O que saber sobre cicatrizes de cesariana

Uma cicatriz de cesariana acontece quando você dá à luz a uma criança por meio de uma cesariana, também conhecida como cesariana. A cesariana é uma cirurgia importante que pode levar a cicatrizes significativas.

Aqui está o que você precisa saber sobre como eles podem afetar sua saúde.

Tipos de cicatrizes de cesariana

Existem dois tipos de incisões que um cirurgião pode usar durante uma cesariana: técnica vertical e horizontal. Ambas as incisões têm a mesma probabilidade de cicatrizar por segunda intenção, mas a cicatriz parecerá diferente dependendo de sua direção.

Os cortes verticais são mais comuns em cesarianas de emergência porque são mais rápidos. Se o seu bebê está tendo uma emergência de saúde, ele permite que seu cirurgião chegue mais rápido e comece a tratá-lo. No entanto, uma incisão vertical é considerada mais dolorosa e leva mais tempo para cicatrizar.

Por outro lado, as incisões horizontais são mais comuns em cesarianas planejadas. Essas incisões são bem baixas no tronco, logo acima da região pubiana. Muitas mães preferem incisões horizontais porque são mais fáceis de esconder. Elas também cicatrizam mais rapidamente e causam menos dor do que as incisões verticais.

Impacto das cesarianas na sua saúde

As cesarianas é uma cirurgia importante, o cirurgião não apenas precisa fazer uma incisão abdominal, mas também precisa fazer uma incisão no útero para remover o bebê. Como em qualquer grande cirurgia, uma cesariana pode afetar sua saúde por semanas e meses depois. Após sua cesariana, você deve observar problemas como:

Infecção: Qualquer sítio cirúrgico pode se infectar sem os devidos cuidados. Manter o local da incisão limpo e protegido pode ajudar a evitar infecções. Obtenha ajuda médica imediatamente se notar:

  • ‌Dor no local da incisão piorando com o tempo
  • ‌Drenagem ou pus vindo de suas incisões
  • ‌Uma febre de mais de 38° Celsus

Estes são todos os sinais de uma incisão de cesariana infectada. ‌

Dano do nervo: As incisões clássicas e de biquíni da cesariana envolvem o corte de alguns nervos em seu abdômen. À medida que você cura, você provavelmente sentirá que sua área abdominal está dormente. Muitas pmulheres recuperam a maior parte ou toda a sensação em seu abdômen. No entanto, se a dormência continuar por várias semanas ou você sentir dores no abdômen e nas pernas, converse com seu médico sobre lesões nos nervos.

Cicatrizes hipertróficas: As secções cirúrgicas podem causar cicatrizes anormais em algumas mulheres, essas cicatrizes tornam-se grossas, elevadas e vermelhas. Isso pode significar que sua cicatriz é hipertrófica, onde seu corpo criou mais tecido cicatricial do que o necessário. Uma cicatriz hipertrófica é inofensiva, mas pode ficar irritada quando você usa roupas ou pode não gostar de sua aparência.

Um das opções para previnir acelerar o processo de cicatrização da cesárea é utilizar imediatamente em cima da sutura uma película protetora para o cuidado avançado de feridas, pois irá previnir as complicações que todas as feridas cirúrgicas podem promover como infecções atópicas e alargamento de cicatrizes.

Tratamento de cicatrizes de cesariana

Importante sempre observar, se você já tem uma cicatriz de cesariana, pode ficar tranquí-la pois hoje existe várias opções para torná-la menos perceptivas.

Tratamentos de silicone: Foi demonstrado que o silicone ajuda a reduzir o aparecimento de cicatrizes ao longo do tempo. Usar gel de silicone ou uma folha de silicone em sua cicatriz pode ajudar seu corpo a quebrar o tecido cicatricial, podemos observar que os polímeros de gel de silicone vem melhorando a sua capacitante de tratar e previnir as cicatrizes desde a sua primeira fase, mundialmente falando podemos mencionar o Strataderm gel de silicone padrão ouro para tratamento e prevenção de cicatrizes anormais hipertrófica e queloides, produtos de última geração com estudo clínico bem robusto demonstrando simular uma hipiderme provisória temporária que permite criar uma barreira física, bacteriostática, impermeável a água e permeável a gases, ou seja, respiração e evaporação, inerte, hipoalergênico que preserva a umidade da pele e gerencia a sintese de colágeno, previnindo e tratando as cicatrizes hipertróficas e queloidais, tornando o padrão ouro de tratamento de queloide nas cesareas.

Injeções de esteroides: Se você tiver uma cicatriz maior, as injeções de esteroides podem ajudar a achatá-la e torná-la menos perceptivas. Seu médico pode recomendar injeções mensais de esteroides para que você possa obter a aparência desejada.

Laserterapia: Alguns médicos podem optar pela laserterapia, pois  podem ajudar a suavizar cicatrizes antigas e se livrar de cicatrizes levantadas. Vários tratamentos mensais a laser podem ajudar muitas mulheres a minimizar a aparência de antigas cicatrizes de cesarianas.

Revisão de cicatriz: Se você tiver uma cicatriz de cesariana que outros tratamentos não ajudaram, seu médico pode recomendar a cirurgia de revisão da cicatriz. Este tratamento reabre a pele da sua cicatriz e remove o tecido cicatricial. O objetivo é permitir que a área cicatrize novamente com uma cicatriz menos perceptível.

Prevenção de cicatrizes de cesariana

O corpo de cada gestante é diferente, algumas mulheres tendem a cicatrizar mais fortemente após uma lesão ou cirurgia. No entanto, com os devidos cuidados, você pode ter uma chance melhor de manter as cicatrizes cesarianas normais e menos perceptíveis.

Uma dica é mantém o local sempre limpo, seguindo as instruções do seu cirurgião para cuidar de sua incisão. A infecção não apenas coloca sua saúde em risco, mas também pode piorar as cicatrizes cesarianas. Mantenha a área limpa e siga as instruções para vestir e cuidar de seus pontos.

Não estressar sua incisão: Mover-se, dobrar e torcer pode sobrecarregar sua incisão, tornando-a mais lenta e potencialmente cicatrizando mais fortemente. Tire um tempo para descansar e deixe as coisas curarem antes de voltar à sua rotina diária.

Cuide do seu corpo: Mantenha-se hidratado e mantenha uma dieta saudável após a cesariana. Manter seu corpo saudável é a melhor maneira de se curar rapidamente da cirurgia.

Conclusão

A gestação é muito especial e importante durante a vida de uma mulher, por isso é fundamental que todos os cuidados sejam tomados durante essa fase. O planejamento com o seu médico é fundamental para minimizar as intercorrências, as incisão planejadas geralmente será feita dois dedos acima do osso púbico na parte inferior do abdome e geralmente será uma linha transversal ou horizontal. Seu bebê será entregue através da incisão. Novas técnicas de sutura fazem com que seu médico possa costurá-lo com o mínimo de cicatrizes possível. Certifique-se de manter a incisão sempre esteja limpa durante o período de cicatrização para evitar infecções. Evite trabalho pesado ou trabalho doméstico para ajudar a minimizar as cicatrizes. Você também pode considerar produtos de última geração para o tratamento e prevenção de cicatrizes anormais desde a sua primeira fase pós sutura como curativo primário para ajudar a minimizar a cicatriz, incluindo limpeza com soro fisiológico e aplicação imediata dos polímeros simuladores de epiderme provisória da Stratpharma entre eles Stratamed e Strataderm.