Conhece os Sintomas do Câncer de Mama?

Ficar atenta a quaisquer sintomas do câncer de mama e manter os exames em dia é imprescindível para conseguir um diagnóstico precoce. 

O combate à doença, que já é tanto comentado e orientado em relação aos sinais e prevenções, tem ainda mais força no mês de outubro com a campanha Outubro Rosa

Quando diagnosticado, a paciente inicia um tratamento específico para o seu caso, dependendo do estágio do tumor. Por isso, é muito importante entender os principais sintomas do câncer de mama. 

Saiba mais a seguir! 

Primeiramente, o que é câncer de mama? 

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Raramente — mas não impossível — ele surge antes dos 35 anos de idade. Normalmente, é a partir dessa idade que a doença é descoberta. 

o que é o cancer de mama

Antes de apresentar os sintomas, é fundamental compreender o que é o câncer de mama e como ele se desenvolve. 

De maneira bem simples, trata-se de uma doença neoplástica, na qual as células mamárias sofrem alterações, seja por fatores genéticos ou hormonais, fazendo com que elas se multipliquem desordenadamente. 

Em outras palavras, as células da mama adoecem e podem atingir outras partes do corpo através do sangue. Isso é o que se conhece por metástase, quando as células cancerígenas se espalham para outros locais. O problema é que nem sempre os primeiros sinais são perceptíveis a olho nu e justamente por isso é preciso ter muita atenção. 

Saiba agora quais os principais sintomas do câncer de mama 

Como dissemos, existem muitos casos em que os sintomas não são tão fáceis de perceber ou demoram para se manifestar, mesmo que o tumor já esteja crescido.
teste para cancer de mama
Na maioria das vezes, há o aparecimento de um nódulo palpável, que pode ser a primeira manifestação e pode ser detectado pela própria mulher durante o auto exame das mamas, pelo médico em uma consulta de rotina ou nos exames de imagem. Mas este não é o único. É necessário ficar alerta a outros sinais. Como: 

  • Sensação de que a mama está mais rígida que o normal
  • Inchaço em alguma parte específica ou em toda a mama, alterando o tamanho 
  • Presença de líquido na mama
  • Abaulamento em alguma parte da mama
  • Vermelhidão na pele 
  • Descamação 
  • Coceira intensa
  • Alteração na cor e formato da aréola 
  • Aparecimento de crostas ou feridas na pele
  • Veias muito aparentes e crescentes 
  • Surgimento de caroços nas regiões das axilas

6 Tipos de cânceres de mama

Antes de tudo, vale dizer que, segundo a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), 95% dos casos têm chances de cura se o diagnóstico for feito precocemente. Confira agora os tipos existentes:

1. Carcinoma ductal in situ

Conhecido também como não invasivo, esse tipo de câncer representa 20% dos casos.

Embora seja um tumor maligno, ele recebe esse nome, pois não causa metástase. Ou seja, não invade outras partes do corpo.

Por conta disso, o tratamento costuma ter uma resposta bastante positiva. No entanto, uma característica dessa doença é que geralmente não apresenta sintomas.

2. Carcinoma ductal invasivo

Diferente do anterior, o câncer invasivo consegue se espalhar para além do tecido mamário e atingir outros órgãos. É mais ou menos assim: o tumor se desenvolve no ducto mamário e rompe suas paredes, chegando ao tecido adiposo dos seios. Quando isso acontece, os riscos das células cancerígenas se disseminarem para outras regiões são maiores.

3. Câncer de mama triplo agressivo

Considerado um dos mais agressivos, nesse tipo de câncer a metástase pode ocorrer de forma muito rápida. Além disso, ele é incapaz de produzir a HER2, uma proteína específica, e não possui receptores de hormônios sexuais femininos, o que dificulta não só o diagnóstico, como o tratamento da doença.

4. Câncer de mama inflamatório

O câncer de mama inflamatório é uma condição mais rara, mas seus sintomas envolvem exatamente a distensão da mama, inchaço e vermelhidão. Isso se dá em consequência da obstrução dos vasos linfáticos.

Entretanto, por conta dessas características, o diagnóstico normalmente acontece já em um estágio avançado.

5. Doença de Paget

A doença de Paget é outro tipo de câncer raro e invasivo, que tende a atingir somente um seio. Aqui, as partes atingidas são a aréola e o mamilo.

Os sintomas são vermelhidão, coceira acentuada no local, queimação, descamação e até mesmo inversão do mamilo (em algumas situações).

6. Angiossarcoma

O Angiossarcoma afeta principalmente o sistema linfático ou vasos sanguíneos e pode se espalhar facilmente para demais áreas do corpo. A manifestação dos sintomas se dá com o surgimento de nódulos e alterações na pele, sendo necessário — na maioria das vezes — a realização de mastectomia.

Percebeu algum desses sintomas? Muita calma nessa hora! Alguns sinais podem indicar apenas alguma irritação na pele. É por isso que fazer o acompanhamento de rotina é fundamental. Se sentir qualquer tipo de desconforto ou dor mais acentuada, não deixe de informar ao seu médico. Raro ou não, nenhum sinal deve ser negligenciado quando se torna incomodativo!

Gostou desse post? Continue acompanhando o blog da Servimedic Technology. Temos muitos outros conteúdos com informações relevantes sobre o assunto!