Os Perigos Das Dietas Milagrosas

Com a chegada do verão é comum nos depararmos com pessoas que buscam resultados rápidos quanto à perda de peso e costumam buscar dietas milagrosas para chegar lá.

Esse comportamento atrelado ao fato de que sempre queremos tudo de imediato e não aceitando resultados que demoram para trazer o tão esperado corpo dos sonhos, acaba levando as pessoas a colocar a saúde em risco.

Neste artigo vamos apresentar os perigos das dietas milagrosas para a saúde e por que devemos evitá-las. 

O que são dietas milagrosas?

Dietas milagrosas são aquelas que prometem perda de peso em tempo recorde e sem grande esforço. Normalmente são acompanhadas de restrições alimentares radicais e há milhares de opções disponíveis na Internet.

Na sequência, saiba quais são os perigos para a saúde ao optar pelo caminho mais curto das dietas radicais e que prometem tudo o que você busca sem falar nas consequências.

Qual é o perigo das dietas milagrosas?

O maior problema dessas dietas é que a maioria delas propõe a interrupção total do consumo de alimentos importantes para as necessidades nutricionais diárias, como carboidratos, vitaminas, minerais e até gorduras, tudo isso sem orientação de um profissional qualificado em nutrição.

O processo de emagrecimento precisa ser gradual, acompanhado de empenho e dedicação, a seguir confira algumas situações que podem ser ocasionadas devido à prática de dietas que prometem resultados rápidos:

Dificuldade em atingir o objetivo

É comum que as pessoas que recorrem a dietas milagrosas coloquem como objetivo os números da balança e determinado padrão corporal e não, necessariamente, perda de gordura. Diante disso, é comum que em dietas rápidas e extremistas ocorra diminuição do peso na balança, porém dependendo dos alimentos ingeridos e presença ou não de rotina de exercícios pode ocorrer diminuição da massa magra, o que pode não refletir em uma mudança de estética corporal desejada.

Pode causar doenças mais graves

O consumo inadequado de vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo como hábito pode ser um risco para a saúde e provocar problemas renais, diabetes, pancreatite, perda de libido e dificuldades no metabolismo.

Não suprir todas as necessidades nutricionais

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia elaborou uma lista de informações que todos precisam saber antes de decidir por adotar alguma dieta que fuja dos padrões fornecidos por profissionais da área, dentre essas informações, temos que cada pessoa possui necessidades nutricionais diferentes, devido ao peso, altura, hábitos cotidianos, objetivo, dentre outros fatores que podem influenciar o corpo de cada um.

Logo, não existe uma dieta que dê certo para todas as pessoas em diferentes situações.

Por que há perda de peso tão rápido quando alguém faz uma “dieta milagrosa”?

Diariamente, nosso corpo consome determinada quantidade de quilocalorias (kcal), algumas pessoas mais do que outras, tudo depende da rotina de cada um, se há presença ou não de exercícios físicos.

As dietas que prometem resultado rápido quase sempre contém déficit calórico sem um plano alimentar, isto é, as pessoas deixam de realizar refeições, como almoço ou jantar, cortam carboidratos por completo, diferentemente de quem procura um profissional, como o nutricionista, e trabalha com essa estratégia, consumindo alimentos que forneçam todos os nutrientes que o corpo precisa.

como não cair nos riscos das dietas milagrosas

Quem segue esse tipo dieta sem acompanhamento poderá acreditar que teve êxito no regime, uma vez que ao recorrer à balança perceberá grande diferença nos primeiros dias, o que em, muitos casos, está relacionado a perda de massa magra e diminuição do líquido do corpo, uma vez que o tecido muscular é rico em água.

O maior problema dessa situação é que favorece uma recuperação do peso perdido, efeito popularmente conhecido como sanfona. Isto acontece porque as situações de jejum, privação de alimentação, aumentam o rendimento do metabolismo corporal, ocorrendo um acúmulo energético, devido ao fato do corpo estar sem rotina alimentar e não conseguir identificar quando haverá outra reposição de nutrientes e passa a acumular energia o que aumenta o apetite.

Então, como não cair na armadilha de dietas milagrosas

Em primeiro lugar, se você deseja emagrecer de forma saudável e sem intervenções estéticas, invista em buscar orientações e acompanhamento para um reeducação alimentar, a esse respeito confira algumas dicas:

Consulte sempre um profissional de saúde

É necessário e indicado que toda reeducação alimentar ou qualquer mudança no estilo de vida que envolva alimentação seja acompanhada por um nutricionista ou médico.

Beba água

Caso você não tenha o hábito de consumir bastante água, pode saborizá-la com frutas, criar algum cronograma em aplicativos com lembretes para não esquecer de se hidratar, por exemplo, ações simples como essas podem ajudar a inserir a ingestão de água como um hábito em seu dia a dia.

Consuma alimentos diferentes

Insira alimentos saudáveis em suas refeições, mesmo aqueles que você nunca provou e acha que não gosta, ou até mesmo os que não gostou em outras ocasiões, principalmente em relação a vegetais e verduras. Caso o sabor não tenha agradado procure diferentes maneiras de preparo, utilize temperos naturais e que podem colaborar com o sabor do alimento.

Realize exercícios físicos

A união de exercícios físicos e reeducação alimentar pode te auxiliar a atingir seus objetivos de forma saudável. Mas lembre-se, realize atividades físicas que respeitem seu corpo, assim como em relação à alimentação, o acompanhamento de um profissional preparado para indicar os exercícios que podem beneficiar seu corpo é essencial.

Gostou desse post falando um pouco mais sobre dietas? No Blog da Servimedic Technology você encontra informações úteis sobre cuidados e bem estar, então que tal ler um pouco mais a respeito desse assunto? Nossas dicas sobre saúde e beleza vão te ajudar muito.