Conheça os diferentes tipos de mamilos!

Geralmente, as mulheres não se preocupam com o fato de que existem diferentes tipos de mamilos. Entretanto, quando a maternidade chega, esse assunto se torna bastante relevante e pede atenção. Isso porque nessa fase os mamilos são importantíssimos para a alimentação do bebê. Entender essas diferenciações é uma forma de evitar desconfortos na hora de amamentar. 

Portanto, neste post vamos explicar tudo sobre cada tipo! Continue a leitura para conferir! 

Tipos de mamilos

Conheça os 4 tipos de mamilos e suas principais características

Existem quatro principais tipos de mamilos: os normais ou protusos, os invertidos, os planos e os compridos.

A aréola e os mamilos são estruturas estéticas fundamentais, principalmente para as mulheres por conta da amamentação. Saiba agora quais são os tipos de mamilos:

 

- Protuso: também conhecido como normal, é o mais comum entre as mulheres, pois o mamilo fica em relevo se comparado a aréola;

 

- Plano: eles não se sobressaem muito em relação à aréola e não se projetam facilmente, apenas quando são estimulados;

 

- Pseudo Invertido: nesse caso os mamilos ficam virados para dentro, mas se projeta para fora quando estimulado;

 

- Invertido: muito raros, os mamilos invertidos não se projetam para fora nem mesmo se forem estimulados. A melhor opção para mulheres que apresentam essa má formação são as intervenções cirúrgicas.

 

Quais os diferentes graus do mamilo invertido 

É importante enfatizar que existem diferentes graus para o mamilo invertido. Em algumas mulheres, essa condição é bastante discreta, mas em outros casos é possível perceber uma contração acentuada. Veja a seguir os graus dessa alteração:

Mamilo invertido de grau 1

Nesse primeiro exemplo, o mamilo não se projeta e é invertido. No entanto, ao ser estimulado, ele reage e se volta para a frente por um curto período de tempo. 

Mamilo invertido de grau 2

 

Na inversão de grau 2, a resposta aos estímulos já é mais dificultosa. Dessa forma, a amamentação começa a ficar um pouco mais complicada. 

Mamilo invertido de grau 3

O grau 3 é a condição mais séria da inversão. Independentemente dos estímulos, ele se mantém retraído, sem nenhuma projeção. 

Algumas mulheres conseguem projetá-lo para frente ao pressionar a aréola nas laterais dos mamilos. Contudo, a partir do momento que ela solta, a retração é imediata. 

Por conta dessa situação, raramente a mãe consegue amamentar o bebê sem a ajuda de alguma intervenção médica. Por essa razão, o mais recomendado é buscar resolver o problema ainda antes de pensar e decidir engravidar. 

Outro ponto importante é que algumas mulheres com essa condição de inversão podem sofrer com mastites devido ao bloqueio dos ductos mamários. Por isso, é fundamental procurar um especialista para fazer a correção o quanto antes.

Mamilo invertido

Existe correção para a inversão do mamilo?

Como acabamos de falar, sim! Há diversas alternativas para lidar com essa situação. Os médicos podem propor desde o uso de dispositivos mecânicos, como bombas de sucção, manobras manuais, até um procedimento cirúrgico.

O resultado dessas técnicas dependerá do grau de inversão dos mamilos. Ou seja, pode ser que uma solução mais simples não funcione para o grau 3, mas funcione para o grau 2. 

Daí a necessidade de fazer um acompanhamento médico corretamente para entender qual o melhor procedimento para cada caso. A cirurgia de correção é bem rápida e segura e feita, na maioria das vezes, com anestesia local e com o uso de agulhas. 

No pós-cirúrgico, a orientação é evitar esforços físicos por um período determinado pelo cirurgião, além de usar um protetor mamilar, que irá impedir que o mamilo seja pressionado pelo sutiã e empurrado para trás.

E então, achou que este conteúdo foi útil? Para ler outras matérias como essa, não deixe de acompanhar o blog da Servimedic Technology semanalmente! Até a próxima!