Você sabe como usar as placas de contenção pós lipo?

O pós-operatório é uma etapa extremamente importante da lipoaspiração. E muitos médicos indicam o uso das placas de contenção abdominal, que também podem ser usadas após a abdominoplastia. Mas você sabe como usar as placas de contenção pós-lipo? Tem noção de quanto tempo usar placas de contenção pós-lipo?

Para que o resultado alcançado seja ideal, a participação do paciente no pós-operatório é de suma importância. Continue a leitura e veja como dicas e informações que separamos! Os melhores produtos para a sua recuperação você encontra na Servimedic.

O que são as placas de contenção pós-lipo?

As placas de contenção abdominal são itens que devem ser usados ​​por baixo da cinta cirúrgica modeladora, diretamente sobre a pele.

Basicamente, existem dois tipos: as placas mais rígidas, que são menores e usadas apenas em regiões específicas e as placas mais flexíveis, que são maiores e dão a volta pelo corpo do paciente.

As talas mais rígidas geralmente são mais práticas porque deixam um volume menor e compatível com uma apresentação estética melhor. Elas costumam ser usadas em regiões de possíveis dobras, gerando uma compactação diferenciada na área.

A compactação oferece uma absorção maior do edema (inchaço) e reduz como chances de formação de nódulos de fibrose.

Já as placas de contenção de espuma e em versões mais flexíveis são inteiriças e colocadas sobre a pele de forma a oferecerem cobertura total da área operada, com compressão uniforme.

Essa compressão contínua reduz o espaço morto e torna mais fácil a retração da pele, o que reduz as chances de seroma (acúmulo de líquido) e promove maior absorção do edema (inchaço).

Quando elas são indicadas?

As placas de contenção são indicadas tanto em pós-operatório de lipoaspiração como de abdominoplastia. Quando bem indicadas e usadas, elas conseguem:

  • aumentar a absorção do inchaço;
  • evitar ondulações, dobras e marcas na pele;
  • prevenir e absorver os seromas;
  • prevenir uma formação de fibrose;
  • evitar a flacidez, marcas e hematomas na pele;
  • facilitar a cicatrização;
  • otimizar a compressão.

Como usar as placas de contenção pós lipo?

como usar placas de contenção pós lipo

As placas de contenção geralmente são recomendadas após o segundo dia de cirurgia (podendo iniciar o uso até o sétimo dia de pós-operatório). O uso deve se manter por, pelo menos, 30 dias, sempre com a pele seca. Algumas pessoas chegam a uma moda-la por até 3 meses.

O período de uso pode variar a cirurgia e deve ser orientado especificamente pelo seu médico.

O uso incorreto da placa pode trazer problemas, como inchaço extra na parte superior ou no espaço entre as placas, o que causa um efeito irregular e facilita o aparecimento de fibrose.

Independentemente de usar uma placa rígida ou flexível, é importante destacar que essa placa deve ser usada sempre por baixo da cinta e por 24 horas, retirando apenas para tomar banho (ou seja, tem que dormir com a placa também).

Lembre-se de que o sucesso da sua cirurgia depende muito dos cuidados no pós-operatório.

Se você usar apenas a cinta, sem a placa, correr o risco de sofrer com dobras, especialmente na região da cintura, e também terá mais chances de desenvolver fibrose, dificultando o trabalho de drenagem que deve ser feito no pós-cirúrgico.

Para usar as placas de contenção pós-lipo:

  • posicione a placa por baixo da cinta (entre a pele e a cinta);
  • use um tamanho adequado ao seu biótipo e conforme a orientação médica;
  • inicie o uso da placa entre o segundo e o sétimo dia de pós-operatório;
  • sempre use uma placa com a pele bem seca. 

Como manter como placas de contenção?

Para manter a qualidade, a eficácia e a estética, as placas de contenção devem ser higienizadas frequentemente. A indicação é que elas sejam lavadas à mão, em água fria, com sabonete neutro.

Não lave sua placa na máquina e nem faça uma esfregação muito enérgica. Deixe secar na sombra e em um ventilado local.

Uma lavagem deve ser feita de 2 a 3 vezes por semana (por isso é indicado ter várias placas para trocarte). Não deve ser passada a ferro e, após secar, coloque a placa na geladeira por 30 minutos para facilitar a hidratação dos fios.

Como deve ser o pós-operatório da lipoaspiração?

Além de usar corretamente como placas de contenção pós-lipo, é muito importante seguir as demais orientações do seu médico, como por exemplo, quanto tempo usar placas de contenção pós lipo. Vamos ver algumas dicas em detalhes.

Cinta elástica e por quanto tempo usar placas de contenção pós lipo

A cinta elástica deve ser usada para realizar uma compactação suave, de maneira compactar os tecidos. Então, ela não deve ser nem muito apertada, nem muito frouxa. A dica é vestida, para evitar quedas de pressão.

O seu uso deve ser de 24 horas, retirando-se apenas para tomar banho. Sempre, ela é usada por, no mínimo, 30 dias - e após esse período pode ser retirado para dormir, seguindo o uso por até 3 meses. Mas tudo, claro, dependerá da indicação do seu médico.

Para entender por quanto tempo usar placas de contenção pós lipo, o ideal é ter a indicação doo médico, que vai levar o seu biótipo e com a necessidade de recuperação.

Além da cinta, alguns pacientes podem ter de usar drenos (para fazer a drenagem do sangue e dos líquidos acumulados no operado local) e meias de compactação (para evitar a formação de coágulos que só devem ser tiradas para tomar banho).

como usar placas de contenção

Posição para dormir

A melhor posição para dormir é de barriga para cima, recostado e com as pernas dobradas. Evite dormir de bruços ou de lado, pois essas posições podem pressionar o abdômen e machucar a cicatriz.

Outra sugestão é colocar almofadas semi-rijas nas costas, ajudando a elevar o tronco e por baixo dos joelhos, para levantar as pernas. Mantenha essa posição por, pelo menos, 15 dias ou até deixar de sentir desconforto.

Posição para andar

Quando for andar, dobre levemente o tronco, curvando as costas e apoiando as mãos na barriga, como se fosse segurá-la. Essa posição traz mais conforto e ajuda a aliviar as dores, devendo ser mantida por, pelo menos, 15 dias.

Ao sentar-se, prefira como cadeiras, permitindo encostar totalmente as costas e apoiar os pés no chão.

Como tomar banho

Evitar tomar banhos quentes nos primeiros 15 dias, porque eles podem aumentar o inchaço e facilitar a queda da pressão, podendo provocar desmaios. Se você sentir sintomas como: suor frio, náusea, visão turva, vômito ou sensação de desmaio, pode estar com queda de pressão. É importante deitar-se imediatamente e elevar as pernas. Por isso, os primeiros banhos devem contar com a ajuda de alguém.

Dor

Onde se encontra, a dor acontece apenas ao se levantar, sentar e deitar. Com o início da drenagem linfática, as dores tendem a diminuir. Nas primeiras semanas, você pode ter coceira e perda de sensibilidade nas regiões lipoaspiradas.

O seu médico lhe indicará medicamentos para a dor e caso sinta dores muito fortes ou anormais, não hesite em procurar seu cirurgião.

Agora você já sabe como usar as placas de contenção pós-lipo? Acesse o nosso infográfico “ Os tipos de cicatrizes e como tratá-las ” e saiba mais!

https://conteudo.servimedic.com.br/tipos-de-cicatrizes