Cuidados pós e pré dermopigmentação e como manter por mais tempo

A busca da sobrancelha perfeita faz parte para muitas pessoas que desejam preencher as pequenas falhas no desenho dos fios da região corporal. Por causa disso, elas acabam recorrendo a procedimentos estéticos como a dermopigmentação. 

Esse procedimento surgiu da necessidade das pessoas pelas sobrancelhas ideais e realçar o olhar, juntamente com outros procedimentos como a micropigmentação e  maquiagem definitiva.

Este artigo é para que  você entenda melhor o que é a dermopigmentação, quais as diferenças entre ela e a micropigmentação, como prolongar a duração, além dos cuidados antes e depois do procedimento, escrevemos este artigo. Aproveite e confira!

O que é a dermopigmentação?

A dermopigmentação é um procedimento estético de forma semipermanente e com objetivo de realçar, corrigir falhas e embelezar. Faz uma espécie de sombra por cima da sobrancelha, repetindo o processo algumas vezes para simular um contorno.

O aparelho utilizado para a pigmentação é um dermógrafo, uma espécie de caneta com agulhas finíssimas, e apesar do processo lembrar muito o de fazer uma tatuagem, a dor é bem menos intensa. A técnica dá um resultado como o preenchimento feito por maquiagem e, quando o efeito já está no fim da validade, pode ser disfarçado com a aplicação de sombra e lápis próprios para sobrancelha.

O dermógrafo introduz pigmentos na derme, segunda camada da pele, através de estímulos da corrente elétrica e das agulhas finas. Tem duração média de oito meses, mas pode variar dependendo do tipo de pele (normal, oleosa, seca ou mista). Algumas peles podem ter mais resistência, sendo difícil a fixação do pigmento.

Dermopigmentação x micropigmentação

Os dois procedimentos são pigmentações  semipermanentes, realizadas na camada superficial da pele e utilizando o mesmo aparelho, o dermógrafo. O tempo de duração costuma ser o mesmo, média de oito meses, mas dependendo do tipo de pele, aceitação do organismo e cuidados antes e depois do procedimento. 

A única diferença entre as duas técnicas é a forma com que são executadas. Enquanto a dermopigmentação consiste em contornos e um efeito de sombra, a micropigmentação faz o traço que imita o fio. O preenchimento da micropigmentação é feito fio a fio.

Antes de realizar qualquer um dos procedimentos, é fundamental escolher um profissional de confiança e sempre realizar a manutenção com a mesma pessoa, para garantir um desenho harmônico. 

Quais os cuidados pré e pós a dermopigmentação?

Alguns cuidados antes e depois de realizar a dermopigmentação garantem melhor fixação, mais qualidade no resultado e prolongam a duração do pigmento na pele.

dermopigmentação

Pré dermopigmentação:

  • Peles que estão muito queimadas pelo sol, machucadas, ressecadas ou apresentam irritações, precisam ser tratadas com antecedência. 
  • Peles muito oleosas também precisam de tratamento para controlar a oleosidade e para que o pigmento consiga aderir melhor.
  • Não é recomendado utilizar botox duas semanas antes da dermopigmentação.
  • O calor expande os poros, prejudicando a adesão do pigmento. Por isso, no dia do procedimento não é recomendada a prática de atividades físicas.
  • Não deve ingerir Vitamina E, Aspirina, Niacira ou Ibuprofeno 72 horas antes.
  • Não usar maquiagem, protetor solar ou outro cosmético facial no dia da dermopigmentação.
  • O procedimento não é recomendado para pessoas com anemia, diabetes e outros problemas sérios de saúde. Problemas imunológicos e alergias precisam de autorização médica por escrito para se submeter ao tratamento.

Pós dermopigmentação:

  • Não molhar a região das sobrancelhas nas primeiras 24 horas após a pigmentação.
  • O uso de gel de silicone para o tratamento ajuda a hidratar e proteger a área lesada de invasões químicas e microbianas.
  • É aconselhado que não pratique exercícios físicos nos primeiros cinco dias após o tratamento, pois o calor esquenta o rosto, fazendo os poros dilatarem e pode apagar o pigmento.
  • Na primeira semana deve-se evitar vapor, calor de forno, banhos muito quentes e calor do secador. Evitar o uso de cosméticos também ajuda a manter a pigmentação aderente à pele.
  • No primeiro mês é proibido sol em excesso, praia, piscina e sauna. Também no primeiro mês, a limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia (ao acordar e antes de dormir) usando discos de algodão e sabonete líquido antisséptico. Lavar suavemente e secando em seguida com um lenço de papel para evitar contaminação.
  • As sobrancelhas ficam mais escuras nos primeiros dias, clareando em média 30% ao final da primeira semana. É preciso fazer um retoque para melhor resultado, o profissional deverá orientar nesses procedimentos.
  • Não usar produtos com ácidos (hialurônico, glicólico, entre outros) ou clareadores na região das sobrancelhas. 
  • Evite tocar as sobrancelhas durante a cicatrização com as mãos sujas, pode causar infecções.
  • A dermopigmentação é finalizada após a segunda etapa, o retoque. O resultado final são as sobrancelhas após a cicatrização dessa segunda etapa.
  • Fatores que fazem a pigmentação ter uma durabilidade menor: muita exposição ao sol, cloro, excesso de oleosidade, cremes anti-idade com retinol, peeling e transpiração devido às atividades físicas. Nesses casos, a manutenção é realizada em um período menor de tempo.

Como conservar a dermopigmentação por mais tempo?

É fundamental escolher um profissional capacitado, com formação em dermopigmentação e conhecer os resultados de trabalhos anteriores. É a melhor forma de conhecer a qualidade da pigmentação e do design.

Busque se informar sobre os produtos utilizados, principalmente os pigmentos, se são nacionais, importados ou liberados pela Anvisa. Um pigmento de qualidade garante sobrancelhas bonitas e coloridas por mais tempo.

O design deve seguir o desenho do seu rosto, de forma que fique com um efeito natural. Assim, garante que as sobrancelhas fiquem bonitas por mais tempo, sem precisar ficar utilizando maquiagem para cobrir falhas, o que acontece quando o desenho sai do formato original.

A cor é escolhida pelo profissional após realizar uma análise do perfil e desejo da cliente. Para um resultado mais natural e harmônico, a cor deve se aproximar do tom natural dos fios.

Evite excesso de exposição ao sol, tratamentos faciais como peeling e microagulhamento para manter a pigmentação por mais tempo. Outro fator que ajuda muito na durabilidade é a pele bem hidratada, então recomenda-se beber muita água e utilizar creme hidratante facial após a primeira semana de cicatrização, mas optando por produtos que não sejam tão oleosos. 

O uso de cicatrizantes para aplicação pós dermopigmentação ajuda a acelerar o processo de cicatrização a ter um melhor resultado na cor e no formato, evitando falhas. 

Stratamed é um curativo primário à base de gel de silicone que forma uma película protetora à prova d’água, mantendo a umidade natural da pele. Por ser bacteriostático protege o procedimento de possíveis contaminações, principalmente nos primeiros dias. Além disso, é permeável aos gases promovendo respiração da pele além de evitar o desbotamento da cor no período de cicatrização por manter as características naturais de uma pele saudável.

Por isso, antes de se submeter ao tratamento, verifique se está dentro das contra indicações. Como citado acima, o procedimento não é recomendado para diabéticos, pessoas com anemia e outras patologias sérias.

Em caso de tratamento de saúde, deve-se conversar com o profissional para saber qual o procedimento deverá ser feito. Pessoas com problemas imunológicos e alergias precisam apresentar a autorização médica por escrito. Mulheres gestantes ou que estão amamentando não podem realizar a dermopigmentação.

A durabilidade das sobrancelhas pigmentadas é resultado principalmente dos cuidados pré e pós dermopigmentação. Seguir à risca todos os passos garante sobrancelhas mais coloridas, bonitas e definidas por mais tempo. 

Agora que você já sabe tudo sobre a dermopigmentação, como é feita, cuidados antes e depois, entenda todos os tipos de cicatrizes e como tratar cada uma.

tipos de cicatrizes