Tratamentos para varizes: as melhores opções

Câimbras, dores persistentes, sensação de peso, inchaço e outros sintomas incômodos nas pernas são alguns dos principais sintomas para quem convive com varizes.

Apesar de ser uma doença que causa bastante prejuízo e desconforto aos pacientes, a boa notícia é que existem várias técnicas utilizadas nos tratamentos para varizes que podem aliviar os sintomas, devolvendo qualidade de vida aos pacientes.

Além de exercícios físicos, meias de compressão, há procedimentos que ajudam a remover as veias. 

Quer saber mais sobre os principais tipos de tratamentos para varizes? Continue a leitura.

tratamento para varizes

 

O que são as varizes?

Varizes são veias que ficam dilatadas e deformadas que aparecem normalmente na região das pernas e dos pés.

De modo geral, as varizes são benignas, mas para muitas pessoas a condição vem acompanhada de diversos sintomas que causam dor e desconforto.

Além do desconforto físico, muitas pessoas apresentam queixas em relação a estética deixada pelas varizes, já que essas veias se destacam na pele por sua coloração mais azulada ou roxa.

Muitas pessoas confundem varizes com veias entupidas, mas tratam-se de condições diferentes. Como vimos, as varizes são veias dilatadas, que podem ser de pequeno, médio ou grande grau de dilatação.

Quando a condição é sintomática, as pessoas que sofrem com varizes apresentam as seguintes queixas:

  • dores locais na região das pernas e pés;
  • inchaço;
  • ardência;
  • irritação na pele;
  • coceira; 
  • sensação de pernas pesadas; 
  • formigamento.

Por isso, a busca por tratamentos para varizes é tão fundamental.

Como surgem as varizes?

As veias da região das pernas possuem válvulas com a finalidade de impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Em alguns casos, essas válvulas não funcionam corretamente e o sangue “empoça”, causando dilatação ou deformação nas veias.

Essa falha pode ocorrer por diversos motivos, como predisposição genética e idade.

Nas mulheres, a predisposição para o surgimento de varizes é ainda maior do que para os homens.

De acordo com uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), 45% das mulheres sofrem com varizes, enquanto os homens representam 30% dos casos.

Na gravidez, assim como na menstruação, os sintomas tendem a ficar mais intensos.

Na gestação, por conta da produção maior de sangue, há uma sobrecarga sobre os vasos sanguíneos, especialmente nas pernas, o que pode gerar ainda mais desconforto para quem sofre com o problema.

Além disso, pode ser também um fator de risco para o desenvolvimento da condição.

É importante destacar também que, em alguns casos, as varizes indicam um problema mais grave de saúde, como a formação de coágulos. Por isso, é importante estar atento aos sintomas e procurar o diagnóstico e tratamentos para varizes corretas.

Principais tratamentos

Existem várias tecnologias desenvolvidas para o tratamento de varizes. 

Entre as opções, o médico pode optar tanto pela prescrição de medicamentos como também encaminhar o paciente para procedimentos cirúrgicos, que visam eliminar tanto os sintomas como também amenizar a estética da pele.

Abaixo, listamos os principais tipos de tratamentos para varizes que pode te ajudar:

Laserterapia

A laserterapia é um tratamento a laser usado para eliminar pequenos e médios vasos.

Costuma ser bastante vantajoso para quem deseja tratar a aparência das varizes, por não ser um procedimento invasivo.

Esse tipo de técnica pode ser aplicada para tratamento de varizes nas pernas e outras regiões do corpo, como nariz, bochechas e troncos, por exemplo.

Por conta de sua tecnologia, esse tipo de técnica ajuda a aliviar a aparência da pele de forma instantânea.

A duração desse tipo de tratamento para varizes é de cerca de 20 a 30 minutos por sessão.

Escleroterapia

Outra opção entre os tratamentos para varizes é a escleroterapia. Esse é um dos procedimentos mais comuns, por conta de ser fácil de executar e ter um resultado satisfatório.

Em resumo, na escleroterapia o paciente recebe a aplicação de uma substância diretamente nas varizes, fazendo com que elas sequem e se tornem invisíveis.

No entanto, esse tipo de tratamento é mais indicado para varizes finas, não sendo indicado para casos mais graves.

Existem dois tipos principais de escleroterapia, com a aplicação de glicose e com aplicação de polidocanol.

Em ambos os casos o procedimento é mais invasivo do que no caso da laserterapia.

como tratar varizes

Microcirurgia 

A microcirurgia é um procedimento para varizes de pequeno e médio porte. Esse tipo de técnica é considerada pouco invasiva, mas ainda assim ocorre diante de anestesia local e sedação do paciente.

Nessa técnica, as veias varicosas são retiradas através de incisões. A recuperação costuma ser rápida.

Esse tipo de procedimento pode ser feito por qualquer pessoa que sofre com varizes, tendo como contraindicação somente pacientes alérgicos a anestesia ou que tenham outra condição cardiovascular grave.

Termoablação de safenas

A termoablação de safenas é um tratamento que consiste na aplicação de calor na veia safena para que a mesma deixe de funcionar.

Esse tratamento é minimamente invasivo e é realizado por meio de uma punção na veia, sem incisões na pele. Durante o processo, o médico é orientado por um ultrassom.

A termoablação pode ser executada de duas maneiras: a laser ou por radiofrequência.

Ambos os tratamentos são eficazes, rápidos e com resultados duradouros. Confira a seguir os principais detalhes de cada tratamento:

  • Termoablação a laser - o paciente é sedado por meio de anestesia local e a parede da veia doente é eliminada com a ação do calor emitido pela luz;
  • Termoablação por radiofrequência - nessa opção, a termoablação acontece através de um eletrodo localizado na extremidade do catéter, que faz a liberação de energia em radiofrequência. É através desse calor que as veias doentes são destruídas. 

 

Os melhores produtos para o seu tratamento de varizes você encontra na Servimedic!

Conclusão

Além dos tratamentos para varizes listados, é possível fazer o uso de meias de compressão para ajudar a amenizar os sintomas.Na nossa loja você encontra meias de compressão para todos os casos, antitrombo, gestantes, meia calças, de compressão leve, compressão média e alta.

Para ajudar ainda mais na prevenção e alívio dos sintomas, também é importante adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e exercícios físicos.

Se você gostou dessas dicas de saúde, continue acompanhando os conteúdos aqui no blog!