Os Contornos Corporais Realçados pelo Silicone

Parece uma tarefa simples, mas definir o tamanho de silicone ideal depende de vários fatores e a opinião de um profissional sempre deve ser levada em consideração.

O cirurgião plástico poderá te orientar quanto à escolha do tipo de prótese de silicone para que a naturalidade de seu corpo seja mantida e não fique com um aspecto exagerado ou que cause riscos à sua saúde

A seguir, compreenda um pouco sobre os riscos a que você se submete ao escolher um tamanho inadequado de prótese ou não considera as orientações de um profissional qualificado.

Entenda os riscos em colocar uma prótese de silicone grande:

Colocar silicone é uma intervenção estética relativamente tranquila, desde que feita de forma adequada e respeitando o tipo de corpo de cada um. 

tamanhos de silicones

Assim como outros procedimentos cirúrgicos é necessário alguns cuidados, dentre eles, temos o tamanho da prótese a ser colocada, afinal cada um possui uma estrutura corporal a ser considerada.

Portanto, colocar uma prótese de silicone de um tamanho exagerado pode trazer desde consequências estéticas até interferir no pós-operatório. A partir disso, na sequência conheça e entenda quais são esses riscos:

Falta de harmonia estética

Harmonia estética pode ser compreendida como ausência de proporcionalidade, ou seja, a prótese não é proporcional ao corpo.

Assim como muitas mulheres se incomodam com o tamanho dos seios em relação ao corpo e procuram por implante de silicone por considerarem seus seios pequenos, caso você escolha uma prótese muito grande e o resultado fique o oposto de antes, seios muito grandes em relação ao corpo, também pode não te agradar.

Aparecimento de estrias

Em casos em que a mulher possui seios menores, a extensão da pele dessa região tem o tamanho necessário apenas para cobrir a glândula mamária. Então, quando a mulher coloca uma prótese de silicone na mama, a pele precisa se adequar para cobrir o novo volume, caso esse processo de estiramento seja muito grande pode causar estrias.

Por esse motivo, é indicado que, a partir do momento que você considere o implante de silicone, inicie o processo de hidratação da pele na região das mamas, preparando a pele para o processo de estiramento.

Simastia em caso de prótese mamária

Simastia ocorre quando após o implante de prótese de silicone, devido ao tamanho, deixa de existir pele entre os seios, isto ocorre, pois a pele se adequa para alojar as próteses, ficando alta e sem profundidade, com um aspecto artificial.

Podendo em casos graves, até deixar de existir uma separação entre as duas mamas, tornando-se um único espaço, monosseio, o que pode causar grande insatisfação, tanto com o procedimento quanto com a aparência.

Rippling

Trata-se do surgimento de ondulações, dobras ou rugas na pele em torno da região onde a prótese de silicone foi colocada, podendo aparecer em qualquer parte do seio, mas com maior frequência nas laterais.

Embora esse problema traga incômodo estético, não influencia na saúde e não traz prejuízo a aspectos funcionais.

Rippling pode ocorrer por diversas razões, uma delas é o tamanho excessivo da prótese de silicone, pois a pele e o tecido do seio podem não ser suficientes para cobrir a prótese.

Risco para as costelas e pulmões

Caso o implante seja realizado com uma prótese de um tamanho inadequado em relação ao corpo e inserida atrás do músculo, pode causar prejuízos ao pulmão.

Esse fenômeno ocorre por conta da falta de espaço que leva o músculo a pressionar a prótese que, por sua vez, pressiona as costelas, o que faz com que os ossos afinem e entrem em contato com os pulmões, podendo causar dificuldade na respiração.

Ausência de sensibilidade nas mamas

Alteração na sensibilidade pós implante de prótese de silicone é algo comum de ocorrer, em alguns casos há aumento de sensibilidade e em outros ausência de sensibilidade, porém essa sensação é passageira.

Em casos em que a prótese inserida é de um tamanho excessivo, pode haver prolongamento dessa alteração na sensibilidade nas mamas, o que pode gerar desconforto e insatisfação.

Essa alteração pode ocorrer por diversos fatores, dentre eles tem o fato de que quanto maior o tamanho da prótese maior o espaço que o médico precisa abrir para pode inserir o silicone, diante disso, pode ocorrer deslocamento de tecidos internos, em alguns casos pode ocorrer rompimento de ligações nervosas, o que causa prejuízo à sensibilidade.

Dores pelo corpo

Caso a prótese de silicone implantada seja de um tamanho desproporcional ao corpo, pode representar maior sobrecarga na coluna e a mulher pode começar a sentir dores no pescoço e nas costas.

Essas dores podem surgir após a realização de atividades cotidianas como lavar uma louça, ao abaixar para pegar um objeto, o que exigirá inclinação da cabeça, além de outras atividades cotidianas de trabalho e lazer que vão exigir do corpo movimento, e devido ao peso adicional do implante realizado causará incômodos.

Afinal, como fazer a melhor escolha?

Ao realizar a leitura dos tópicos anteriores você deve ter percebido que é possível evitar grande parte dos riscos mencionados, desde que você procure opinião médica para analisar qual tipo e tamanho de prótese mais se adequa a sua anatomia.

 

imagem mostrando como escolher o melhor tamanho de silicone

 

Além da escolha de um profissional capacitado também é importante considerar buscar por uma clínica equipada com UTI para que caso seja necessário você tenha toda a assistência que precisar. 

Ao escolher o cirurgião, procure por um profissional experiente e que compreenda e indique as melhores técnicas, tamanhos e modelos de próteses, a fim de evitar frustrações como as relatadas nesse artigo.