada paciente, mas, de modo geral, terá como objetivo amenizar os sintomas da doença. Algumas opções utilizadas são:

  1. Medicamentos para alívio da dor: analgésicos de venda livre, como o ibuprofeno, podem ser usados para aliviar a dor leve a moderada. Em casos mais graves, o médico pode prescrever medicamentos mais potentes.
  2. Terapia hormonal: a terapia hormonal costuma ser usada para reduzir a dor e controlar o crescimento do tecido endometrial fora do útero.
    As alternativas de terapia incluem pílulas anticoncepcionais combinadas, progestágenos, agonistas ou antagonistas do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) e dispositivos intrauterinos liberadores de progesterona. Esses medicamentos ajudam a suprimir a menstruação e reduzir a inflamação associada à endometriose.
  3. Cirurgia conservadora: a cirurgia laparoscópica é o método mais comum para o tratamento. Nesse procedimento, o médico remove ou destrói as lesões de endometriose encontradas nos órgãos pélvicos. Isso pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a fertilidade em mulheres que desejam engravidar. 
  4. Cirurgia radical: em casos avançados, quando a doença está afetando gravemente os órgãos pélvicos e causando sintomas incapacitantes, pode ser necessário realizar um procedimento mais extenso. A cirurgia radical envolve a remoção do útero (histerectomia) e, possivelmente, também dos ovários e trompas de Falópio (salpingo-ooforectomia). Essa opção é considerada quando outros tratamentos não foram eficazes ou quando a paciente não deseja ter filhos.

Lembrando que o tratamento da endometriose é individualizado e deve ser discutido com o ginecologista responsável. Somente o médico pode avaliar o quadro clínico, a gravidade dos sintomas, os desejos reprodutivos e outros fatores para recomendar o melhor plano de tratamento para cada paciente. 

Você acabou de conferir o que é endometriose. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil. Para ler outras matérias com temas relacionados e dicas de saúde, acompanhe o blog da Servimedic Technology.