Higiene íntima feminina: tudo o que você precisa saber

Tratar sobre a higiene íntima feminina ainda é considerado um tabu para muitas mulheres. Mas, quando o assunto é saúde da mulher, é necessário deixar todo e qualquer preconceito ou vergonha de lado. 

Um simples descuido pode desencadear odores fortes, ardência, irritação e infecções. Por isso, é importante que cada pessoa conheça seu órgão genital e tome os cuidados corretos com ele. 

Neste post, separamos algumas dicas essenciais para manter uma boa higiene íntima. Continue a leitura para conferir! 

A importância da higiene íntima feminina 

Antes de mais nada, precisamos enfatizar a importância da higienização íntima. Esse processo consiste em um conjunto de hábitos capazes de evitar problemas e situações desagradáveis. 

Assim como fatores alimentares, hormonais e emocionais, negligenciar os cuidados com a vagina, pode colocar em risco a saúde da mulher. A falta de higiene na região ou excesso dela e o uso de produtos inadequados fazem com que as defesas locais se alterem e ocorra a proliferação de bactérias, favorecendo o surgimento de doenças. 

Como você já deve saber ou ouvido falar, a vagina tem um pH ácido e conta com lactobacilos e bactérias que criam uma espécie de barreira para se defender de micro-organismos prejudiciais. 

Quando o órgão genital não é higienizado de forma correta, esses mecanismos de defesa são quebrados e acabam por causar complicações. Uma situação bastante comum é a candidíase, uma infecção fúngica, originada do fungo Candida, que costuma causar muita coceira, corrimentos, entre outros. 

Sendo assim, a primeira dica é evitar hábitos que alterem o pH vaginal. 

higiene intima - cuidados

Dicas básicas de higiene íntima feminina 

Confira agora algumas dicas básicas que para colocar em prática no dia a dia e garantir uma higiene íntima adequada:

1- Se possível, durma sem calcinha

Isso mesmo, dormir sem calcinha é super recomendado. A vagina é uma região naturalmente úmida, desse modo, quanto mais você deixá-la respirar, melhor.

2- Prefira calcinhas de algodão

Como dissemos acima, é muito importante deixar a vagina respirar. O tecido de algodão é uma ótima opção, pois é mais confortável e ainda permite que a pele respire, evitando alergias, irritações e possíveis infecções.

3- Atenção com o uso de sabonete íntimo em excesso

Muitas mulheres acreditam que o uso do sabonete íntimo é a melhor forma de manter a higienização do órgão genital. Mas não é bem assim que funciona.

A vagina é um órgão autolimpante, ou seja, não há necessidade de utilizar sabonetes íntimos todas as vezes em que for tomar banho, por exemplo. Lavar com água já é suficiente.

4- Lave somente a região externa

Lembra que falamos sobre o pH anteriormente? Quando se lava a região interna da vagina, o pH pode ser alterado. Portanto, nada de limpar a parte de dentro, mesmo que seja só com água.

5- Não se esqueça: o jeito certo de se limpar é de frente para trás!

O modo correto de limpar a vagina e o ânus é sempre de frente para trás para impedir a proliferação de bactérias e proteger a flora vaginal.

6- Não vista calcinhas e biquínis úmidos
Higiene Íntima - bactérias

Deixe as peças secarem muito bem no sol antes de vesti-las. A umidade é um facilitador da proliferação de fungos e bactérias.

Como vimos, são cuidados muito simples, que podem ser feitos diariamente sem esforço algum. Assim como a falta de limpeza, o excesso também pode colocar a saúde em risco. Portanto, a dica principal é: faça o necessário e tenha muita atenção com o seu órgão genital. Cuide-se com muito carinho!

E então, achou que esse conteúdo foi útil? Acessando o blog da Servimedic Technology, você encontra muitas outras matérias com temas relacionados. Não deixe de conferir! Até a próxima!