12 dicas para ter a postura correta | Servimedic Technology

Geralmente, ao chegar ao local de trabalho, o primeiro pensamento das pessoas é a quantidade de tarefas para aquele dia, não é? Muitas vezes, os profissionais se afundam diretamente nos afazeres e nem se dão conta da ergonomia e, consequentemente, se sentam de qualquer jeito, adotando uma postura incorreta, não se dando conta dos malefícios e das consequências que isso pode ocasionar.

Por isso, no post de hoje, a Servimedic Technology irá te mostrar algumas dicas de como ter postura correta.

12 dicas para ter a postura correta

O principal fator durante o dia a dia que acaba resultando em lesões e dores nas costas é a nossa maneira inadequada de se sentar. Dessa forma, é possível adotar novas medidas e hábitos proporcionam uma melhor qualidade de vida. Confira abaixo algumas dicas para adotar e inserir no seu dia a dia para manter uma postura correta:

 

 

1. Conheça a anatomia do seu corpo

Antes de tudo, é preciso que você conheça a fisiologia da sua coluna, ou seja, sua posição natural. A nossa coluna possui três curvaturas anatômicas: cervical, lombar e torácica (meio das costas) e a espinha precisar estar alinhada a elas. Sempre que sentar em uma cadeira, lembre-se se sentar com sua coluna ereta, ombros para trás e glúteos encostados na parte posterior da cadeira.

Não será no primeiro dia que você conseguirá manter este alinhamento, mas com prática e persistência, isso será o suficiente para colocar suas costas no lugar.

 

 

2. Evite carregar peso

Mesmo que você trabalhe com o carregamento de peso todos os dias, saiba que é possível mudar esse aspecto e isso irá melhorar muito, já que este é um fator importante para conseguir conquistar o seu objetivo.

Por exemplo, procure distribuir o peso das sacolas do supermercado nos dois braços, evitando que um lado apenas fique sobrecarregado. O mesmo caso para mochilas: priorize uma que possua acolchoamentos e suporte para coluna, além de serem mais reforçadas. Lembrando de nunca carregar peso em apenas um ombro.

 

 

3. Distribua o peso do corpo

É comum que as pessoas tenham o costume de sentar e cruzar as pernas uma sobre a outra ou então, sentam-se de maneira desalinhada, sobrecarregando um dos quadris. O peso do corpo precisa ser distribuído uniformemente para não forçar as articulações.

 

 

4. Faça exercícios físicos

Além de oferecer um maior fortalecimento dos músculos e proporcionar uma melhor base de sustentação para todo o corpo, temos também os alongamentos, excelentes para relaxar, aliviar as tensões e ampliar o movimento do corpo. Lembrando que eles devem ser feitos antes da prática de exercícios físicos. Além da musculação, o yoga e o pilates são atividades excelentes para corrigir a postura e se alongar.

 

 

5. Levante-se regularmente da cadeira

O corpo humano não foi criado para ficar por horas nas mesma posição. Por isso, se você trabalha sentado, é importante criar o hábito de levantar em intervalos de 30 minutos ou 1 hora, realizando uma pequena caminhada ou alongamento.

 

 

6. Invista em ergonomia no local de trabalho

Essa dica é para você que trabalha em um escritório ou no home office. Se você passa o seu dia todo em frente a uma tela de computador ou notebook, é ideal que ele esteja na altura dos olhos e assim não será necessário levantar ou abaixar a cabeça.

 

 

7. Ao usar o computador, olhe para o centro do monitor

Tratando novamente sobre quem trabalha em escritório, sabia que sempre que inclinamos nossa cabeça para frente para ler algo no monitor, o peso da nossa cabeça sobe para 13 kg por conta da gravidade? Sendo que o peso em posição normal é de 5 kg. Estes quilos extras fazem toda a diferença para a coluna.

 

 

8. Mantenha os ombros para trás

Outra dica para manter sua postura correta é posicionar os ombros para trás. Ombros inclinados para frente é algo que precisa ser corrigido e evitado. Relaxe-os para trás e não force demais o pescoço. Isso ajuda a evitar dores e tensões musculares.

 

 

9. Respeite a curvatura da lombar

Coluna ereta não significa que ela precisa estar 100% reta, seja enquanto estamos sentados ou em pé. Falamos no início deste post que é preciso respeitar as curvaturas naturais da coluna. Para te ajudar a atingir a posição adequada, use uma cinta modeladora, que auxilia na postura, deixando o seu corpo reto e menos curvado. Você pode conhecer mais sobre a cinta modeladora aqui mesmo em nosso blog.

 

 

10. Faça o uso de almofadas

Alguns assentos ou cadeiras são rígidos a ponto de incomodar o corpo, principalmente na área dos músculos dos glúteos. Uma dica é colocar uma almofada na cadeira para ter mais conforto.

 

 

11. Mantenha as pernas alinhadas

Afastando levemente as pernas uma da outra, seguindo a linha do quadril, a postura começará a ficar correta. Com esse simples ajuste, é possível manter o alinhamento natural de seu corpo e não forçar as articulações.

 

 

12. Evite girar o tronco

Se você faz o uso de cadeira giratória, esta dica irá te ajudar. Elas são muito comuns nos ambientes de trabalho — especialmente em escritórios — e por isso, é preciso uma atenção especial. Quando movimentar a cadeira, não gire o tronco. Em vez disso, procure se mexer como se fosse um bloco único.

Benefícios ao ter uma postura correta

Além de saber como manter uma postura correta, saiba que estas dicas, com o tempo, podem proporcionar uma série de benefícios para o nosso corpo. Veja alguns deles:

  • Eliminação/diminuição das dores musculares causadas pela má postura;

  • Diminuição das dores nos joelhos, cintura ou coluna;

  • Melhora do aspecto físico, proporcionando um corpo mais esbelto e de aparência saudável;

  • Melhora a saúde dos pulmões, com a melhora da oxigenação;

  • Diminuição dos problemas digestivos por conta do intestino descomprimido.

Agora que você conferiu as nossas dicas para manter uma postura correta, basta adotá-las em seu dia a dia e, com o tempo, ver que sua qualidade de vida irá melhorar, já que a coluna alinhada previne lesões e dores.

Gostou do conteúdo? Aproveite este momento para assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá todas as nossas atualizações na sua caixa de entrada! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdo exclusivo feito para você.

A Servimedic Technology esperar que o post tenha ajudado e até a próxima!