O que saber sobre cicatrizes de cesariana

A cicatriz de cesárea ocorre quando a mulher escolhe ou não pode dar a luz a criança por meio de um parto normal.

A cesariana é uma cirurgia muito importante, mas que pode deixar cicatrizes significativas, por isso, neste post vamos explicar tudo sobre o assunto para que você, que pretende ou vai passar por esse tipo de procedimento, tenha o melhor resultado possível!

tipos de cortes para cesaria

Conheça os tipos de cicatriz de cesárea

Existem dois tipos de incisões que um cirurgião pode usar durante uma cesariana: a técnica vertical e horizontal. Ambas têm a mesma probabilidade de cicatrizar por segunda intenção, mas a marca parecerá diferente dependendo de sua direção. Entenda:

Cicatriz vertical

O corte vertical é mais comum em cesarianas de emergência, porque é mais rápido. Se o bebê está tendo uma emergência de saúde, ele permite que o cirurgião chegue mais rápido e comece a tratá-lo. No entanto, esse tipo de incisão é considerado mais doloroso e leva mais tempo para cicatrizar.

Cicatriz horizontal

Já os cortes horizontais geralmente acontecem em cesarianas planejadas. Essas incisões são bem baixas no tronco, logo acima da região pubiana. Muitas mães as preferem, pois são mais fáceis de esconder, cicatrizam mais rapidamente e causam menos dor do que as verticais.

Impacto da cesariana na saúde da mulher 

Na cesariana, o cirurgião não apenas precisa fazer uma incisão abdominal, mas também uma incisão no útero para remover o bebê. Como em qualquer grande operação, ela pode afetar a saúde da paciente por semanas ou meses depois. Sendo assim, após realizar uma cesárea, é essencial ficar atenta a problemas como:

Infecção: qualquer ato cirúrgico pode se infectar sem os devidos cuidados. Manter o local da incisão limpo e protegido é fundamental. Procure ajuda médica imediatamente se notar:

  • ‌Dor no local da incisão piorando com o tempo
  • ‌Drenagem ou pus vindo de suas incisões
  • ‌Uma febre de mais de 38° 

Todos esses sinais indicam uma infecção. ‌

Dano do nervo: as incisões clássicas da cesariana envolvem o corte de alguns nervos no abdômen. À medida que a paciente vai se curando, ela vai sentindo que sua área abdominal está dormente. 

Muitas mulheres recuperam a maior parte ou toda essa sensação. No entanto, se a dormência continuar por várias semanas ou você sentir dores no abdômen e nas pernas, converse com seu médico sem falta. 

Cicatrizes hipertróficas: as secções cirúrgicas causam cicatrizes anormais em algumas mulheres. Essas marcas se tornam grossas, elevadas e vermelhas. Isso pode significar que a cicatriz é hipertrófica, na qual o corpo cria mais tecido cicatricial do que o necessário. 

Uma forma de prevenir e acelerar o processo de cicatrização da cesárea é utilizar imediatamente, em cima da sutura, uma película protetora para o cuidado avançado de feridas para prevenir complicações.

Tratamento de cicatrizes de cesariana

Alguns tratamentos específicos podem ajudar bastante a minimizar os efeitos e aparência de uma cicatriz: 

Tratamentos de silicone

Foi comprovado que o silicone auxilia a diminuir o aparecimento de cicatrizes ao longo do tempo. Usar gel de silicone ou uma folha de silicone em sua cicatriz pode ajudar seu corpo a quebrar o tecido cicatricial. 

Strataderm gel de silicone

Um exemplo de produto, mundialmente falando, é o Strataderm gel de silicone padrão ouro para tratamento e prevenção de cicatrizes anormais hipertrófica e quelóides. 

De última geração, com estudo clínico robusto que simula uma epiderme provisória, criando uma barreira física, bacteriostática, impermeável a água e permeável a gases. Além de respirável, inerte, hipoalergênico, preserva a umidade da pele e gerencia a síntese de colágeno. 

Injeções de esteroides

Se você tiver uma cicatriz maior, as injeções de esteroides podem fazer com que elas diminuam e fiquem menos perceptivas. Seu médico pode recomendar injeções mensais para que você consiga obter a aparência desejada.

Laserterapia

Alguns especialistas dão preferência à laserterapia, pois ela ajuda a suavizar cicatrizes antigas e se livrar de cicatrizes levantadas. 

Revisão de cicatriz

Se você passou pelos tratamentos e não teve um resultado satisfatório, seu médico pode recomendar a cirurgia de revisão de cicatriz. Esse procedimento reabre a pele da cicatriz e remove o tecido cicatricial. O objetivo é permitir que a área passe por um novo processo cicatricial. 

Prevenção de cicatrizes de cesariana

O corpo de cada gestante é diferente. Algumas mulheres tendem a se recuperar mais facilmente após uma lesão ou cirurgia. 

Uma dica para ter uma boa resposta à cirurgia é manter o local sempre limpo, seguindo as instruções do seu cirurgião. Afinal, a infecção não só coloca sua saúde em risco, como pode piorar as marcas.

Outro ponto imprescindível é não irritar o corte. Não mova, dobre ou torça a incisão. Tudo isso tornará a cicatrização mais demorada. Portanto, tire um tempo para descansar e se cuide! 

Tenha atenção com o seu corpo! Mantenha-o hidratado e faça uma dieta saudável, rica em nutrientes. 

A gestação é um momento muito especial e importante durante a vida de uma mulher, por isso, é fundamental que todos os cuidados sejam tomados durante essa fase.

O planejamento com o seu médico é essencial para minimizar as intercorrências. As incisões planejadas normalmente serão feitas dois dedos acima do osso púbico na parte inferior do abdome e em uma linha transversal ou horizontal. 

Você também pode considerar produtos de última geração para o tratamento e prevenção de cicatrizes anormais. Tendo atenção com esses fatores, com certeza você terá uma recuperação muito positiva! 

E então, gostou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha sanado suas dúvidas! E se quiser ler outros materiais como esse, acompanhe o blog da Servimedic Technology. Até a próxima!