Saiba como orientar o paciente no uso correto de cicatrizantes

Saiba como orientar o paciente no uso correto de cicatrizantes

Após a realização de um procedimento cirúrgico ou sofrer um corte ou lesão, é comum que o paciente busque maneiras de minimizar a cicatriz na pele. Acontece que, muitas vezes, as pessoas procuram produtos cicatrizantes duvidosos ou recorrem a outras cirurgias para que a marca desapareça rapidamente

Nesses casos, o papel do médico é orientar como cuidar corretamente da pele no período de cicatrização, levando em conta o tamanho e região do ferimento ou corte para que não fiquem lesões. 

São vários os motivos que podem tornar a cicatrização lenta. Além do tipo do ferimento ou cirurgia, o local lesionado, o uso de produtos inapropriados também podem surtir o resultado contrário. 

Por isso, neste artigo trouxemos algumas dicas de como orientar o paciente no tratamento da pele e como utilizar os produtos corretos. Acompanhe a leitura!

Produtos cicatrizantes e cuidados com a pele: saiba mais

1. Reforce sobre o tempo de recuperação da pele

O maior aliado do processo de cicatrização é o tempo (que deve ser respeitado). Portanto, é preciso esclarecer ao recém operado a importância de respeitar o período de recuperação do seu corpo. Isso porque cada região possui uma fase diferente, algumas são mais rápidas, outras mais demoradas.

Em um corte na pele, a camada superficial leva de 07 a 10 dias para fechar, já a epiderme pode levar até 28 dias. A camada mais profunda, por sua vez, pode demorar cerca de seis meses. Essa variação se dá pela produção de colágeno diferente em cada camada da pele.

Alguns medicamentos ajudam a acelerar o fechamento da ferida, mas os cuidados com a movimentação no local ainda são fundamentais para que haja a recuperação completa, com o mínimo impacto sobre a pele.

2. Alerte o paciente sobre os problemas causados pela má cicatrização

Sabendo a importância de respeitar o tempo de cicatrização da pele, é necessário alertar o paciente sobre as consequências de usar produtos ou se submeter a procedimentos inadequados sem orientação médica;

Existem fatores que retardam a cicatrização, como a própria dimensão da lesão, infecção, necrose, falta de oxigenação e uma série de outros aspectos, tais como: fazer exercício físico pesado, ingerir bebida alcoólica ou fumar, aplicar pomadas ou líquidos não recomendados, não realizar a higienização correta na troca de curativo, não trocar o curativo no tempo indicado pelo médico, etc.

Além desses, que são causados diretamente pela ação do paciente, devemos ressaltar ainda que a cicatrização pode ser lenta por conta da idade da pessoa e do sistema imunológico, se for diabético ou possuir uma doença crônica, se estiver fazendo outro tratamento com efeito agressivo, como quimioterapia, entre outras possibilidades, que podem resultar em queloides e cicatrizes hipertróficas.

3. Recomende o uso de cicatrizantes nas etapas do curativo

Na sequência ao que acabamos de dizer, oriente o paciente sobre o uso dos produtos para o tratamento de cicatriz.

No geral, o curativo é feito em três etapas:

  1. Higienização da pele e da lesão, corte ou cirurgia com produtos recomendados pelo médico
  2. Aplicação de pomada ou líquido na ferida (também indicados pelo especialista) 
  3. Cobertura da região com gaze e esparadrapo para que não haja contato com corpos estranhos que possam infeccionar e retardar a cicatrização.

Além disso, é essencial manter a pele hidratada para diminuir a ocorrência de prurido provocado no processo e recomendar medicações específicas em caso de coceira intensa, para que o paciente não coce a ferida.

Por fim, reforce sobre a necessidade de seguir uma rotina de troca de curativo para evitar problemas e sequelas na pele e, principalmente, deixe-o ciente sobre a naturalidade da cicatriz, demonstrando que ela faz parte.. 

Inclusive, a presença da cicatriz significa que o corpo conseguiu se restabelecer com sucesso da lesão que sofreu. Portanto, é completamente normal. 

Como deu para perceber, cabe ao médico, antes de orientar sobre o uso de cicatrizantes, conscientizar o paciente para respeitar o tempo do seu próprio corpo e não se automedicar. Expor as consequências de negligenciar as recomendações médicas é essencial. 

E então, gostou desse artigo? Para ler outras matérias como essa, continue acompanhando o blog da ServiMedic Technology! Até a próxima!