Como usar meia de compressão? Guia completo

Se você sofre de problemas venosos, como varizes ou edemas, pode se beneficiar do uso de meias de compressão. Essas meias especiais ajudam a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço nas pernas. Neste guia completo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre meias de compressão, desde como escolher o tamanho certo até como cuidar delas adequadamente.

Importante saber se você sofre com alguma doença venosa, como varizes e trombose, saber como usar meia de compressão pode mudar o seu dia a dia.

O uso desse tipo de tecnologia pode aliviar os sintomas causados pela má circulação sanguínea e até mesmo prevenir o agravamento de alguns casos.
 
Então, se o seu médico te recomendou o uso e você está com dúvidas sobre como escolher, qual modelo comprar e como usar meia de compressão, você está no lugar certo.
 
Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas!

Para que servem as meias de compressão?

A meia de compressão é um modelo específico de meia elástica que tem como função fazer pressão nas pernas e pés.

 
Essa característica das meias de compressão fazem com que elas ajudem a melhorar a circulação sanguínea na região das pernas.
 
Com essa pressão, as meias facilitam o retorno sanguíneo para o coração, ajudando a prevenir inchaço, sensação de cansaço e peso nas pernas.
Elas podem ser indicadas em vários casos, até mesmo para quem não possui um diagnóstico de uma doença venosa.
 
Se algum paciente apresentar predisposição para o desenvolvimento de doenças como varizes e tromboses, ou ainda, estiver apresentando sintomas de má circulação, o uso pode ser indicado pelo médico.
 
De modo geral, as meias de compressão servem como prevenção para diversos problemas circulatórios, mas também são indicadas nos seguintes casos.
  • durante a gestação;
  • para pacientes com sobrepeso;
  • pacientes em recuperação de uma cirurgia;
  • para pessoas que vão realizar viagens de longa duração.

Quando as meias de compressão podem ser utilizadas?

Embora essa tecnologia apresenta diversos benefícios, o uso só deve ser feito diante da prescrição médica.

Isso porque existem contraindicações de uso para pessoas que apresentam condições como isquemia, insuficiência cardíaca não controlada, infecções na pele, feridas e alergias ao material.
 
Também é importante saber que existem diferentes modelos de meia, com rigidez e pressão diferente.
 
O tipo de meia de compressão usada deve ser estabelecido conforme o grau dos sintomas apresentados, por isso a avaliação médica é fundamental.
 
Além disso, é importante destacar que as meias de compressão são consideradas um tratamento complementar aos problemas de circulação sanguínea.
 
É importante que o paciente mantenha o acompanhamento médico e que também busque por hábitos mais saudáveis.

Modelos de meia de compressão

Existem vários tipos de meias de compressão, podendo ser meia 3/4, meia 7/8 ou meia calça, Elas normalmente se diferenciam pelo tamanho e pelo tipo de compressão que exercem (suave, média, alta ou extra-alta).

Confira a seguir os principais tipos de meia de compressão:

Meias antitrombo

As meias antitrombo são desenvolvidas especialmente para pacientes que serão submetidos a cirurgia ou acamados durante o período cirúrgico e de internamento, durante os quais o paciente deve evitar andar.

 
Esse tipo de meia tem como principal efeito aumentar a velocidade do sangue dentro da veia, dessa forma evitando que o sangue fique parado e formando trombos.
 
As meias antitrombo deixam de ter utilidade uma vez que o paciente retorne a andar.

Meias de viagem

Já as meias de viagem, por sua vez, são aquelas indicadas para pacientes que irão realizar longas viagens, com mais de 4 horas de duração.

 
Nesses casos, o paciente apresenta um risco aumentado de desenvolver trombose.
 
As meias de viagem surgem então para prevenir isso. Elas são meias específicas para estes pacientes, pois ajudam a diminuir o risco de trombose.

Meias de compressão esportivas

Por fim, as meias de compressão esportivas desempenham um papel fundamental para os atletas, pois ajudam a melhorar o envio de oxigênio para os músculos inferiores.

 
Isso por si só faz com que a força do atleta se intensifique, assim como a resistência das pernas, o que tem como consequência um melhor desempenho esportivo.
 
Por esse motivo, as meias de compressão esportivas têm um caráter preventivo, já que ajudam a amenizar as vibrações causadas pela prática do exercício, reduzindo o estresse aos músculos da perna.
 
Além disso, elas ajudam o corpo na tarefa de regeneração dos músculos após o desgaste do treino, pois também auxiliam na diminuição de inflamações nas fibras musculares. Na loja da Servimedic você encontra meias de compressão alta, compressão média e compressão leve

Dicas para utilizar as meias de compressão corretamente

Agora confira algumas dicas para utilizar as meias de compressão da maneira correta:

Escolha o tamanho ideal para você

Em primeiro lugar, você precisa se certificar de que o tamanho escolhido é o ideal para o seu corpo.

Você não quer pegar nem um número muito grande, nem um número muito pequeno.
 
Ao pegar um número grande, a meia vai ficar larga, o que é o contrário do seu propósito.
 
Por outro lado, se ficar muito pequena, você pode sentir um desconforto muito grande durante a utilização, o que também não é certo.
Portanto, procure a meia correta para o seu tamanho.

Vista ela corretamente

Para vestir a meia de compressão corretamente, siga este simples passo a passo:

  • antes de vestir, coloque a mão dentro da meia, segure o calcanhar e a inverta;
  • coloque a meia no primeiro pé até o calcanhar;
  • pegue a meia e leve-a até o tornozelo;
  • ajuste a meia no calcanhar e no pé;
  • vista o restante da perna.

Simples, não é mesmo? 

Não utilize ela para dormir

O uso da meia de compressão na hora de dormir não é aconselhado, pois nesse momento, em que estamos deitados, a gravidade não atua da mesma maneira. Por isso, xessa pressão extra sobre as pernas se torna desnecessária, muitas vezes.

Esse uso noturno pode até ser perigoso, causando o efeito contrário, de impedir a circulação da maneira adequada durante o período de repouso.

meia de compressão

Onde encontrar a meia de compressão ideal?

É possível encontrar meias de compressão para vendas em farmácias, lojas especializadas em itens esportivos e em lojas de suprimentos médicos, tanto em espaços físicos como on-line.

Na Servimedic Technology, por exemplo, você encontra todos os tipos de modelos de meia de compressão.

Conheça os melhores modelos de meias de compressão na Servimedic! Technology

Conclusão

Meias de compressão não são todas iguais. Por isso é tão importante conhecer para que serve e quais as diferenças entre os modelos antes de saber como usar meia de compressão.
 
Afinal, em alguns casos o uso é contraindicado.
 
Mas se você foi aconselhado pelo seu médico a fazer uso, saiba que os benefícios podem mudar a sua qualidade de vida.
 
Em geral, as meias de compressão ajudam a reduzir a resposta inflamatória, previne condições como trombose e ameniza sintomas da má circulação como cansaço, inchaço e dores nas pernas. Em alguns casos, meias de compressão para gestantes também são indicadas
 
Agora que você já sabe como usar meia de compressão, encontre o modelo perfeito para você na Servimedic Technology.