Diga Não aos Fios de Sutura

Tipos de fios de sutura: conheça tudo sobre o assunto 

Os fios de sutura após uma intervenção cirúrgica são usados para selar vasos sanguíneos e ligar os tecidos. Sua principal função é ajudar não só na cicatrização de ferimentos, como em incisões cirúrgicas

Trata-se de uma técnica utilizada há mais de 4 mil anos. Por isso, neste post vamos apresentar os diferentes tipos de fios de sutura e suas aplicações. Confira a seguir! 

Conheça os diferentes tipos de fios de sutura

Tipos de fios de sutura

Em primeiro lugar, é importante entender que os fios são classificados em absorvíveis e não absorvíveis

Absorvíveis: são os fios que perdem gradativamente sua resistência à tração até serem fagocitados ou hidrolisados. Podem ser de origem animal (catgut simples e cromado) ou sintéticos multi ou monofilamentares (poliglactina, poliglecaprone e polidioxanona).

Não absorvíveis: esses são aqueles que se mantêm no tecido em que foram implantados. Também podem ser de origem animal (seda), vegetal (algodão ou linho), mineral (aço) ou sintéticos (poliamida, poliéster, polipropileno).


Veja quais são os tipos de fios de sutura

Existem fios de sutura para diferentes situações. Os mais finos normalmente são escolhidos para regiões mais delicadas, os mais grossos, como não costumam ser absorvidos pelo organismo, são mais recomendados para regiões consideradas de recuperação mais lenta.

Entre os mais usados pelos profissionais, estão: 

  • categute cromado
  • categute simples
  • algodão
  • poliglicólico
  • seda
  • nylon
  • poliglactina (PGA)
  • polipropileno
  • poliéster
  • poliglecaprone.




Características dos fios cirúrgicos 

Os fios de sutura utilizados em procedimentos cirúrgicos precisam conter algumas características essenciais:

- Ser bem resistente à tração e à torção, já que no ato da sutura o cirurgião exerce força para que o fio deslize pelos tecidos (tração) e para que o nó seja fixado (torção).

- Ter força adequada para o tempo de cicatrização dos diferentes tecidos nos quais forem aplicados.

- Ter flexibilidade, porque quanto mais flexível for o fio, mais fácil é manipulá-lo, favorecendo assim a técnica do cirurgião

- Ter baixa reação tecidual (hipoalergênicos) para que ocorra menor sensibilização dos tecidos suturados e para que a cicatrização seja melhor.

Procedimento com fio de sutura
Os fios ideais para cada tipo de procedimento 

Mamoplastia

Uma das cirurgias mais realizadas hoje em dia, na mamoplastia, seja redutora ou de aumento, podem ser usados fios de sutura absorvíveis ou não absorvíveis, dependendo da técnica empregada e do objetivo do procedimento. Os absorvíveis apresentam melhor desempenho para a aparência da cicatriz, deixando menos marcas e um desempenho melhor para a aparência da cicatriz, deixando menos marcas. 

Lipoaspiração

Na lipoaspiração o fio também varia de acordo com a região cirurgiada e o objetivo da operação.

Em lipoaspirações das áreas faciais normalmente usam fios de sutura absorvíveis e que não precisam de remoção no pós-operatório.

Já em outras áreas, os fios de sutura não absorvíveis, como os de nylon, são os mais indicados. Além disso, os profissionais usam malhas de compressão como auxílio para a cicatrização. 


Abdominoplastia


As abdominoplastias, de maneira geral, podem utilizar fios com maior tensão e menor interação possível com os tecidos e líquidos corporais. Isso contribuirá para que a cicatrização tenha um resultado mais satisfatório.

Por ser uma cirurgia delicada, que envolve técnicas de lipoaspiração e remodelação do corpo, são preferíveis os fios de sutura não absorvíveis e de alta adesão, como os de nylon.

Conhecer cada fio de sutura e suas indicações é imprescindível para o cirurgião, tendo em vista que a escolha poderá determinar o resultado da cicatrização. Por isso, converse com o seu médico sobre as técnicas e materiais que serão recomendados para sua cirurgia.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos que ele tenha sanado suas dúvidas sobre o assunto. Para ler outros artigos com temas relacionados e dicas de saúde da mulher, não deixe de acompanhar o blog da Servimedic Technology!