Tudo Sobre Botox

O QUE É BOTOX? POSSUI OUTROS NOMES?

Produzida pela bactéria Clostridium botulinum, o Botox, é uma neurotoxina que que passa por um processo de purificação para que seja possível seu uso, portanto ministrada em pequenas doses não prejudica a saúde, muito menos causa sua principal doença, o botulismo (envenenamento). O Botox também é conhecido por outras identificações: Dysport, Xeomin, Botulifit. Possui outros nomes para conteúdos derivados: OnabotulinumtoxinA (Botox®), AbobotulinumtoxinA (Dysport®), RimabotulinumtoxinB (Myobloc® - não se encontra no Brasil), IncobotulinumtoxinA (Xeomin®).

EM QUAIS SITUAÇÕES É INDICADO? QUAIS LUGARES PODEM RECEBER APLICAÇÕES?

A utilidade da toxina botulínica no campo da estética é pensada para ser aplicada sob as rugas, com a intenção de suavizá-las e, se possível, que haja a eliminação. Muito usada também para preenchimento facial, harmonizando o contorno e o formato do rosto.

Os lugares mais tratados são: rugas localizadas na testa, entre as sobrancelhas (glabela) e as rugas ao redor dos olhos, famosos “pés de galinha”. Há também os sulcos que se criam perto dos lábios, conhecidos popularmente como bigode chinês e quando a boca fica com pontos enrugados formando um “código de barras” em seus cantinhos.  Todas essas marcas são resolvidas com a toxina botulínica. A indicação para o produto depende da avaliação médica, pois existem outros procedimentos para resolver marcas de expressão, o seu pode ser um caso diferente. Consulte um médico.

A PARTIR DE QUE IDADE PODE COMEÇAR A USAR?

O necessário, mais do que a idade (caso não seja muito nova), é a necessidade da aplicação. Mulheres com 30 anos, ainda jovens, já começam com o uso do Botox, é relatado por algumas que possuem na genética da família a tendência por rugas e marcas de expressão.

COMO AGE?

O Botox se coloca como um bloqueador neuromuscular, evitando a transmissão de estímulos dos neurônios que vão de encontro com os músculos, dessa forma, impede que haja parcialmente ou totalmente a contração muscular (os movimento faciais que ocorrem normalmente, alguns de forma exagerada criam marcas em nossa pele), evitando a piora das rugas ou aparecimento de novas. Todo esse bloqueio, causado pelo Botox, é reversível em um período futuro, pois o corpo acaba que faz rearranjos e cria novos canais para transmitir tais sinais para os músculos, como forma de proteção.  Nas linhas que ainda não estão visíveis na pele, pode ocorrer a aplicação para prevenção, ali não haverá mais contração muscular e também não terá necessidade de reparação.  Fazendo na pele uma amenização com o produto.

COMO O BOTOX É APLICADO? POR QUAIS PROFISSIONAIS?

Esse trabalho deve ser feito por dermatologistas ou médicos da cirurgia plástica. O Botox é comprado no mercado em frascos com seu conteúdo ainda em pó. Para a aplicação, posteriormente, é diluído em soro fisiológico e injetado na área de tratamento. É necessário que haja um distância de 1.5 cm entre uma aplicação e outra, não é utilizado anestesia.   

O BOTOX PODE SER USADO EM TODO TIPO DE RUGA?

Não. As técnicas que utilizam-se de substâncias para suavização de rugas, são recomendas pelos dermatologistas que só efetue com Botox quando esteja com sinais extremamente marcados, como testas ou “pés de galinha”. Para linhas mais finas, profissionais recomendam o uso de preenchimento com ácido hialurônico.

O QUE SÃO RUGAS DINÂMICAS?

São os vincos na pele, formados pela contração muscular fácil, as mimicas faciais.

HÁ CONTRAINDICAÇÕES?

Nos casos em que o (a) paciente possuir alergia ou algum tipo de restrição por quaisquer dos elementos que compõem o produto, não poderá haver a aplicação. Gestantes, lactantes, portadoras de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias não devem usar dessa substância. É necessário também informar ao médico se você toma medicamentos prescrito, pois em casos de consumo de coagulantes, pode ocorrer interferências na transmissão neural, não sendo permitida aplicação da toxina.

ENQUANTO TEMPO O EFEITO OCORRE? QUAL DURAÇÃO DO EFEITO?

O local onde ocorrerá a aplicação da toxina deve ser detalhadamente estudado pelo médico. Após a aplicação, o efeito só passara a ser notado ao longo das próximas 48 horas, vai aumentando aos poucos durantes os próximos 10/15 dias, a recuperação se dá com 3 ou 4 meses. Assim, após esse tempo pode ser julgada a necessidade de uma nova aplicação como manutenção. Isso costuma mudar de paciente para paciente, você pode fazer diversas aplicações, com o tempo o resultado se estabiliza, durando mais tempo.

EXPOSIÇÃO AO SOL ATRAPALHA?

Não há nada comprovado sobre o sol trazer malefícios para o procedimento, porém tudo que fazemos na pele, recomenda-se que haja a proteção constante ao sol na semana de tratamento. A exposição ao sol é um dos maiores fatores de envelhecimento da derme, portanto, evite tomar sol sem o uso de filtro solar, assim evitara por mais tempo o envelhecimento cutâneo.

 COMO CORRIGIR POSSÍVEIS ERROS DE PROCEDIMENTO? HÁ EFEITOS COLATERAIS? QUAIS RISCOS?

Em casos da utilização de maneira excessiva da substância pode ocorrer perda de expressão facial, muitas vezes, revertida com o tempo. Quando se é usado o Botox com muita frequência, essa perda de expressão é inevitável. Tendo isso, procure um bom profissional com experiência e que saiba a quantidade exata da aplicação, profissionais que não se aproveitem de oportunismos e saibam conversar com você, alertando quando sua paciente possa estar exagerando nas aplicações, o vício em procedimentos estéticos existe e pode ser muito perigoso.

Em casos de insatisfação com o resultado, espere o efeito passar, o Botox possui efeito temporário, assim pode melhorar algumas características que não foram de seu agrado. Porém, caso você não consiga permanecer e aguardar os meses, consulte um médico e realize uma outra intervenção para ajeitar sua primeira aplicação.  Existe o método de eletro estimulação, consiste em micro choques que revertem a paralisação causada pela toxina, retornando com os músculos mais relaxados e funcionais.

SEU USO PARA OUTROS FINS

- Tratamento contra as temidas enxaquecas

- Tiques nervosos como piscar do olho ou puxar a boca excessivamente

- Estrabismo, blefaroespasmo, espasmo hemifacial, distonias, espasticidade e bruxismo

- Doenças Urológicas como incontinência urinária e bexiga hiperativa. A toxina é aplicada na parede da bexiga, causando um relaxamento na musculatura e controlando a vontade de urinar.

 HÁ DOR NO PROCEDIMENTO?

As aplicações não são dolorosas. Mas, pode variar para algumas pessoas, pois a sensibilidade é algo particular. No momento da picada da agulha a sensação pode ser desagradável, mas é tudo muito suportável. Há a possibilidade de antes ser usado um gel anestésico no local.

POSSUI EFEITOS COLATERAIS?

Não são conhecidas reações alérgicas à toxina botulínica, porém podem ocorrer efeitos colaterais como: dores de cabeça, ptose palpebral (abaixamento da pálpebra superior), formação de pequena equimose (mancha roxa) no local das injeções.